O dia 8 de agosto é conhecido como o Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol, data cujo objetivo é conscientizar as pessoas em relação aos riscos que podem acontecer de infartos e AVCs, considerando a maneira como cada um se alimenta e cuida da sua saúde.

Pessoa recusando alimentos de fast-food
A alimentação inadequada tem relação com o alto nível de colesterol. Confira!

Embora o colesterol possa desempenhar inúmeros benefícios para o nosso organismo, ele também pode ser prejudicial à saúde. Pensando nisso, abordaremos os seguintes tópicos sobre este tema:

  • O que é colesterol? 
  • Quais são os tipos de colesterol? 
  • Qual a relação do colesterol com a alimentação?
  • Quais medidas podemos tomar para prevenir os riscos do colesterol?

O que é colesterol? 

O colesterol é produzido de forma natural pelo nosso organismo, sabia? Normalmente, a sua produção pode ocorrer, principalmente, no fígado e intestino, tendo um papel extremamente importante para garantir o melhor funcionamento de todos os sistemas presentes no corpo humano. 

De acordo com Leonardo Jarra, médico formado pela Faculdade de Medicina de Petrópolis,  o colesterol é um componente estrutural das membranas das células do nosso corpo. “Ele está presente em inúmeros órgãos e tecidos, como o cérebro, o coração, o fígado, os nervos, os músculos e a pele”.

Além disso, o colesterol é bastante usado na produção de alguns hormônios, como testosterona, cortisol, progesterona, entre outros. No entanto, por mais que ele seja uma gordura indispensável para o nosso organismo, o excesso também pode resultar em inúmeros problemas relacionados à saúde, como o AVC (Acidente Vascular Cerebral) e o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), inúmeros problemas cardiovasculares estão relacionados às causas de mortes, representada por 30% dos casos. O médico explica que, por ser uma substância gordurosa, ela não se dissolve corretamente no sangue, sendo necessário a ajuda de uma proteína, conhecida também como proteína carregadora, a partir disso, ela vai formar um composto chamado lipoproteína. 

“Por meio da junção da partícula do colesterol com essa proteína, elas vão ser conhecidas como lipoproteína, sendo divididas entre três tipos: LDL, HDL e VLDL”.

Para te ajudar, explicaremos sobre esses tipos de colesterol e suas principais características a seguir.

Quais são os tipos de colesterol? 

Assim como o colesterol pode ser um grande vilão na saúde das pessoas, ele também é benéfico. Por isso, é importante entender quais são os tipos e, a partir das suas características, atentar-se aos cuidados necessários para garantir ainda mais qualidade de vida.

Colesterol LDL

O LDL (lipoproteína de baixa densidade), conhecido também como colesterol ruim, pode se acumular em nossas artérias e coronárias — vasos sanguíneos responsáveis por carregar o sangue arterial —, podendo acarretar em alguns riscos para a nossa saúde. “Aumentam-se as chances e os riscos de pacientes com esse tipo de colesterol elevado a sofrerem um AVC e um infarto”, pontua Jarra.

No entanto, o colesterol LDL não apresenta sintomas, por isso a importância de buscar atendimento clínico e, em alguns casos, até realizar um check-up sob orientação médica. Em alguns casos, ele pode estar ligado a fatores como sedentarismo, alimentação, idade e fatores genéticos.

Colesterol HDL

O HDL (lipoproteína de alta densidade), conhecido como colesterol bom, tem como objetivo remover a gordura das artérias e vasos sanguíneos e, consequentemente, direcioná-los até o fígado, onde ele passa pelo corpo e é metabolizado. 

“Esse tipo é conhecido por ser um bom colesterol, pois reduz o risco de AVC e infarto, em contrapartida, com o resultado elevado de LDL (lipoproteína de densidade muito baixa) no nosso organismo”.

No entanto, atenção: quando o HDL está baixo, ele pode resultar em alguns problemas relacionados às doenças cardiovasculares, mostrando mais uma vez a importância de realizar exames com frequência. 

Colesterol VLDL

Por último, mas não menos importante, temos o colesterol VLDL, que tem como objetivo realizar o transporte e reserva de triglicerídeos em outros tecidos a partir do fígado.

No entanto, o VLDL também é considerado um tipo de colesterol ruim, pois estudos demonstram que ele tem uma ligação direta com o aumento do risco de desenvolver IAM, AVC e hipertensão arterial. Por isso, é importante medir o nível de colesterol por meio de um exame de sangue.

Qual a relação do colesterol com a alimentação?

Hambúrguer, nuggets e outros alimentos gordurosos
Os alimentos de fast-foods devem ser consumidos em menor quantidade. Confira!

Quando nos referimos ao colesterol, é importante nos atentarmos aos hábitos do dia a dia, bem como em relação à alimentação, desde o consumo de alimentos gordurosos, industrializados até mesmo o açúcar, pois são responsáveis por acumular ainda mais lipídios nos vasos sanguíneos, gerando inúmeros problemas à saúde.

