A academia de musculação sempre foi uma opção para aquelas pessoas que desejam adotar novos hábitos saudáveis por meio da atividade física. No entanto, para se destacar em relação à concorrência, surge a dúvida: aderir ou não diferentes modalidades dentro de uma unidade fitness?

Homem treinando na bike
Além da musculação, é possível implementar outras modalidades na academia. Saiba mais!

É importante lembrar que o mercado fitness está cada vez mais competitivo, por isso, nada melhor do que apostar em novas modalidades, né? Pensando nisso, responderemos as seguintes dúvidas:

  • Aderir ou não outras modalidades na academia de musculação?
  • Quais modalidades implementar na sua academia?

Aderir ou não outras modalidades na academia de musculação?

Pessoas treinando artes marciais
Oferecer diferentes tipos de modalidades é uma ótima opção para atrair novos alunos. Confira!

Importante para quem deseja melhorar a qualidade de vida e, consequentemente, para a saúde, a musculação é indicada para todas as pessoas, independente da idade, e está presente em todas as academias. No entanto, como proprietário, eu devo ou não aderir a outras modalidades dentro da unidade? A resposta é sim!

Existem aquelas pessoas que frequentam a academia para treinar pesado, né? Por outro lado, alguns alunos gostam de diversificar, seja por meio de um treino aeróbico ou pelas inúmeras opções de modalidades à disposição na hora de escolher outro exercício na hora de treinar. 

Pensando nisso, que tal transformar a sua academia de musculação em “Full Service“? Além de fugir do tradicional, este modelo de unidade tem como objetivo proporcionar serviços ainda mais completos no que diz respeito às modalidades e aos exercícios oferecidos, como, por exemplo, dança, pilates, crossfit, yoga, muay thai, boxe, jump, entre outras. 

Mas, afinal, por que implementar novas modalidades? Tendo em vista que muitas unidades já oferecem a musculação como modalidade, é importante apostar em novas opções para se tornar mais competitivo em relação à concorrência e, consequentemente, aumentar o lucro

Além disso, é possível atrair novos públicos, sendo ainda mais específicos, ou seja, pessoas que frequentam modalidades específicas e que antes não se matriculariam na sua unidade.

5 modalidades para implementar na sua academia

Homem treinando crossfit
Algumas modalidades são bastante buscadas, como crossfit, dança, entre outras. Confira!

Atualmente, a procura por unidades fitness com diferentes modalidades têm crescido bastante, justamente pela comodidade de poder escolher o que e quando treinar. Pensando nisso, se você tem uma academia de musculação e deseja implementar novas opções, separamos algumas ideias que estão em alta. Vamos lá?

1 – Crossfit 

O crossfit é uma ótima opção para as pessoas que desejam ter um estilo de treino focado no condicionamento físico para melhorar vários aspectos, como resistência muscular, flexibilidade, respiração, força, coordenação motora, equilíbrio e até mesmo velocidade. 

O crossfit é realizado a partir de três princípios, sendo os movimentos funcionais (mobilidade do dia a dia), treinos de alta intensidade (para fortalecer e melhorar o condicionamento físico) e, por último, variação constante (exercícios diferentes em todos os dias da semana), sendo ótimas opções para quem deseja perder calorias de forma rápida e saudável. 

Além disso, dependendo do treino, algumas atividades podem ser realizadas em equipe, o que reforça ainda mais o trabalho coletivo e a motivação na execução do exercício proposto pelo coach

2 – Dança 

Você sabia que a dança é considerada um esporte também? Ela é uma excelente opção para quem deseja incluir uma nova modalidade e, consequentemente, atrair novos alunos. Afinal, o importante é praticar atividade física, ou seja, movimentar o corpo e garantir benefícios à saúde. 

Entre as opções mais buscadas pelas pessoas que amam dançar, podemos listar: o ballet fitness, a zumba, o fitdance e muito mais! Mas, afinal, quais os benefícios da dança na vida dos alunos? Confira alguns deles:

  • Diminui o sedentarismo;
  • Ajuda a combater problemas emocionais, como ansiedade e depressão;
  • Desenvolve a agilidade e o ritmo;
  • Fortalece a musculatura;
  • Ajuda no emagrecimento saudável e mantém a boa forma;
  • Melhora o condicionamento físico;
  • Melhora o sistema cardiovascular;
  • E muito mais!

3 – Artes marciais

As artes marciais são uma ótima opção para quem deseja incluir várias opções de lutas para promover inúmeros benefícios à saúde, como resistência corporal e melhora do sistema imunológico, além de trabalhar diversos grupos do corpo, como glúteo, bíceps, abdômen, costas, entre outros.

Além disso, o público feminino tem buscado cada vez mais as artes marciais, pois é possível proporcionar o equilíbrio entre o corpo e a mente e, consequentemente, melhorar a defesa pessoal. No entanto, esta modalidade pode ser praticada por todas as pessoas, independente da idade. 

Quais lutas uma academia pode incluir? Atualmente, existem inúmeras opções, como, por exemplo, muay thai, taekwondo, karatê, judô, jiu-jitsu, krav magá, boxe, entre outras. No entanto, antes de incluir, é importante contratar um profissional capacitado conforme a opção escolhida. 

4 – Yoga 

Mulheres praticando yoga na academia
As aulas de yoga são ótimas para ajudar os alunos em relação à saúde mental

As pessoas têm buscado cada vez mais atividades físicas focadas na saúde e no bem-estar, justamente para diminuir a sensação de estresse e ansiedade devido à correria do dia a dia. 

Com isso, ao implementar aulas de yoga na sua academia, é possível contribuir na vida de todos os alunos, melhorando a saúde mental para fortalecer o corpo, melhorar a flexibilidade, a resistência e elevar o equilíbrio psicológico.

5 – Jump 

A aula de jump é uma ótima opção para quem não tem muito espaço e deseja colocar uma atividade diferenciada para os seus alunos. Essa técnica consiste em utilizar um trampolim ou uma mini cama elástica na execução de vários exercícios, como polichinelos e agachamentos guiados pelo profissional de educação física

Por último, mas não menos importante, ao implementar qualquer uma das modalidades mencionadas acima ou qualquer outra de sua preferência, lembre-se de contratar profissionais capacitados e especializados no segmento escolhido. 

Por isso, se você tem uma academia de musculação, que tal começar a proporcionar novas modalidades para a sua unidade? Além dessas opções sugeridas, existem muitas outras disponíveis no mercado fitness.