Mais do que simplesmente contratar novos colaboradores, os profissionais de RH são os responsáveis por consolidar toda a cultura da empresa, cuidar do clima organizacional e estruturar a estratégia da organização. Por isso, comemorar o Dia do Profissional de RH é muito importante para celebrar o setor.

Dia do Profissional de RH
Dia 03 de junho é o Dia do Profissional de RH

Ainda mais com a pandemia, que forçou uma mudança estrutural na maioria das  organizações, como a adoção do home office e a mudança de foco da produtividade para o ser humano, o RH acompanhou as novas tendências e sentiu muitas mudanças no setor também.

Entenda mais sobre a origem deste dia e qual a importância do setor para manter uma empresa funcionando nos dias de hoje. Boa leitura!

A origem do Dia do Profissional de RH

O dia 3 de junho foi criado como o Dia do Profissional de RH em 1976, pois foi o mesmo dia da fundação da Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas, a WFPMA (World Federation of People Management Associations). 

No Brasil, a data ganhou destaque ainda no mesmo ano, depois que Genézio Lucone, fundador da Associação Paulista de Administração Pessoal, que hoje é a Administração Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), reconheceu o dia, dando destaque a estes profissionais.

Naquela época, já se falava da importância da valorização dos colaboradores no ambiente corporativo, e como o profissional de RH atuava ativamente para fazer a gestão de equipe já numa visão estratégica dentro das empresas.

Mais de 45 anos depois, essas tendências só se confirmaram ainda mais, com o foco mudando totalmente para o bem-estar do colaborador e como as pessoas são o ativo mais importante das empresas.

Ainda, o futuro do RH promete ser digital e focado em dados, além de apostar em novos modelos de lideranças, como a liderança 4.0.

A importância de comemorar o Dia do Profissional de RH

Apesar de os profissionais de RH estarem nos bastidores de uma organização e, muitas vezes, não serem vistos diretamente, eles ajudam a empresa a construir uma história de sucesso.

Os profissionais de RH atuam na estratégia organizacional e se preocupam com o principal ativo da empresa, que são os colaboradores. Apenas essa atividade já seria o suficiente para celebrar o dia deste profissional, mas eles vão muito além disso.

Entre as principais funções de um profissional de RH, estão:

  • Criar mais engajamento entre os times;
  • Identificar e treinar líderes;
  • Identificar e gerir pessoas de acordo com as competências comportamentais;
  • Difusão da cultura organizacional;
  • Atuação direta na construção da estratégia organizacional;
  • Desenvolvimento de políticas internas;
  • Engajamento e motivação das equipes;
  • Além de todo o processo de recrutamento e seleção, treinamento e integração dos novos colaboradores.

Os profissionais de RH estão cada vez mais estratégicos e atuando ativamente nas decisões mais importantes feitas dentro das empresas.

Como celebrar o Dia do Profissional de RH?

Uma data tão importante não deve ser passada em branco. Por isso, se você é o líder desse time, distribua alguns brindes e separe um tempo para agradecer a todos pelo esforço.

Se você faz parte de outro setor, também é válido mandar uma mensagem parabenizando os profissionais pelo seu dia. Afinal, eles estão sempre pensando em todos os colaboradores da empresa, sem esperarem pelo reconhecimento contrário.

Por serem profissionais que estão sempre preocupados com as equipes, acabam não tendo ninguém para se preocuparem com eles. Veja o nosso vídeo e descubra quem cuida do RH.

A importância do setor de RH para as empresas

É possível analisar a importância do setor de RH quando nos damos conta que, sem as pessoas, a empresa não conseguiria se desenvolver no mercado competitivo nem criar uma cultura organizacional consolidada.

Com o avanço da tecnologia e a profissionalização cada vez maior dos trabalhadores, encontrar pessoas com habilidades e mantê-las se tornou cada vez mais raro – e difícil.

Assim, é possível ver que empresas que não possuem um setor de RH bem consolidado e com liberdade de poder atuar estrategicamente, acabam ficando mecanizadas – e pouco interessantes para os novos trabalhadores.

Não é à toa que o profissional de RH tem conquistado cada vez mais espaço e os grandes líderes das organizações o estão valorizando muito mais. Veja as principais vantagens de contar com este profissional em sua empresa:

Aumento da produtividade

Colaboradores mais satisfeitos no ambiente de trabalho significa trabalhadores mais produtivos. Ou seja, cuidar da motivação das equipes pode influenciar diretamente na receita mensal da organização.

Há diversas formas de garantir que isso aconteça, como criar um ambiente mais flexível (horários, home office, etc), oferecer benefícios corporativos de saúde física e mental, criar uma cultura de feedback, etc.

Desenvolvimento de talentos

Por meio da avaliação de desempenho e de testes comportamentais, é possível desenvolver os talentos dentro da organização de acordo com suas melhores características.

Além disso, é possível, desde cedo, identificar novos líderes e treiná-los para que possam desenvolver essas habilidades ainda dentro da empresa.

Tomada de decisões mais estratégicas

O RH, cada vez mais, tem voz e subsídios para participar das tomadas de decisões estratégicas da organização. Ele é capaz de avaliar a situação interna da empresa e de cada setor para trazer maior confiança no que precisa ser feito.

Além disso, o setor está contando com o apoio de dados e de People Analytics para basear seus pareceres.

Estruturação de um programa de benefícios corporativos

Com o avanço da tecnologia no mercado de trabalho, muitos profissionais têm valorizado os benefícios corporativos em relação até mesmo ao salário. É o que mostra os dados coletados pelo Love Mondays.

Os benefícios corporativos são os campeões na preferência dos candidatos na hora de escolher uma vaga de emprego. Já o salário é apenas o sexto item na lista de opções.

A TotalPass é um benefício corporativo de saúde física e mental para sua empresa oferecer aos colaboradores. Com o nosso benefício, eles possuem acesso a mais de 4.000 academias e estúdios no Brasil, além de contarem com sessões de terapia e meditação.

Indique sua empresa

O futuro do RH

Com tantas mudanças acontecendo no mundo corporativo, o setor de RH também vem acompanhando as novas tendências. A gestão de pessoas estará cada vez mais acompanhada da tecnologia e com o embasamento dos dados.

As duas principais tendências para o futuro do RH são:

  • Análise de dados: o People Analytics será usado estrategicamente para informar aos gestores os principais dados dos profissionais. Isso dará maior embasamento para que os líderes possam tomar decisões mais efetivas;
  • Tecnologia: chega de processos burocráticos no setor. Com o auxílio da tecnologia, o setor ficará muito mais otimizado, fazendo com que os profissionais de RH tenham mais tempo para outras funções estratégicas.

O Dia do Profissional de RH é uma data a ser comemorada, pois eles são os responsáveis por cuidar de todos os colaboradores da empresa. Por isso, separe um tempinho para agradecer e cuidar de quem está sempre olhando por todas as equipes.

Acompanhe a TotalPass

Gostou do nosso estudo? Confira todos os nossos conteúdos nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

#FocoTotalEmVocê