Com os avanços tecnológicos e com a busca crescente por treinos fitness para a prática de atividades físicas, é preciso se destacar entre os concorrentes e adotar novas estratégias de marketing para academia. Afinal, o que a sua unidade tem feito de diferente nos últimos meses?

Grupo se exercitando na esteira
O marketing para academias ajuda a promover a unidade e a atrair novos alunos. Saiba como fazer!

Pensando nisso, para te ajudar a implementar ações que possam atrair novos alunos por meio dos benefícios e modalidades oferecidos, ensinaremos algumas estratégias que consideramos essenciais. 

Vamos totalizar a sua unidade?

O mercado fitness no Brasil

O mercado fitness não é mais o mesmo, afinal, com a chegada de inúmeras tendências, é preciso renovar a sua unidade para garantir qualidade e, consequentemente, suprir também as possíveis demandas que os próprios clientes podem trazer. 

Além disso, foi-se o tempo em que a única modalidade atrativa era a de musculação, pois com o crescimento deste mercado, as unidades de crossfit, boxe, artes marciais, pilates e dança contemporânea fit são alguns dos exemplos que chegaram com força e estão disponíveis no mercado brasileiro e mundial.

Grupo fazendo crossfit na academia
O mundo fitness vem crescendo e conquistando cada vez mais adeptos. Confira!

Segundo uma pesquisa realizada pelo International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA) de 2019, o Brasil é considerado um dos países com mais academias, chegando a 35 mil unidades credenciadas. Além disso, no que diz respeito a faturamento, o país está na terceira posição, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Canadá, levando em consideração o continente americano.

Por último, o Brasil está listado no top 5 em relação ao número de clientes ativos, ou seja, pessoas que estão cadastradas nas unidades, ocupando a 4ª posição no ranking mundial.  

Com esse grande crescimento das academias e procura dos alunos por todo o país, esses dados só mostram a importância de investir cada vez mais em estratégias de marketing para atrair o público que tanto deseja para o seu negócio.

Por que aderir às estratégias de marketing para academia?

Com a chegada da internet e dos avanços digitais, essa pode ser uma das melhores formas de promover o seu produto, como a unidade e as modalidades oferecidas, em diferentes plataformas disponíveis por meio das mídias sociais e outras ações práticas do dia a dia.

A seguir, confira algumas ações que podem ser feitas por meio da estratégia de marketing para academia:

  • Ambientação da unidade e construção da fachada com o logotipo;
  • Eventos para atração de novos alunos;
  • Descontos nos planos oferecidos;
  • Promoções sazonais, como, por exemplo, desconto com a chegada do inverno;
  • Anúncios em mídias off-line (panfletos, folders, jornais e revistas) e on-line (site, YouTube, mídias sociais e e-mail marketing);
  • Divulgação de conteúdos sobre saúde e bem-estar no site, blog e mídias sociais;
  • Envio de e-mail marketing para os alunos com informativos e ações.

Atualmente, existem inúmeras academias espalhadas por todos os lugares, com isso, se você não investir na sua unidade, pode ser mais difícil que você alcance novos clientes e divulgue os motivos pelos quais o seu espaço é melhor em relação à concorrência. 

Por meio da estratégia de marketing, é possível prospectar novos clientes e fidelizar ainda mais os alunos que já fazem parte da sua academia. Por isso, ao implementar essas ações, você estará conectado cada vez mais às pessoas que desejam ter uma vida repleta de saúde mental e bem-estar.

5 estratégias de marketing para academia

Pessoa mexendo no celular
As mídias sociais podem ser uma grande estratégia de marketing para academia. Confira!

Agora que você conhece um pouco do mercado fitness e a importância da estratégia de marketing para academia, ensinaremos cinco ideias estratégicas que podem atrair mais alunos para a sua unidade. Vamos lá?

 1- Conheça seu aluno (público-alvo)

Antes de qualquer ação, é preciso conhecer o seu público-alvo, ou seja, o aluno que frequenta a sua academia diariamente. Lembrando que existem diferentes estilos e personalidades. 

Para isso, desenvolva um modelo de formulário e coloque as seguintes perguntas: lugares que frequenta, seus passatempos, seu objetivo com a atividade física, entre outras coisas importantes para conhecer melhor as pessoas matriculadas na sua unidade.

