Quem nunca se sentiu cansado após um dia longo de trabalho ou até mesmo com a chegada do final de semana, né? Quando a preguiça bate, o nosso corpo e a mente só conseguem pensar em uma coisa: descansar.

Mulher com preguiça mexendo no celular
A preguiça nem sempre está relacionada a um problema de saúde. Saiba mais!

Por outro lado, algumas pessoas se sentem “preguiçosas” muitas vezes durante o dia, surgindo a seguinte dúvida: até que ponto é normal sentir preguiça? 

Pensando nisso, confira quais pontos abordaremos neste artigo:

  • Por que sentimos preguiça?
  • Até que ponto é normal sentir preguiça?
  • Checklist para vencer a preguiça.

Por que sentimos preguiça?

Mulher com preguiça no trabalho
A preguiça pode aparecer em vários momentos do nosso dia, como no trabalho. Confira!

Você sabia que o nosso corpo é programado para consumir o mínimo de energia

Um exemplo bastante prático que está presente no dia a dia de muitas pessoas é quando ficamos quietinhos na cama ou no sofá assistindo algo, sem qualquer outro tipo de preocupação, com o intuito de descansar. 

Isso acontece porque assim como o nosso corpo, a mente também precisa repousar para se recuperar de um dia longo de trabalho ou de qualquer outro afazer, como limpar a casa, ir ao mercado, após uma atividade física, entre outras coisas da rotina que acabam gastando mais energia. 

Além disso, essa não é apenas uma caraterística de nós, seres humanos, afinal, os animais também sentem preguiça, né? Um exemplo bastante comum e que todos nós conhecemos é do “bicho-preguiça”, que possui movimentos curtos e lentos e, consequentemente, sente mais sono. Por outro lado, assim como ele, outros animais desaceleram mais e, a partir disso, poupam mais energia.

Em relação às pessoas, o gasto energético acaba sendo muito maior devido à correria do dia a dia, pois estamos em movimento o tempo todo. Portanto, quando desaceleramos e guardamos mais energia, automaticamente passamos a sentir mais preguiça. 

Além disso, outro fator que pode estar relacionado à preguiça é a falta de alguma atividade física, pois quando o corpo está em movimento, aumenta-se o nível de metabolismo. Quando a estrutura física está menos ativa, é natural sentir menos disposição.

Até que ponto é normal sentir preguiça?

É importante ressaltar que a preguiça não é algo ruim e tampouco estar cansado em excesso significa estar passando por algum problema relacionado à saúde. Na maioria das vezes, essa sensação pode acontecer devido à rotina agitada, ausência de pressa ou queda no desempenho das tarefas.

Homem com ansiedade
A preguiça pode estar relacionada aos sintomas de ansiedade, intolerância alimentar, entre outros. Confira!

No entanto, não podemos descartar as possibilidades e, em algumas situações, a preguiça pode sim estar atrelada à ansiedade, intolerância alimentar, síndrome da fadiga crônica ou doenças respiratórias. Confira alguns exemplos:

Ansiedade

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a população brasileira possui a maior chance de ter ansiedade em comparação ao restante dos países, totalizando 9,3%. Com isso, alguns dos principais sintomas são: a falta de concentração, a sensação de pouca disposição nas tarefas diárias, a dificuldade para dormir, entre outras causas, trazendo à tona a preguiça.

Sendo assim, é importante buscar ajuda médica, identificar os sintomas da ansiedade e tratá-los para ter uma vida mais saudável. 

Intolerância alimentar

A alimentação saudável é indicada em todas as fases da vida, desde a infância até a melhor idade, isso porque os alimentos também desempenham um papel importante no nosso humor. 

Quando nos alimentamos de refeições pobres de nutrientes, o nosso sistema digestivo responde de forma negativa, causando gases e/ou incômodos abdominais, trazendo menos disposição para a rotina, principalmente quando ela é muito mais agitada. 

Por isso, é importante passar pelo nutricionista para entender quais alimentos podem ajudar a evitar a preguiça e proporcionar mais qualidade de vida. 

Síndrome da fadiga crônica 

Em alguns casos, a preguiça tem relação à síndrome da fadiga crônica, sabia? A sua principal característica é o cansaço extremo, ou seja, quando não conseguimos fazer tarefas simples, como preparar o almoço, trabalhar ou até mesmo se exercitar. Além disso, outros fatores estão presentes, como perda da memória e da concentração.

Por isso, uma ótima forma de combater esta síndrome é buscando uma rotina mais equilibrada por meio da atividade física e da meditação, que são dois fatores importantes para uma vida mais saudável: corpo e mente.

Problemas respiratórios 

Se você é do tipo de pessoa que trabalha muito longe de casa e precisa enfrentar qualquer meio de transporte, como carro, ônibus ou trem, saiba que o contato com a poluição pode desencadear alguns problemas respiratórios, como rinite, sinusite e até mesmo asma. 

Mesmo parecendo simples e pequenas demais essas inflamações, elas podem desequilibrar a imunidade e, consequentemente, causar a sensação de preguiça e predisposição a algumas doenças, como gripes e resfriados. Por isso, é importante também se atentar e cuidar da sua saúde respiratória.

Com isso, é possível entender que não se trata apenas de uma preguiça, mas de vários fatores que podem te levar a sentir mais cansaço durante a rotina, sendo importante identificá-los e buscar o melhor tratamento para melhorar a sua disposição. 

Checklist para vencer a preguiça

Homem praticando atividade física
É possível diminuir a preguiça adotando novos hábitos de vida, como praticar atividade física. Saiba mais!

Antes de explicar algumas dicas práticas para aplicar na sua rotina, é importante entender que não existe uma cura para a preguiça, pois ela não é considerada uma patologia, exceto quando tem ligação com aqueles fatores mencionados anteriormente.

No entanto, podemos mudar alguns hábitos, o que pode ajudar a melhorar a nossa motivação e, consequentemente, diminuir alguns problemas de saúde que podem causar a pouca disposição. 

Pensando nisso, confira algumas dicas:

  1. Pratique atividade física;
  2. Alimente-se corretamente em todos os horários;
  3. Beba água regularmente ou 2,5 litros por dia;
  4. Separe momentos de lazer na sua rotina;
  5. Faça um planejamento mensal das suas tarefas de casa e/ou do trabalho;
  6. Aprenda a dizer não.

Lembre-se: está tudo bem sentir preguiça de vez em quando, né? No entanto, se isso começar a incomodar ou causar algum problema de saúde, é importante procurar um médico para entender o que está acontecendo para garantir mais bem-estar físico e mental.