Para quem vai sair de férias, manter a rotina de exercícios nem sempre é fácil. Com a mudança dos hábitos de atividades físicas e alimentação, nem sempre conseguimos manter o desempenho durante este período e não queremos desperdiçar um ano inteiro de cuidados.

É possível manter a rotina de exercícios nas férias?

Porém, nem tudo está perdido! É possível ter alguns cuidados com a saúde e com a alimentação sem abandonar totalmente a rotina de exercícios, já que nosso corpo demora em torno de 3 semanas para começar um destreinamento, ou seja, começamos a perder a força que construímos até então.

Veja algumas medidas simples que você pode incluir nas suas férias para não perder o ritmo da rotina de exercícios.

Programe-se mentalmente para a rotina de exercícios

Programar a mente é o primeiro passo para continuar na sua rotina de exercícios durante as férias. Além de equilibrar a alimentação, você saberá que não pode perder o foco nas atividades.

Se, ao sair de férias, você já vai com a mentalidade de fazer as escolhas certas, provavelmente irá cuidar para não abusar de bebidas e comidas que possam ser prejudiciais, além de não ceder para a preguiça.

Diminua o ritmo dos exercícios, mas não pare totalmente

Se a sua rotina de exercícios físicos é bastante intensa, como ir à academia todos os dias e malhar pesado, correr 10km e fazer outras atividades, pode ser que você não consiga manter o mesmo ritmo durante as férias.

Diminuir um pouco a intensidade dos exercícios faz parte do processo de relaxamento das férias. Faça caminhadas ou pequenas corridas de manhã cedo ou no início da noite. Se você estiver em meio à natureza, programe trilhas com a família/amigos.

Além disso, com o benefício corporativo de academias TotalPass, você pode treinar em diversas cidades do Brasil e do México. Verifique a academia mais perto do seu hotel.

Inclua exercícios nos passeios turísticos

Se for possível, priorize conhecer a cidade ou fazer passeios turísticos a pé ou de bicicleta ao invés de carro. Além de descobrir atrações escondidas e conhecer melhor a cidade e as pessoas, você estará fugindo do sedentarismo.

Lembre-se de levar um tênis confortável na mala para as caminhadas.

Envolva a família nos passeios

Ter companhia para a prática de exercícios nas férias pode ser muito mais motivador. Por isso, inclua a família e amigos para realizar as atividades físicas com você.

Além da companhia, se todos participarem da rotina de exercícios juntos, também estarão mais comprometidos em manter as atividades durante as férias, não exagerando em outros pontos, como na comida.

Cuide da sua alimentação

É muito comum abusarmos da comida durante as férias, principalmente se você está indo viajar para um lugar diferente e gostaria de experimentar a culinária local e está tudo bem. Mas se você não está acostumado com alguns ingredientes ou quantidades, é importante equilibrar com itens mais leves. 

Para evitar os grandes excessos na hora de se alimentar, faça pequenas refeições durante o dia com frutas, iogurte, sucos e outros alimentos leves.

Ainda no hotel, tome um café da manhã reforçado com ovos, frutas, cereais e iogurte para te dar bastante energia. Durante o dia, vá cuidando da qualidade e quantidade, evitando ficar muitas horas sem comer.

Não abuse da bebida alcoólica

A bebida alcoólica faz parte das férias, mas procure não consumi-la em excesso. Além de ela possuir muitas calorias, principalmente a cerveja, a ressaca do dia seguinte pode lhe causar mal estar e indisposição.

Por isso, ao ingerir bebida alcoólica durante as férias, procure maneirar na quantidade e no tipo – você pode optar por bebidas menos calóricas, por exemplo. Além disso, consuma água entre uma bebida e outra e certifique-se de fazer uma boa refeição antes de começar a beber.

Inclua a rotina de exercícios nas suas férias

Incluir uma rotina de exercícios nas férias pode ser muito bom, mas lembre-se que este é um momento para você relaxar longe do trabalho e curtir a família. Por isso, cuide para não basear suas férias somente a isso! Curta a companhia de quem você ama, conheça lugares novos e descanse!

Conheça a TotalPass

Gostou do nosso estudo? Confira todos os nossos conteúdos nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

E aí, bora? 💚