A falta de concentração é um problema que muitas pessoas enfrentam no dia a dia do trabalho no mundo moderno. A distração da internet e das redes sociais, principalmente para aquelas pessoas que trabalham com computador e celular, pode ser um verdadeiro obstáculo. Mas você sabia que pode ser causada por outros problemas também?

Falta de concentração: o que pode ser?
Descubra o que pode ocasionar a falta de concentração

Apesar de o mundo digital e as redes sociais, com seus vídeos e memes engraçados, serem um grande fator para a distração da maioria das pessoas, pode ser que o seu problema de falta de concentração esteja relacionado a outros problemas.

Há alguns transtornos da mente, como TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), por exemplo, que possuem como principal característica justamente a dificuldade para se concentrar em uma mesma tarefa por longos períodos.

Além disso, com o aumento da exposição das telas, em que nosso cérebro começou a receber cada vez mais estímulos visuais e sonoros, começamos a perder o costume por atividades que são mais “demoradas”.

Assim, você não consegue se manter focado por muito tempo numa tarefa, se distrai com facilidade e/ou tem dificuldade de terminar o que começou, sendo pouco produtivo e gerando um sentimento de culpa e frustração que pode desenvolver para uma crise de ansiedade.

Entender as causas da falta de concentração pode ajudar você a resolver este problema!

Algumas possíveis causas da falta de concentração

A dificuldade para se concentrar pode ter tanto causas internas, como um transtorno da mente, quanto causas externas, como ambiente de trabalho ou celular. Veja algumas situações que podem estar relacionadas à falta de concentração.

Esgotamento mental

O esgotamento mental ocorre quando o cérebro é submetido a longos períodos de atividade cognitiva, sem o devido descanso. Assim, a falta de concentração e atenção é um dos principais sintomas deste problema, que pode se agravar se isso acontecer por longos espaços de tempo.

No ambiente de trabalho, o esgotamento mental pode evoluir para a síndrome de Burnout, que é quando há excesso de trabalho.

Déficit de Atenção

O TDAH é um dos principais problemas que se vem à mente quando alguém diz que sente falta de concentração. Ele pode afetar o trabalho, o relacionamento e a vida pessoal se não for tratado. Lembrando que o déficit de atenção é uma doença e deve ser diagnosticada e tratada por um médico especialista.

Um dos principais tratamentos para o TDAH é o acompanhamento psicológico feito por um psicólogo juntamente com um psiquiatra, que pode receitar o medicamento correto para cada paciente.

Assim, é possível que a pessoa com TDAH consiga conviver com o problema sem sofrer tanto as consequências da falta de concentração.

Distúrbios do sono

Uma noite mal dormida é um dos principais inimigos para a concentração no dia seguinte. E, para quem sofre de distúrbios do sono, como insônia, apneia ou bruxismo, pode ser ainda pior, já que dormir pouco se torna uma constante.

Por isso, é importante investigar a causa desses sintomas, que podem estar relacionados a outras doenças, como estresse, ansiedade, depressão, entre outros.

Estresse excessivo

O estresse excessivo pode afetar como o nosso cérebro funciona, já que ele aumenta o cortisol (hormônio responsável por nos despertar pela manhã). Assim, você se mantém num constante estado de alerta, afetando a sua concentração, atenção e memória.

Sedentarismo

A prática regular de exercícios físicos pode trazer muitos benefícios à saúde, já que libera endorfina e serotonina, hormônios responsáveis pelo bem-estar e prazer. Além de fortalecer ossos e músculos e melhorar a condição cardiorrespiratória, também ajuda a aumentar a concentração e atenção.

Por isso, levar um estilo de vida sedentário pode fazer com que você desenvolva falta de concentração no seu dia a dia de trabalho.

Como melhorar a concentração no dia a dia?

Dificuldade de se concentrar e muitas distrações
Livre-se das distrações para conseguir se concentrar por mais tempo

Apesar de poderem ser muitas as causas da falta de concentração, é possível reverter essa situação e aumentar a atenção das atividades que você realiza. Veja algumas dicas:

  • Mantenha o seu espaço de trabalho limpo e organizado;
  • Procure ter uma rotina bem estabelecida e com horários bem definidos;
  • Tire de perto tudo o que pode gerar distração, como celular, televisão, etc;
  • Desligue-se das redes sociais;
  • Faça pausas de 10 minutos a cada 2 horas;
  • Faça uma coisa de cada vez;
  • Evite conversas paralelas ou ouvir músicas durante o trabalho;
  • Estabeleça prioridades.

A falta de concentração é um problema muito comum no mundo moderno e pode trazer consequências se não for tratada da maneira correta. Por isso, procure um profissional especialista no assunto e cuide da sua rotina.

Acompanhe a TotalPass

Gostou deste conteúdo? Confira mais em nossas redes sociais (LinkedIn e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

#FocoTotalEmVocê

Agora tudo pode, Agora é TotalPass