A rotina corrida pode causar ansiedade e estresse em muitas pessoas. Com a nossa mente afetada, não conseguimos produzir como gostaríamos, podendo gerar culpa, transformando-se num círculo vicioso que só causa frustração. Por isso, aprender algumas técnicas de relaxamento pode ajudar você a se manter calmo e não atrapalhar o seu dia. Confira!

Conheça técnicas de relaxamento
Conheça algumas técnicas de relaxamento para se manter calmo

Além de afetar a mente, o estresse também pode causar queda de cabelo, tensão muscular, dores de cabeça frequentes e outros sintomas físicos. Por isso, manter a saúde mental em dia é tão importante.

Para que você saiba o que fazer quando estiver em crise, separamos 8 técnicas de relaxamento. Conheça!

8 técnicas de relaxamento e sua importância

Casos de ansiedade e depressão têm crescido muito nos últimos anos no Brasil e no mundo inteiro, principalmente depois da pandemia. Com a mudança de rotina, principalmente no trabalho, as pessoas começaram a ficar ainda mais estressadas.

Em 2022, a síndrome do Burnout foi classificada como doença ocupacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e ela acontece pelo esgotamento profissional e excesso de trabalho.

Assim, é muito importante para a saúde mental que se faça pequenas pausas durante o dia. Uma pessoa com a mente tranquila, inclusive, consegue ser mais produtiva no trabalho.

Por isso, conheça 8 técnicas de relaxamento que podem ajudar você a melhorar o seu dia.

1 – Controle da respiração

Um dos primeiros sintomas de uma crise de ansiedade é ficarmos ofegantes e até com falta de ar. Por isso, respirar profundamente pode ser uma ótima técnica de relaxamento quando a crise aparecer.

Para que a respiração ajude a controlar crises de ansiedade, siga os seguintes passos:

  • Inspire profundamente pelo nariz de 5 a 10 segundos;
  • Segure a respiração por 5 segundos;
  • Solte o ar lentamente pela boca por mais 5 ou 10 segundos.

Faça isso quantas vezes forem necessárias até que você relaxe. Lembre-se de respirar com o diafragma (pela barriga).

2 – Faça uma meditação

Por meio da meditação, é possível reencontrar o equilíbrio e promover o bem-estar. 

Durante a prática, a concentração aumenta, ajudando a afastar os pensamentos que causam o estresse.

Há diversos tipos de meditação para você experimentar, mas opte pelo mais simples e rápido, com duração de 5 a 10 minutos, num primeiro momento.

É importante que a prática da meditação seja feita constantemente e não apenas em momentos de estresse e ansiedade, para que ela seja eficiente.

3 – Yoga

O yoga é uma prática milenar e pode ser usada como uma técnica de relaxamento. Considerada também como a “meditação em movimento”, ela melhora o condicionamento físico, auxilia no controle da pressão arterial, melhora a consciência corporal, entre outros.

Ela contempla corpo e mente e, apesar de possuir algumas modalidades mais calmas, há alguns tipos de yoga que valem por um exercício físico.

Assim como a meditação, ela deve ser feita constantemente, a fim de evitar os momentos de ansiedade e estresse.

4 – Prática regular de exercícios físicos

Ter o hábito de fazer exercícios físicos por, pelo menos, 30 minutos por dia pode trazer muitos benefícios para as suas emoções, já que, durante a prática da atividade física, os hormônios da felicidade (endorfina e serotonina) são liberados, causando bem-estar e relaxamento.

Além disso, a necessidade de concentração para executar os exercícios podem fazer com que você pense menos nos problemas. O mais indicado são exercícios aeróbicos, como caminhadas e aulas de dança. Procure evitar exercícios de competição, pois eles podem gerar ainda mais estresse.

5 – Automassagem

Com o auxílio de uma bolinha de tênis ou um massageador, faça movimentos circulares nas suas mãos e nos pés, que são lugares dos nossos corpos que costumam acumular muita tensão.

Para auxiliar na automassagem, faça o uso de óleos essenciais para promover ainda mais relaxamento. Procure criar um ambiente aconchegante para este momento, com luz baixa, uma música relaxante e, se você gostar, acenda um incenso.

6 – Tenha uma alimentação saudável

Ter uma alimentação saudável e pouco inflamatória ajuda a combater o estresse do seu corpo. Além disso, procure evitar alimentos com muita cafeína, como café e refrigerantes, já que eles são estimulantes e podem agravar a ansiedade.

O açúcar e o álcool também devem ser evitados, pois sobrecarregam os rins, o intestino e outros órgãos, que são responsáveis por manter o equilíbrio da nossa saúde.

7 – Aumente seu contato com a natureza

Técnicas de relaxamento: aumente contato com natureza e faça uma meditação
Aumente o seu contato com a natureza e faça uma meditação

Pisar descalço na grama, caminhar ao sol e sentir o ar fresco de parques pode fazer você se reconectar com a sua essência, além de ser importante para a liberação de melatonina à noite.

Além disso, procure fazer alguns trabalhos manuais como mexer em plantas, por exemplo, pois podem ajudar a diminuir o estresse e a ansiedade.

Procure pegar um pouco de sol, mesmo com a rotina corrida do dia a dia. Se possível, tente dar uma caminhada de 15 minutos na hora do almoço.

8 – Tenha uma rotina de autocuidado

É importante que você separe alguns minutinhos do seu dia para criar uma rotina de autocuidado. Faça algo que você goste: escute uma música relaxante, leia um livro ou tome um chá.

Além disso, tente criar uma rotina noturna para já ir desacelerando antes de deitar na cama, para que você tenha uma boa noite de sono e tenha energia para enfrentar o próximo dia.

Sabemos que a rotina corrida pode gerar muito estresse, ansiedade ou até alguns transtornos mentais mais graves. Desse modo, conhecer e colocar em prática essas técnicas de relaxamento podem aumentar o seu bem-estar.

Acompanhe a TotalPass

Gostou deste conteúdo? Confira mais em nossas redes sociais (LinkedIn e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

#FocoTotalEmVocê