Comemorado no dia 01 de setembro, o Dia do Profissional de Educação Física tem como objetivo parabenizar todos os profissionais que auxiliam os atletas e as pessoas que buscam saúde e bem-estar por meio da atividade física e do hábito saudável.

Personal trainer orientando a aluna na academia
A profissão de educação física foi regulamentada somente no dia 1˚ de setembro de 1998. Saiba mais!

Com isso em mente, é importante entender um pouco mais sobre essa profissão, né? Confira o que você encontrará neste artigo:

  • A origem do Dia do Educador Físico;
  • Quando o Dia do Educador Físico foi reconhecido no Brasil;
  • Por quanto tempo a ajuda do profissional de educação física é recomendada.

Quando o Dia do Profissional de Educação Física foi reconhecido no Brasil?

Para além das atividades físicas e/ou treinos, o profissional de educação física (ou personal trainer) é a peça-chave para quem deseja ter mais qualidade de vida. Mas, afinal, quando estes profissionais passaram a ter reconhecimento na área?

A educação física começou a ser exercida nos currículos acadêmicos brasileiros desde o ano de 1852, quando saiu a lei nº 630, que incluiu nas escolas primárias a prática da ginástica.

No entanto, só no dia 1º de setembro de 1998 que foi criada a lei federal nº 9.696, que regulamentou a profissão oficialmente e criou o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Educação Física, cujos objetivos é orientar e fiscalizar o trabalho desenvolvido por todos os profissionais.

A partir desta conquista, no dia 18 de agosto de 2006, a data passou a ser oficial e comemorada, entrando em vigor e dando visibilidade para o Dia do Educador Físico no dia 1º de setembro.

Qual a importância do profissional de educação física?

O profissional de educação física é importante em todas as fases da vida, pois o seu trabalho tem como objetivo ajudar, orientar e acompanhar as pessoas na realização de alguma modalidade ou prática de atividade do corpo e, consequentemente, garantir mais saúde e bem-estar.

Personal trainer ajudando a aluna no treino
O profissional de educação física ajuda a guiar o aluno na prática de algum exercício físico para evitar lesões. Confira!

Em relação ao público e faixa etária, pode ser desde crianças até a melhor idade (idosos). Segundo o profissional de educação física Rafael Duarte, formado pela faculdade de Educação Física de Sorocaba (FEFISO), por meio da sua ajuda e de outros professores, é possível montar um planejamento completo com atividades que correspondem às capacidades físicas de cada aluno, tudo isso para garantir o melhor desempenho no treino.

“Durante a prática de exercício ou atividade física, a gente tem um olhar mais técnico, né? Então, nós conseguimos otimizar os resultados de maneira mais segura, evitando lesões”, explica Duarte sobre uma das importâncias deste profissional na rotina de treino.

Em relação às lesões, bastante comum por aquelas pessoas que não têm orientação, é possível diminuir as dores musculares causadas e, consequentemente, prevenir as contusões. “Elas são causadas por alguns fatores: movimentos repetitivos, sobrecargas e exposição errada do corpo”.

Sendo assim, Duarte comenta que, por meio da ajuda de um profissional, é possível trabalhar os movimentos corretos por meio de uma carga onde seja possível chegar a exaustão e pré-exaustão sem prejudicar a articulação ou o movimento dos exercícios físicos.

Por último, o profissional de educação física é responsável por ajudar na melhora do condicionamento físico, reabilitação e desempenho. Além disso, é possível também melhorar o nível de motivação, a sensação de segurança ao realizar algum treino, análise do progresso em relação às aulas e, consequentemente, mais saúde.

Por quanto tempo a ajuda do profissional de educação física é recomendada?

Professor ajudando o aluno no treino
O auxílio de um profissional de educação física pode variar conforme o planejamento de treino montado. Confira!

Não existe um limite no que diz respeito à ajuda deste profissional na vida de qualquer pessoa, afinal, quanto mais tempo ele estiver na sua vida, maiores serão os resultados em relação ao treino.

Além disso, Duarte explica que o trabalho é realizado por meio de ciclos e metas, ou seja, o tempo pode variar conforme o planejamento feito para cada aluno. Vamos supor que o seu treino é focado no emagrecimento ou no ganho de massa muscular, é preciso respeitar o cronograma para obter os resultados desejados.

Lembre-se: jamais pratique qualquer atividade ou exercício físico sem a orientação do professor.

Não importa qual seja a sua área de atuação: pesquisa, esporte, reabilitação, academia, ensino ou competição esportiva, nós gostaríamos de desejar a vocês um feliz Dia do Profissional de Educação Física.