As atividades físicas são essenciais em todas as fases da vida, desde a infância até a melhor idade, pois ajudam a promover a melhora na qualidade de vida, tanto física quanto mental. No entanto, quando o assunto são pessoas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, será que os exercícios físicos ajudam a diminuir os sintomas de TDAH?

Mulher com sintomas de tdah
A falta de concentração é um dos sintomas de TDAH. Saiba mais!

Em relação à prática de atividade física, independente da modalidade escolhida, sabemos que os treinos (internos ou externos), precisam de atenção para se encaixar no perfil de cada aluno, né? 

No entanto, ao se tratar de pessoas com TDAH, é preciso de um plano de exercícios mais focado, tendo em vista que podem perder a atenção com facilidade, entre outras características que explicaremos melhor ao longo deste artigo.

Pensando nisso, confira quais pontos abordaremos aqui:

  • O que é TDAH?
  • Quais os sintomas de TDAH mais comuns?
  • Qual a importância da atividade física para as pessoas com TDAH?
  • Checklist das atividades físicas indicadas para as pessoas com TDAH.

O que é TDAH?

De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), o TDAH, também conhecido como do Déficit de Atenção com Hiperatividade, é um tipo de transtorno neurobiológico de causas genéticas — caracterizados pela falta de atenção, inquietação e impulsividade —, acompanhando a pessoa desde a infância até a vida adulta.

Em alguns casos, este transtorno é chamado pelas pessoas de Distúrbio do Déficit de Atenção (DDA). Atualmente, o TDAH é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em alguns países, as pessoas portadoras deste transtorno são protegidas por lei, como, por exemplo, nos Estados Unidos.  

No Brasil, o governo aprovou o protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para as pessoas que possuem TDAH. O documento foi realizado a pedido do Ministério da Saúde, tendo em vista que este transtorno acomete várias pessoas no mundo.

Quais os sintomas de TDAH mais comuns?

Mulher distraída no trabalho
A falta de atenção no trabalho pode ser uma das características do sintoma de TDAH. Confira algumas outras!

Fora os sintomas causados pela falta de atenção, inquietação e impulsividade, as pessoas que possuem TDAH podem apresentar outros sinais deste transtorno. Pensando nisso, confira alguns outros traços:

  • Não consegue fazer planos a longo prazo;
  • Dificuldade de manter a atenção nas tarefas do dia a dia, tanto no trabalho quanto em casa;
  • Às vezes, vive no “mundo da lua” e não consegue entender o que outra pessoa está falando;
  • Dificuldade para seguir instruções ou manuais muito complexos;
  • Distrações com coisas simples da rotina, como o despertar de um relógio;
  • Não consegue esperar a sua vez, interrompendo os outros em determinadas situações;
  • Às vezes, devido às frustrações, pode responder com agressividade;
  • Não consegue ficar sentado por muito tempo em lugares fechados;
  • Entre outros.

“Ah! Mas conheço pessoas que possuem alguns sintomas. Elas têm TDAH?” a resposta é: depende. Por quê? Assim como qualquer outro tipo de transtorno, é importante fazer uma avaliação clínica detalhada. Além disso, poucos profissionais da área da saúde são capacitados e podem fornecer um diagnóstico correto, sendo um psiquiatra ou neurologista.

Qual a importância da atividade física para as pessoas com TDAH?

Importante para todas as pessoas, a atividade física é uma das maneiras de cuidar da saúde e, consequentemente, garantir melhora na qualidade de vida. No entanto, no que diz respeito às pessoas com TDAH, será que a prática esportiva é benéfica à saúde?

Um ponto bastante característico das pessoas com TDAH é a agitação constante, né? Embora já se mantenham ativos, por meio da atividade física é possível gastar energia de forma consciente, prevenindo a falta de foco, impulsividade e até mesmo melhorar as relações interpessoais. 

Além disso, algumas pessoas com TDAH podem ter uma quantidade menor de fluxo sanguíneo em algumas regiões do cérebro, normalmente, importantes por conduzir algumas ações, como o pensamento, o planejamento, as emoções e o comportamento. 

Quando o corpo está em movimento por meio de alguma modalidade, desde musculação até caminhada, é possível melhorar a circulação dos vasos sanguíneos para garantir o aumento da capacidade do pensar. Fora que o exercício promove a liberação de alguns neurotransmissores na região cerebral, responsável por levar inúmeras informações do cérebro para as outras partes na estrutura física.

Quando a dopamina é liberada, ela ajuda a trazer a sensação de bem-estar e aumentar a motivação. Em relação ao TDAH, ela é importante porque ajuda a melhorar a capacidade de atenção durante uma conversa com amigos ou familiares e até mesmo na organização das tarefas do dia a dia. 

Checklist das atividades físicas indicadas para as pessoas com TDAH

Pessoa nadando na piscina
Além de ser um esporte completo, a natação pode ajudar a diminuir alguns dos sintomas de TDAH. Confira outros esportes!

Agora que você já sabe o que é, quais são os sintomas e a importância da atividade física para as pessoas com TDAH, que tal descobrir quais modalidades são as mais indicadas? Confira o nosso checklist:

  • Dança;
  • Futebol;
  • Natação;
  • Atletismo;
  • Ginástica;
  • Pedalada;
  • Musculação;
  • Artes marciais;
  • E muito mais!

Independente da atividade física, é importante escolher aquela que faça a pessoa se sentir bem e feliz. Além de diminuir os sintomas de TDAH, é possível garantir inúmeros benefícios à saúde, como: fortalecimento muscular, reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL), combater os problemas relacionados à saúde mental (ansiedade e depressão), entre outros.