Dia 31 de março é comemorado o Dia da Saúde e Nutrição no mundo todo, uma data super importante para conscientizar a população a tomar atitudes e adotar um estilo de vida mais saudável e melhorar os hábitos.

Saiba mais sobre o dia da saúde e nutrição
Aproveite este dia da saúde e nutrição para mudar seus hábitos

É preciso cuidar de si mesmo todos os dias. O nosso corpo é a coisa mais importante que temos, e quanto melhores os hábitos que cultivamos, melhor ele funcionará. Por isso, é essencial cuidar e monitorar nossos costumes para alcançar uma vida mais saudável.

Quer saber mais sobre o Dia da Saúde e Nutrição? Continue a leitura. 

O que é o Dia da Saúde e Nutrição? 

Essa data foi lançada em 2004 pela OMS (Organização Mundial da Saúde), após o órgão perceber uma deficiência de bons hábitos ao redor do mundo. Essa data é ótima para incentivar a reflexão e ajudar as pessoas a tomar atitudes que melhorem a qualidade de vida de cada um.

Esse dia é importante, principalmente, para que as pessoas reflitam e busquem informações para melhorar sua rotina e adquirir hábitos mais saudáveis, tanto alimentares quanto físicos. 

Com a correria do dia a dia, pode ser difícil conseguir encaixar um treino mais pesado na rotina ou fugir da carne gordurosa para fazer as principais refeições. A verdade é que existem uma série de atitudes que você pode começar a tomar aos poucos para adquirir uma vida mais saudável em todos os sentidos. 

Hoje em dia, a falta de hábitos saudáveis é um problema em todo o mundo. Segundo uma pesquisa publicada na revista The Lancet em 2017, cerca de 11 milhões de pessoas morreram de alguma doença decorrente de maus hábitos alimentares naquele ano. 

Ou seja, a má alimentação é um dos principais fatores de risco responsável por óbitos ao redor do mundo, perdendo apenas para o câncer. 

Adotar uma postura mais saudável, aliada a hábitos alimentares saudáveis e atividades físicas regulares, pode levar a uma série de benefícios tanto físicos quanto mentais, já que manter o corpo em movimento pode ajudar a minimizar os efeitos da ansiedade e estresse

Como manter uma vida mais saudável? 

Mudar os hábitos rotineiros em busca de uma vida mais saudável e equilibrada não é uma tarefa fácil. É preciso muita determinação e compromisso para que você veja mudanças realmente efetivas no dia a dia e na sua saúde.

Por isso, é importante criar uma rotina antes de tudo. Planeje seus próximos dias com o que você quer atingir, defina um objetivo de cada vez até você se acostumar com o novo cotidiano. 

Dentre os hábitos mais saudáveis que você pode incluir na sua nova rotina, destacam-se: 

Diminua as calorias 

É difícil mudar a alimentação por completo de uma hora para outra. Para ter um resultado eficiente, é preciso começar aos poucos e, uma das atitudes iniciais, é diminuir as calorias dos seus pratos diários. Ou seja, ao invés de optar por uma fritura, escolha um tipo de salada como complemento. 

Evite alimentos industrializados

Para uma vida mais saudável é preciso evitar os alimentos industrializados
Substitua os alimentos industrializados por frutas e vegetais

Os alimentos industrializados e ultraprocessados podem fazer muito mal para nossa saúde, especialmente quando consumidos em excesso. Além de serem uma das principais causas para a obesidade e a diabetes tipo 2, esses alimentos, por serem produzidos de forma massiva, podem conter componentes químicos neles, já que a cor, a textura e até mesmo o gosto são alterados na produção. 

Com a correria do dia a dia, pode parecer mais rápido optar pelos alimentos industrializados, já que são mais fáceis de preparar. Porém, a longo prazo, os problemas de saúde começam a aparecer. 

Aumente o consumo de frutas e vegetais 

As frutas e vegetais são ótimas opções para substituir os alimentos industrializados, por exemplo. Ao invés de optar por batatas fritas congeladas, você pode apostar na batata doce ou batata natural cozida. E, que tal substituir o chocolate ao leite por um chocolate 80% cacau? Essas pequenas mudanças na rotina podem fazer uma grande diferença no futuro. 

Beba bastante água 

Que a água é um líquido essencial para o bom funcionamento do corpo, você já sabe né? Mas, além disso, a água pode ajudar a diminuir a fome, aumentar a disposição e, até mesmo, melhorar o brilho do cabelo e o viço da pele. Por isso, beba pelo menos 2 litros de água por dia para que o seu metabolismo trabalhe da melhor maneira possível. 

Faça exercícios físicos regularmente

A prática de exercícios físicos é ótima para a saúde
Pratique atividades físicas regularmente para uma vida mais saudável

A prática de atividades físicas é essencial para a saúde, além de ser ótima para liberar endorfina e serotonina, dois hormônios que são responsáveis pelo bem-estar e felicidade. Se você não consegue ir até uma academia para treinar, pode optar por fazer exercícios mais simples em casa, como yoga

Além disso, a prática regular de exercícios físicos ajuda o corpo a liberar mais energia, ajudando na concentração, disciplina e resistência, diminuindo o estresse e sendo uma forma de autocuidado

O ideal é que você pratique atividades físicas pelo menos três vezes na semana, dependendo do seu objetivo. Para uma avaliação mais exata, contrate um personal trainer para ter resultados e um direcionamento melhor. 

Faça exames preventivos regularmente 

Fazer pelo menos um check up por ano é essencial para melhorar o seu bem-estar e qualidade de vida. Quando você faz exames regularmente, a chance de estar com algum problema grave de saúde imperceptível é reduzida, já que você sempre acompanha as mudanças do seu organismo. 

Prevenção também é saúde e a melhor forma de prevenir alguma doença crônica é observando de perto o seu corpo. 

Aproveite este dia da saúde e nutrição e comece a mudar os seus hábitos o quanto antes. Você vai ver todos os benefícios no futuro. 

Conheça a TotalPass!

Gostou desse conteúdo? Confira também nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

Baixe agora mesmo o aplicativo TotalPass no Android ou iPhone e comece a aproveitar as vantagens exclusivas. 

E aí, bora?

Agora tudo pode, Agora é TotalPass