Antes de finalizarmos o mês de agosto, não poderíamos deixar de falar do profissional da nutrição, né? No dia 31 de agosto é comemorado o Dia do Nutricionista que, além de montar uma dieta equilibrada e saudável, ajuda a promover mais qualidade de vida e bem-estar e, consequentemente, prevenir inúmeros problemas relacionados ao nosso organismo.

Mulher conversando com a nutricionista
O Dia do Nutricionista foi instituído a partir da fundação da Associação Brasileira de Nutricionista (ABN). Confira!

Confira quais pontos serão abordados sobre esta profissão que ajuda a nortear uma alimentação saudável e rica de benefícios à saúde:

  • O reconhecimento do Dia do Nutricionista no Brasil;
  • 3 áreas de atuação do nutricionista;
  • Quando procurar ajuda de um nutricionista.

O reconhecimento do Dia do Nutricionista no Brasil

Nutricionista segurando frutas
A profissão de nutricionista foi regulamentada só no ano de 1967. Saiba mais!

No dia 31 de agosto é celebrado o Dia do Nutricionista no Brasil. Mas, afinal, quando esta data passou a ser oficial no país? 

O curso de nutrição foi criado no dia 24 de outubro de 1939 pela Faculdade Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Naquele tempo, a graduação tinha duração de um ano, onde as aulas eram realizadas em tempo integral e divididas em quatro períodos.

No entanto, no ano de 1966, o tempo de conclusão foi alterado para três anos. Já em 1972, por meio do Ministério da Educação, foi estabelecido que os cursos precisavam de uma abordagem mais longa, aumentando a duração para quatro anos e divido em oito semestres. 

No dia 24 de abril de 1967, a lei nº 5.276 regulamentou a profissão de nutricionista. No entanto, foi só em 20 de outubro de 1978 que surgiu a lei nº 6.583, cujo objetivo era regularizar a profissão por meio dos Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas para prestar diversos tipos de serviços aos profissionais, como orientar, fiscalizar e disciplinar. 

Por fim, mas não menos importante, no dia 31 de agosto de 1949, o país conseguiu fundar a Associação Brasileira de Nutricionista (ABN), ou seja, a primeira organização responsável por estar lado a lado dos profissionais de nutrição, apoiando desde estudos até pesquisas. A partir disso, a data foi marcada pelo Dia do Nutricionista

3 áreas de atuação do nutricionista

Mulher se alimentando após o treino
A nutrição esportiva é uma das áreas de atuação dos nutricionistas. Saiba mais!

Além da graduação, o profissional de nutrição pode se especializar em diferentes áreas, desde nutrição clínica e esportiva até alimentação coletiva, sendo importante conhecê-las para entender quais são os tipos de nutricionistas.

Confira algumas opções:

1 – Nutrição clínica

O profissional de nutrição clínica fica responsável por traçar o melhor diagnóstico nutricional do paciente e, a partir dele, desenvolver um cardápio alimentar que corresponda às principais necessidades. 

Além disso, todo o trabalho é voltado para a reeducação alimentar, ou seja, transformar os hábitos ruins no que diz respeito aos alimentos, solucionar problemas de saúde devido à alimentação incorreta, ajudar no emagrecimento saudável e muito mais!

Por fim, este profissional pode exercer as suas habilidades em diferentes locais, como, por exemplo, clínicas ampliadas, consultórios, hospitais, ambulatórios e, por último, atendimentos personalizados em domicílio.

2 – Nutrição esportiva

A nutrição esportiva foi criada com o objetivo de auxiliar todos os atletas profissionais e as pessoas que praticam algum esporte ou atividade física para garantir o melhor desempenho em relação aos treinos e recuperação por meio de uma alimentação saudável.

Além disso, este profissional fica encarregado de orientar o atleta em relação ao consumo de suplementos alimentares e prescrições de dietas específicas. Ele também pode exercer as suas funções em academias, spas, centros estéticos e clubes ou, se preferir, realizar atendimentos personalizados conforme a solicitação do esportista.

3 – Nutrição hospitalar 

Esta especialidade tem como finalidade oferecer assistência dietética (dieta) e educação nutricional aos pacientes que estão internados. Portanto, o nutricionista realiza a triagem, identifica quais pontos precisam mudar em relação aos hábitos alimentares ou até mesmo no que diz respeito à redução de apetite ou peso.

Além dessas três opções, existem algumas outras áreas de atuação, como: 

  • Pesquisa;
  • Saúde coletiva;
  • Gastronomia;
  • Indústria alimentícia;
  • Marketing nutricional;
  • Indústria de alimentos.

Quando procurar ajuda de um nutricionista?

Pessoa se consultando no nutricionista
O nutricionista é recomendado em todas as fases da vida. Confira algumas delas abaixo!

O primeiro ponto a se atentar é que jamais devemos seguir uma dieta alimentar sem a orientação de um nutricionista. Por isso, confira alguns pontos importantes que mostram a relevância deste profissional na sua rotina:

  • Pessoas que sofrem de diabetes, pressão alta ou doenças cardiovasculares;
  • Desconfortos intestinais;
  • Gestantes ou mulheres que estão querendo engravidar;
  • Crianças e adolescentes que apresentam quadros de distúrbios alimentares;
  • Cardápios personalizados conforme a faixa etária;
  • Atletas ou praticantes de atividades físicas que desejam performar melhor nos treinos;
  • Envelhecimento saudável por meio dos alimentos;
  • Qualquer pessoa que deseja ter uma vida mais saudável por meio da alimentação;
  • E muito mais!

Por último, gostaríamos de parabenizar no Dia do Nutricionista todos os profissionais de nutrição, pois são o apoio em todas as fases da vida e promovem mais saúde e bem-estar por meio da boa prática alimentar.