No entanto, você também precisará desenvolver uma persona, ou seja, um personagem fictício que é indicado para representar o perfil de cliente ideal. Para a sua construção, responda às seguintes questões: 

  • Grau de escolaridade do seu público-alvo;
  • Meio de comunicação utilizados por ela;
  • Os seus principais objetivos;
  • Os seus principais desafios.

A seguir, confira um exemplo de persona:

“João tem 29 anos, é engenheiro e trabalha para uma empresa de tecnologia. Mora com seus dois gatos e seu hobbie preferido é caminhar no parque durante o final de semana. 

Embora goste de se cuidar, devido à correria do dia a dia, ele acaba tendo pouco tempo para frequentar uma academia para praticar exercícios físicos, como musculação, sendo o seu maior desejo. 

Com isso em mente, prefere treinos mais curtos e de grande impacto. Por fim, os melhores horários em sua agenda são pela manhã ou após o expediente”.

Fez as entrevistas, montou a sua persona (ou personas) e definiu o seu público final? Agora é só criar estratégia com base nas informações que você já tem.

2 – Faça um blog para sua unidade

Pode parecer bobagem, mas o blog é uma ação que não pode faltar na sua academia. Por isso, é importante ter um site para a sua unidade e, em seguida, desenvolver uma aba especialmente para os conteúdos informativos e de interesse do seu público, como:

  • Dicas sobre alimentação saudável;
  • Exercícios para fazer no frio ou no calor;
  • Entrevistar profissionais da área da saúde;
  • Explicar sobre as modalidades de treinos da unidade.

Ao alimentar o blog da sua academia com a estratégia de marketing de conteúdo, com textos informativos e de utilidade pública, as pessoas vão encontrar com mais facilidade a sua unidade ao pesquisarem no Google, por exemplo, e, consequentemente, podem se interessar pelo serviço oferecido. 

3 – Relacione-se com as pessoas nas mídias sociais 

Além dos conteúdos para o blog, não podemos deixar de fora as mídias sociais, né? Afinal, é lá que as coisas acontecem o tempo todo. O Instagram e o Facebook, por exemplo, são ótimos canais para aproximar seus atuais e futuros novos alunos.

Quando o assunto é academia ou universo fitness, o Instagram, o Facebook e o YouTube são consideradas mídias sociais bastante atrativas e visuais. Por isso, aposte nos seguintes conteúdos:

Ah! Não se esqueça de responder todos os comentários, ok? Essa função também está ligada à interação e o crescimento da sua rede por meio das mídias sociais. Por isso, responda todas as mensagens que estão nos comentários, principalmente aquelas que são sobre dúvidas.

4 – Grave vídeos e publique-os 

Mulher mexendo no celular na academia
Ofereça dicas de aulas fáceis por meio do YouTube ou lives no Instagram

Atualmente, um dos conteúdos mais vistos na internet são os vídeos, pois são consumidos rapidamente pelas pessoas que não conseguem ler ou ver uma imagem estática devido à correria da própria rotina. 

Por isso, o primeiro passo é fazer um canal para a sua academia no YouTube. Em seguida, prepare conteúdos legais e atrativos, como: vídeos de treinos, entrevistas com profissionais de educação física ou da área da saúde, webinars e muito mais!

Não quer fazer um canal no YouTube, mas deseja publicar vídeos? Tudo bem! É possível compartilhar seus vídeos no Instagram no formato de reels. Se preferir, você pode fazer lives ao vivo e/ou stories ensinando alguma atividade física ou apresentando a unidade. 

5 – Aposte em eventos 

Quem não gosta de uma festa, né? Os eventos são ótimas opções para promover o seu espaço e, consequentemente, atrair novos clientes. Afinal, muitas pessoas ficam receosas ou até mesmo tímidas para conhecer, tornando-se essa uma excelente alternativa para acolher esse público. 

Por isso, defina primeiro um tema, pois é a partir dele que você pode conseguir atrair o seu público e os novos clientes. Em seguida, realize um planejamento, ou seja, determine para quantas pessoas o evento, a data, a duração, entre outras coisas importantes da organização. Por fim, capriche na divulgação! 

Viu como as estratégias de marketing para academia são positivas para o seu negócio? Elas mostram o quão importante é tornar a sua unidade proativa para atrair novos alunos, manter aqueles que já frequentam e, por último, fortalecer ainda mais a imagem dela em relação à concorrência.