Devido à correria do dia a dia, nós acabamos trocando os parques, o ar puro e as vegetações pelas grandes cidades. No entanto, além de ajudar a relaxar e proporcionar a sensação de paz, o contato com a natureza pode trazer inúmeros benefícios à saúde mental, sabia?

Homem e mulher em contanto com a natureza
O contato com a natureza pode ajudar a promover a sensação de bem-estar. Saiba mais!

Pensando nisso, é preciso entender quais são os impactos negativos da falta do contato com a natureza e, a partir disso, mudar os hábitos para promover mais saúde e bem-estar por meio do meio ambiente.

Vamos totalizar?

A falta do contato com a natureza pode trazer malefícios à saúde?

Cuidar da saúde mental e/ou aproveitar os momentos ao ar livre com amigos e familiares tem sido cada vez mais difícil, né?

Independente de onde você mora, seja uma pequena, média ou grande cidade, a loucura dos centros urbanos acabam afetando a nossa vida devido às inúmeras poluições presentes: atmosférica, visual e/ou sonora, trazendo alguns problemas relacionados à saúde.

Poluição sonora

Segundo um estudo levantado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no que diz respeito à saúde humana, a poluição sonora pode causar alguns problemas relacionados ao bem-estar, como estresse e insônia. Além disso, o ouvido humano consegue suportar apenas 65 decibéis, sendo ultrapassado em alguns casos nas grandes cidades, como, por exemplo, no trânsito.

Poluição visual

Em relação à poluição visual, que é caracterizada pelo excesso de informação, como, por exemplo, em banners, outdoors, carros, lixos e até mesmo pichações, ela pode desencadear alguns problemas mentais, como estresse, transtornos psicológicos, preguiça, entre outros.

Poluição atmosférica

Por último, mas não menos importante, não podemos esquecer de falar da poluição atmosférica. Afinal, você sabe quanto de ar você respira por dia? É difícil mensurar, mas é muita coisa por minuto.

Além disso, esse tipo de contaminação prejudica muito a saúde das pessoas, aumentando os sintomas de asma, infecção das vias áreas, câncer de pulmão e até mesmo problemas relacionados às doenças cardiovasculares, como aumento da pressão arterial, insuficiência cardíaca e/ou infarto.

Mas, afinal, como resolver todos esses problemas? O que fazer de diferente no nosso dia a dia para mudar este cenário em relação à saúde e ao bem-estar?

O primeiro passo é mudar os hábitos, como, por exemplo, diminuir a poluição. Além disso, é importante aumentar o contato com a natureza para diminuir e prevenir os sintomas mencionados anteriormente.

A seguir, confira os benefícios da natureza e aprenda a gerar mais saúde e bem-estar!

4 benefícios do contato com a natureza

Mulher meditando na natureza
O contato com a natureza em conjunto com a prática de alguma atividade física proporciona diversos benefícios. Saiba mais!

Agora que você já conhece os impactos dos centros urbanos na sua vida e de todos a sua volta, é preciso conhecer os benefícios do contato com a natureza. Vamos lá?

1 – Diminui a sensação de estresse

Ao passar mais tempo em contato com a natureza, pode-se diminuir o cortisol, um hormônio presente para combater o estresse que sentimos com a correria do dia a dia. No entanto, com a rotina agitada, sua produção acaba sendo muito maior, gerando estresse crônico e desregulação hormonal.

Por isso, ao ter o contato com a natureza, de 15 a 30 minutos, é possível controlá-lo e diminuir a sensação de estresse e, consequentemente, melhorar ainda mais o sistema imunológico.

2 – Melhora a concentração

Quando se está no trabalho, é muito natural ficarmos mais dispersos, mexendo no celular, no computador ou até mesmo conversando com os demais colaboradores. Com isso, a nossa concentração é a que acaba mais sofrendo, né? Isso porque não conseguimos dedicar todos os esforços necessários para a execução de uma tarefa. Em casa isso não seria diferente.

Por isso, é importante esvaziar a mente, ou seja, se aproximar mais da natureza. Ao ter contato com o meio ambiente, é possível se sentir mais calmo e eliminar todos os obstáculos presentes dentro do cérebro.

Para melhorar ainda mais o resultado, que tal ir ao parque e incluir algumas atividades físicas? Caminhadas, meditação ou exercícios ao ar livre são excelentes opções, pois ajudam a liberar todos os pensamentos da mente e melhorar a concentração.

3 – Diminui os problemas respiratórios

Como mencionamos ao longo do texto, a poluição atmosférica é muito presente na rotina das pessoas, pois precisam se deslocar constantemente de um lado para o outro e, consequentemente, acabam respirando inúmeras impurezas presentes no ar.

Por isso, ao fazer uma caminhada ao ar livre — com bastante áreas verdes —, é possível diminuir inúmeras doenças respiratórias, visto que as plantas e as árvores ajudam a limpar e a umidificar o oxigênio presente no local, diminuindo e prevenindo os problemas de asma, pneumonia, sinusite, rinite e/ou bronquite.

Outro fator curioso é que as plantas também liberam fitocidas, conhecidas também como óleos essenciais naturais por meio do aroma, ajudando a defender o nosso organismo contra algumas infecções.

4 – Combate os sintomas de ansiedade e depressão

Segundo um estudo realizado pela Unidade Deakin, da Austrália, é possível combater os sintomas de ansiedade e depressão por meio do contato com a natureza, isso porque ela ajuda a oferecer ao cérebro um relaxamento natural, impactando de forma positiva na saúde mental.

Por isso, é importante adotar o hábito de ir à natureza em conjunto com a prática de alguma atividade física e da alimentação saudável

Confira outros benefícios da natureza em relação à saúde e ao bem-estar:

  • Ajuda a turbinar a memória;
  • Reduz os sintomas do Distúrbio de Déficit de Atenção;
  • Estimula o aprendizado e a curiosidade;
  • Melhora a recuperação do cansaço excessivo;
  • E muito mais!

Checklist para ter mais contato com a natureza

Pessoas correndo ao ar livre
A atividade física, independente da modalidade escolhida, é um dos primeiros passos para aumentar o contato com a natureza. Confira!

Afinal, o que fazer para aumentar o contato com a natureza? Pensando nisso, para te ajudar a promover mais bem-estar por meio da natureza, nós trouxemos um checklist com algumas ideias práticas para o seu dia a dia. Confira!

  • Inspire e expire o ar puro;
  • Cultive plantas em casa;
  • Monte uma horta sustentável;
  • Monte um cronograma de atividades ao ar livre;
  • Pratique atividade física, independente da modalidade;
  • Realize viagens em campos abertos.

Viu como é fácil promover o bem-estar em contato com a natureza? Desligar-se é importante e ter o meio ambiente como refúgio é uma ótima oportunidade para melhorar a sua saúde e praticar o autocuidado