Por Laurielly Rocca

Manter a produtividade no trabalho pode ser uma tarefa bem desafiadora para a empresa. Há diversos fatores em jogo para que isso aconteça: alinhamento com lideranças, motivação dos funcionários e uma preocupação genuína da organização.

aumentar a produtividade
Como aumentar a produtividade no trabalho pode melhorar os seus resultados. Imagem: Reprodução: Freepik.

Mas o que é produtividade no trabalho? Basicamente, é realizar um trabalho melhor em menos tempo. Para que se possa ter funcionários motivados e, então, produtivos, o setor de RH pode implementar diversas estratégias juntamente com as lideranças.

Então, como aumentar a produtividade no trabalho?

Há algumas estratégias que sua empresa pode adotar para melhorar a produtividade no trabalho de todos os colaboradores. Veja algumas dicas:

1. Defina claramente as funções dos seus funcionários

Funcionários que sabem exatamente quais são suas funções e responsabilidades, sabem como agir e o que a empresa espera deles. Por isso, divulgar o organograma organizacional e alinhar com as lideranças as tarefas da equipe pode ser fundamental para a produtividade no trabalho.

 2. Invista na capacitação da equipe

Apenas uma equipe bem capacitada é capaz de gerar melhores resultados para a empresa. Por isso, investir em cursos, livros e treinamentos para os funcionários irá aumentar o nível de conhecimento deles e, consequentemente, a motivação.

Isso porque funcionários que adquirem novas habilidades profissionais ficam com a autoestima mais elevada e, portanto, mais motivados. E se a capacitação vem acompanhada com um bom plano de carreira, o aumento na produtividade é praticamente garantido.

3. A preocupação deve ir além dos benefícios financeiros

Hoje em dia, os funcionários valorizam muitos fatores além do financeiro. Claro que ter um salário compatível com o mercado é essencial, porém apenas isso não é suficiente para manter um funcionário motivado.

Oferecer flexibilidade de horários, de regime home office ou híbrido e se preocupar com o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é fundamental. Além disso, preocupar-se com a saúde do colaborador também é um item importante e ele vai muito além do que apenas oferecer um plano de saúde: passes de academia ou flexibilidade de horários para consultas ou prática de esportes pode ser um fator de diferencial da sua empresa.

4. Seja acessível e incentive a comunicação

Criar uma comunicação aberta dos líderes com a equipe é outro ponto muito importante para a produtividade dos funcionários no trabalho. Isso porque, funcionários que se sentem respeitados e compreendidos, tendem a valorizar mais a empresa.

Ao contrário, se você mantiver uma comunicação fechada entre os colaboradores, só vai gerar medo e ressentimento ou, ainda pior, fazer com que os funcionários conversem entre si e procurem outro emprego – e a empresa não terá a oportunidade de melhorar seus processos.

Veja o nosso vídeo sobre motivação no trabalho:

 5. Reconheça os colaboradores sempre que possível

Demonstrar reconhecimento para os colaboradores é uma peça chave para mantê-los motivados. Além de dar elogios e agradecê-los pelo empenho na empresa, também ofereça ajustes salariais e bônus por cumprimento de metas.

O reconhecimento de funcionários, às vezes, pode ser um pequeno ato para a empresa, mas que representa muito para o colaborador, pois um simples elogio é capaz de mudar a autoestima das pessoas e, consequentemente, o clima da equipe.

O reconhecimento pode ser feito de duas maneiras: coletiva e individual. Coletivamente, lembre-se de elogiar a equipe e agradecer pelo empenho de todos na finalização de um projeto. Individualmente, dê feedbacks mais elaborados, tanto dos pontos positivos quanto dos negativos – e esteja aberto para recebê-los também.

6. Promova momentos de descontração e relaxamento

Nem só de metas, prazos e resultados vive uma empresa. Incentivar momentos de relaxamento e descontração pode ser o que faltava para a equipe ter um clima mais leve e motivado no dia a dia.

Muitas pessoas não conseguem produzir em ambientes tensos e com muita pressão. Por isso, investir num ambiente que promova a interação dos funcionários num café da tarde, que tenha jogos para a hora do almoço e seja mais flexível no dress code também pode fazer a diferença.

Leia mais: 7 alimentos que aumentam a produtividade no trabalho

7. Incentive intervalos durante o dia

Trabalhar sentado por 8 horas seguidas pode gerar problemas sérios de saúde ao trabalhador no futuro. Incentive pequenas pausas para que o colaborador se alongue, tome uma água ou saia na rua para respirar um pouco de ar fresco.

aumentar produtividade
A motivação na empresa pode aumentar a produtividade no trabalho. Imagem: Reprodução: Freepik.

Entender que essas pequenas atitudes melhoram a produtividade no trabalho ao invés de diminuí-la podem fazer a diferença entre a sua empresa e uma organização mal vista no mercado de trabalho. Preocupar-se com a saúde do seu funcionário melhorará seus resultados lá na frente também.

Acompanhe a TotalPass!

Gostou desse conteúdo? Confira todos os nossos canais nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também o canal da TotalPass no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais. Até a próxima!

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.