Já ouviu falar em decoração de academia? Para alguns proprietários essa ação pode parecer pouco interessante, mas a verdade é que essa é uma ótima estratégia de marketing para chamar a atenção de todos os alunos que frequentam a unidade e, consequentemente, atrair novos clientes.

Decoração de academia natalina
A decoração de academia é uma ótima maneira de atrair novos alunos. Confira!

A seguir, para te ajudar nessa missão de decorar a sua unidade, vamos explicar porque fazer isso e algumas dicas infalíveis. Vamos lá?

Decorar ou não a academia?

Vamos supor que você é o aluno, certo? Essa é a sua primeira vez na academia, então quer conhecer o espaço. Ao visitar, a impressão inicial é em relação à decoração, disposição dos equipamentos, quantidade de alunos e, em alguns casos, os espaços para guardar a sua mochila e/ou tomar banho. 

Nesse primeiro contato, as pessoas costumam analisar todo o ambiente, afinal, buscamos estar em lugares que nos fazem sentir confortáveis e atraídos visualmente.

Interior de uma academia com os equipamentos
Decorar a academia vai além da boa organização. Confira algumas dicas!

Por isso, quando a unidade entende a necessidade e a importância de investir em uma decoração, mesmo que em épocas sazonais (Carnaval, Páscoa, Dia da Mulher, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, etc), automaticamente é possível ver um grande número de alunos no local. 

Essa é uma ótima estratégia para atrair aqueles que já estão matriculados e, consequentemente, muitas pessoas que não conheciam o espaço para praticar atividade física e manter a qualidade de vida

Por isso, que tal começar a olhar para a sua academia hoje mesmo para além do básico (limpeza e organização)? A seguir, vamos explicar algumas dicas de decoração para se sobressair em relação à concorrência! 

6 dicas de decoração de academia

Mulher treinando em frente ao espelho
Datas sazonais, fachada e espelhos são apenas algumas das opções decorativas. Saiba mais!

Agora que você sabe porque é importante investir no visual da sua academia, confira algumas dicas fáceis para o dia a dia da sua unidade.

1 – Defina as datas sazonais

Como mencionamos no começo do texto, as datas sazonais são excelentes maneiras para atrair as pessoas para a sua academia. Por isso, quando o assunto é decoração, é óbvio que épocas não podem ser deixadas de fora, afinal, boa parte das pessoas celebram os seguintes eventos:

Além disso, é possível usar e abusar de datas mais específicas, como, por exemplo, Dia Mundial da Atividade Física, Dia do Psicólogo, Dia do Nutricionista e muito mais! Sendo assim, separe as datas que você considera as mais importantes e, em seguida, comece a traçar estratégias de como decorar o local.

Por exemplo, quando for o Dia do Nutricionista, convide para a academia profissionais da área da saúde com dicas ou até mesmo comidas saudáveis para degustação de todos os alunos. Por fim, decore o ambiente com coisas relacionadas ao tema, como imagem de alimentos ou objetos no formato de frutas, verduras e legumes para incentivar o hábito alimentar saudável.

2 – Não esqueça da fachada da academia

Sim, não podemos deixar de fora o seu bem mais precioso: a entrada da sua academia. Quando nos referimos ao primeiro contato com o cliente, ele precisa vir de fora para dentro, ou seja, na fachada. 

Em relação às datas sazonais, coloque uma decoração que combine com aquele momento e mostre para todos que o espaço está no clima de comemoração.

Para a fachada da sua academia, pense no logo e como ele está posicionado na frente da sua unidade. Se tiver iluminação, lembre-se de verificar se todas as lâmpadas estão funcionando. 

Por último, não esqueça de manter a pintura em dia, combinado? Ao realizar esses reparos, o aluno ou até mesmo quem está de fora, perceberá que o valor dado está sendo usado para trazer melhorias. 

3 – Atenção à recepção

Após a fachada e/ou entrada da sua academia, lembre-se que a recepção é o segundo lugar que o aluno terá o contato antes de praticar os seus exercícios físicos. Por isso, não deixe de fora da sua lista esse espaço, combinado?

Para a recepção, opte por uma decoração mais temática, mudando de mês a mês ou, se preferir, a cada três meses. Além disso, use elementos decorativos relacionados à modalidade ou aulas oferecidas, como musculação, pilates, dança, entre outros.

Outra opção é disponibilizar na entrada um jornal mural com informações sobre alimentação, promoções e futuros eventos da unidade. 

4 – Aposte em uma playlist animada

Playlists entram na decoração? Pode parecer que não, mas pode ser considerada uma boa estratégia para a sua decoração. 

Lembre-se: nem todos os alunos levam fones de ouvido, portanto, apostar em um aparelho de som de qualidade, playlist boa e diversa são fatores imprescindíveis para manter a serotonina na hora de realizar qualquer treino.

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Brunel, do Reino Unido, quando a música é pensada para o seu público, ela pode garantir várias melhorias no treino, como diminuir a sensação de esforço, aumentar os efeitos do exercício, mais eficiência em todos os movimentos e, por último, expandir a resistência.

5 – Espelhos são essenciais

Você já viu alguma academia sem espelho? Além de ser um excelente objeto decorativo, o espelho é perfeito para que os alunos possam corrigir a postura e os movimentos na hora do treino. 

Em relação à decoração, os espelhos são responsáveis por trazer mais iluminação para o ambiente e despertar a sensação de amplitude. Além disso, garantem boas selfies por parte daqueles alunos que não dispensam a foto do treino do dia ou até mesmo do “hoje tá pago”.

6 – Não se esqueça dos banheiros e vestiários  

Os banheiros e vestiários também fazem parte de muitas academias, né? Por isso, no que diz respeito a esses ambientes, aposte em uma decoração mais simples, porém, convidativa, como azulejos coloridos ou relacionados à cor da unidade, papéis de parede ou grafitagem e, por último, armários espaçosos. 

Ah! Não deixe de fora os itens de higiene pessoal, combinado? Álcool em gel, sabonete líquido, papel higiênico e papel-toalha para as mãos, se preferir, secadores sustentáveis, são itens indispensáveis. 

Lembre-se: a decoração de academia não tem regras ou sequências a serem seguidas. No entanto, é importante ser sempre criativo e acompanhar as tendências para manter e atrair novos alunos e, por último, estar à frente da concorrência.