Cada pessoa possui vivências únicas, criadas com base nas suas crenças, comportamentos e interesses. Por isso, além das aptidões técnicas, o gestor deve estar atento ao perfil comportamental do colaborador, pois assim poderá ter uma ação focada nas reais necessidades daquele indivíduo.

Gestora e colaborador falando sobre perfil comportamental
É papel da gestão mapear o perfil comportamental dos colaboradores. Entenda!

Além das competências técnicas, que são adquiridas por meio de uma graduação, cursos ou experiências prévias de trabalho, os colaboradores também possuem suas individualidades, que podem ser caracterizadas por suas vivências pessoais, modo de encarar desafios, de se relacionar, etc.

Neste sentido, dois colaboradores que frequentaram o mesmo curso de graduação podem ter perfis comportamentais totalmente diferentes e é papel do gestor saber analisar e alocar a sua equipe para a melhor performance possível – tanto para a empresa quanto para a satisfação pessoal deles.

Quer saber mais sobre o que é perfil comportamental e quais os principais tipos? Continue a leitura!

O que é perfil comportamental?

Perfil comportamental é uma maneira de mapear as diversas situações que uma pessoa pode viver dentro de uma organização e, assim, identificar posturas adotadas pelas pessoas diante de alguns estímulos.

Ou seja, é uma importante ferramenta de gestão de pessoas para identificar as competências relacionadas às atitudes dos indivíduos e, assim, fazer uma análise prévia de como as pessoas podem reagir diante de diferentes cenários.

Por exemplo, há pessoas que trabalham melhor sob pressão e outras que preferem trabalhar com calma e antecipadamente. Desta maneira, conhecendo o tipo de perfil de cada colaborador, pode-se criar estratégias e maneiras de agir respeitando as individualidades.

Lembrando que não existe uma maneira certa ou errada de ser ou agir, este é apenas um mapeamento de características para identificar o melhor jeito de se trabalhar de cada um.

Quais são os tipos de perfis comportamentais?

Colaboradora descobrindo o seu perfil comportamental
Há quatro tipos de perfis comportamentais. Conheça-os!

Existem diferentes metodologias para identificar perfis comportamentais. A mais utilizada nos processos de gestão de pessoas é a metodologia DISC, que é a que explicaremos neste artigo.

Neste tipo de mapeamento, os perfis comportamentais são divididos em quatro tipos. Veja a seguir quais são eles e suas principais características.

1 – Comunicador

Assim como o próprio nome já diz, este perfil é bastante sociável e extrovertido. A conexão interpessoal é muito importante para eles, bem como conviver em um ambiente harmonioso e dinâmico.

Além disso, costuma ter bons relacionamentos e manter a equipe unida.

O ponto negativo deste tipo de perfil é que são pouco analíticos e planejadores, o que faz com que seus projetos, muitas vezes, sejam pouco viáveis. Apesar disso, são muito flexíveis e se adaptam muito bem a mudanças no ambiente.

2 – Analista

Em contrapartida do perfil anterior, o analista se dá muito bem com tarefas que, para a maioria das pessoas, poderia causar tédio. Além disso, são detalhistas, organizados e são ótimos com tarefas repetitivas.

Apesar de serem pessimistas e muito rígidos, eles são leais e comprometidos com o trabalho.

A inteligência e a intelectualidade são características marcantes neste tipo de perfil, que tende a apresentar indivíduos mais retraídos e calados.

3 – Planejador

O colaborador cujo perfil é o planejador é um profissional calmo, tranquilo, autocontrolado e que gosta de planejar tudo, trazendo estabilidade para a equipe. São pacientes e gostam de seguir normas e regras.

Seu ritmo de trabalho é constante, independentemente do momento em que a empresa está passando, e são de fácil convivência.

Porém, devido a este perfil gostar muito de rotina, dificilmente conseguem inovar ou serem criativos, não tendo uma capacidade de improviso.

4 – Executor

Os executores são líderes natos, competitivos e autoconfiantes. São o tipo de colaborador a quem você deve confiar se quer que um projeto seja finalizado.

Além disso, são ativos, otimistas e dinâmicos, não tendo medo de assumir riscos e enfrentar desafios. Para isso, precisam de liberdade de ação e sentir que são capazes de cumprir suas metas.

O ponto negativo deste perfil é que possuem autoconfiança e foco excessivos, o que dificulta o trabalho em grupo, pois não são muito receptivos a outros pontos de vista. Em níveis extremos, podem se tornar autoritários e pouco adaptáveis a mudanças.

Por que é importante mapear o perfil comportamental da equipe?

Membros de uma equipe com diferentes perfis comportamentais
Criar uma equipe com diversidade nos perfis comportamentais pode trazer benefícios para todos. Saiba mais!

Analisar o perfil comportamental dos colaboradores e dos candidatos na hora do recrutamento e seleção é uma estratégia fundamental do processo de gestão de pessoas, pois, além de alocar as pessoas com o perfil para as tarefas certas, pode criar uma diversidade na equipe que pode ser muito importante para o desenvolvimento de todos.

Veja mais vantagens de mapear o perfil comportamental dos colaboradores:

  • Gera mais autoconhecimento para a pessoa e para a equipe;
  • Motiva os colaboradores;
  • Diminui o turnover;
  • Pode ser utilizada como uma ferramenta de recrutamento e seleção;
  • Desenvolve e treina a equipe;
  • Aumenta a produtividade;
  • Consolida a cultura organizacional;
  • Entre outros.

Agora que você já conhece os quatro tipos de perfil comportamental e as principais vantagens, pode colocar em prática como um processo de gestão de pessoas em sua empresa. Desta maneira, tanto empresa quanto colaborador só tem a ganhar!