O médico explica que as gorduras polisaturadas e as trans são as piores que podemos ter, pois estão presentes em muitos alimentos que consumimos em casa e/ou na rua, como os de origem animal e os ultraprocessados. “Elas concorrem com o aumento dos níveis de LDL no nosso organismo, gerando o risco de AVC e infarto pela dislipidemia (colesterol anormalmente elevado no sangue)”.

Jarra pontua que precisamos promover o colesterol bom, pois são importantes para as funções orgânicas e, consequentemente, para o bom funcionamento do nosso organismo por meio dos nutrientes necessários. “É preciso ter um balanceamento da alimentação, ou seja, saber o que ingere e quanto devemos consumir aquele produto”.

Sendo assim, é importante buscar um acompanhamento nutricional, tanto para uma dieta balanceada quanto para os tipos certos de gorduras que devemos consumir nas refeições ao longo do dia. A partir disso, é possível evitar os problemas relacionados ao colesterol e morbidades futuras.

A seguir, confira quais alimentos devemos diminuir o consumo ou evitar para garantir uma alimentação saudável e combater o alto nível de colesterol:

  • Alimentos industrializados;
  • Fast-food;
  • Carnes com a gordura aparente;
  • Frios e embutidos (presunto, salsicha, linguiça, mortadela, etc);
  • Leite integral e seus derivados;
  • Frituras e alimentos gordurosos.

Quais medidas podemos tomar para prevenir os riscos do colesterol?

Pessoa nadando na piscina
A atividade física, independente da modalidade, ajuda a prevenir o aumento do colesterol. Saiba mais!

Quando nos referimos ao colesterol alto e o que fazer para preveni-lo, é preciso entender que a desregulação dos níveis de gorduras pode estar relacionada de duas formas na vida das pessoas: primária e secundária. 

“A primeira é originária por meio do distúrbio genético do nosso organismo, como a hipercolesterolemia familiar, e a segunda pode ser devido ao estilo de vida inadequado, condições mórbidas ou até mesmo pelo uso de medicações”, explica o médico.

O médico ressalta que a segunda opção é a mais comum entre os pacientes, pois muitos possuem um mau hábito alimentar (pelo alto teor de gordura trans e polisaturadas) e ao sedentarismo. Pensando nisso, confira algumas medidas para prevenir os riscos do colesterol com algumas mudanças no estilo de vida!

Diga adeus ao sedentarismo 

Em relação ao sedentarismo, pode parecer que não, mas ele também está relacionado ao colesterol. “Um paciente sedentário tem o metabolismo lento, logo, o nosso organismo não dá conta de metabolizar grandes quantidades de gorduras acumuladas, principalmente quando ela já está ainda mais presente no corpo por má alimentação associada”, explica. 

Além disso, o médico pontua que o controle do colesterol no nosso organismo pode estar também relacionado ao tipo de metabolismo, o que pode variar de pessoa para pessoa. Por isso, é importante se movimentar para deixar de lado o sedentarismo e ter uma vida mais saudável.

Pratique atividade física 

A atividade física desempenha um importante papel na vida das pessoas que desejam controlar o colesterol, além de proteger o coração, fortalecer os músculos e melhorar o condicionamento físico. 

Quando uma pessoa pratica alguma atividade física, considerando o combate ao sedentarismo mencionado anteriormente, ela tem o metabolismo mais ativo e adequado. “Quando o seu metabolismo está com o funcionamento de maneira adequada, ele vai evitar com que a dieta desregulada e o aumento de acúmulo de gordura estejam presentes nas nossas paredes sanguíneas”. 

Por isso, que tal apostar em atividades físicas aeróbicas? Pode ser natação, hidroginástica ou até mesmo caminhada, o importante é se movimentar. Ao fazer isso, é possível diminuir o colesterol ruim presente no sangue e, consequentemente, aumentar o HDL (bom), prevenindo inúmeros problemas relacionados às doenças cardiovasculares.

Consuma bebidas alcoólicas com moderação

Não é de hoje que se fala sobre os inúmeros malefícios da bebida alcoólica na vida das pessoas, né? Além de provocar alguns problemas mentais, cânceres e até mesmo doenças hepáticas, o alcoolismo pode gerar o aumento do colesterol e, consequentemente, aumentar as chances de complicações cardiovasculares. 

“O consumo abusivo de bebida alcoólica também pode levar a uma dislipidemia, pois o álcool gera alguns compostos de gordura no seu processo de metabolização, promovendo o aumento dos níveis sanguíneos de lipídios”. Por isso, se for beber, que seja com consciência! 

Lembre-se: procure sempre um médico para medir o seu nível de colesterol, alimente-se corretamente e, por último, adote hábitos mais saudáveis para prevenir doenças cardiovasculares. Afinal, a sua saúde pede esse cuidado, né?