O Dezembro Laranja, também conhecido como o Mês de Conscientização do Câncer de Pele, foi criado para levar ainda mais informações e dicas de cuidados para combater essa doença que possui maior incidência no Brasil, tanto em homens quanto em mulheres. 

dezembro laranja
O Dezembro Laranja é uma data de conscientização e cuidado com a saúde da pele. Saiba mais!

Conforme divulgado no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), só no Brasil, os casos de diagnósticos da doença são de 33%. No entanto, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são registrados mais de 180 mil novos casos anualmente, sendo o mais comum o câncer de pele não melanoma, que, embora tenha números baixos de óbito, é preciso ser detectado e tratado precocemente.

A seguir, explicaremos um pouco sobre o assunto e algumas dicas de cuidados, tanto em casa quanto ao ar livre na prática de alguma atividade física

Dezembro Laranja: quando começou?

Mulher se exercitando no sol
O sol é rico em vitamina D, mas o excesso de radiação pode ser um problema para a saúde. Saiba mais!

Visando educar as pessoas sobre os cuidados, prevenção e diagnósticos ao câncer de pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia, em 2014, resolveu dar início ao movimento “Dezembro Laranja” para combater essa doença. Mas, afinal, por que em dezembro? 

Com a chegada da estação mais quente do ano, os cuidados com a saúde da pele devem ser redobrados, tendo em vista que muitas pessoas também estão em período de férias e se expõem com mais frequência à radiação solar. Embora seja uma ação bastante ouvida no verão, é preciso lembrar que todos estão suscetíveis à doença o ano todo, independente da estação. 

Conforme a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, o câncer de pele acontece devido ao desenvolvimento anormal das células presentes na pele. Quando o cuidado não é frequente, elas podem se multiplicar e formar um tumor maligno no local de origem. Em relação à cura, tudo vai depender do tipo, do diagnóstico e do tratamento.

“Ah! Então o sol não é importante?”, sim, o sol é muito importante para a saúde, no entanto, o excesso dele e a falta de cuidado pode trazer a tona a doença. Isso porque os raios ultravioleta conseguem atingir camadas profundas da pele, causando inúmeros problemas, como, por exemplo, envelhecimento precoce, queimaduras e até câncer.

3 dicas para cuidar da pele contra o sol

Mulher passando protetor solar
O protetor solar é indicado tanto para lugares abertos quanto fechados. Confira algumas dicas para prevenir o câncer de pele!

Agora que você já conhece um pouco sobre o Dezembro Laranja, que tal aprender alguns cuidados fáceis para colocar em prática na sua rotina em relação à exposição solar? O câncer de pele pode ser prevenido com os cuidados certos e vamos te ajudar. Vamos lá?

1 – Evite a exposição prolongada ao sol

Seja no período de férias ou na prática de algum exercício ao ar livre, é preciso evitar a exposição prolongada ao sol. Geralmente, os horários mais perigosos são das 10 às 16 horas, onde a pele está ainda mais suscetível aos raios ultravioleta B, considerado um dos principais causadores do câncer de pele.

Portanto, se o seu objetivo é repor a vitamina D, é indicado tomar sol antes das 10h ou, se preferir, após às 16h. Em relação ao tempo, ele pode variar de 15 a 30 minutos, sendo recomendado conversar com um dermatologista para entender quais são as condições da sua pele antes de ficar exposto à radiação solar.

2 – Use proteção adequada

Se você tem o hábito de correr, andar de bicicleta ou praticar qualquer outra atividade física ao ar livre, lembre-se de se proteger adequadamente contra a exposição solar. Geralmente, roupas com tecidos mais fechados e, de preferência, com cores mais escuras, pois ajudam a garantir mais proteção.

Além disso, aposte nos acessórios, como bonés ou chapéus mais largos, bem como óculos de sol escuro com proteção UV — independente se você pratica ou não alguma atividade ao ar livre, essas recomendações são indicadas para todas as pessoas.

3 – Passe protetor solar diariamente

Seja em ambientes externos ou internos, o uso do protetor solar é unânime para quem deseja cuidar da pele e prevenir problemas futuros, como câncer de pele, envelhecimento precoce e outras lesões, como queimaduras, isso porque vivemos em um país tropical e com bastante incidência de luz solar durante o ano. No entanto, é no verão que o seu uso deve ser redobrado.

Segundo o Ministério da Saúde, é preciso usar o filtro solar com proteção fator 30 (no mínimo). Com o passar do dia, o protetor vai diminuindo a sua eficiência devido à exposição solar, sendo preciso aplicar a cada duas horas.

Dica extra: além dessas recomendações, lembre-se de procurar a ajuda de um profissional da área da saúde, como um dermatologista, para mais sugestões de cuidados em prol da saúde da sua pele em todas as estações do ano.