Por muitos anos, a única maneira de um colaborador crescer dentro da empresa era caminhar para cargos de gerência. Porém, muitos profissionais que não gostariam de trilhar este caminho, se viam obrigados a seguir para posições de liderança para melhorar sua carreira e seu salário. Neste sentido, a carreira em Y é uma nova opção para profissionais crescerem sem precisarem seguir para cargos de gestão.

Colegas de trabalho colaborando juntos
A carreira em Y pode desenvolver profissionais sem precisar guiá-los para cargos de gestão. Saiba mais!

A carreira em Y é um novo tipo de plano de carreira no qual o colaborador pode optar pelo direcionamento profissional que seja mais coerente com suas habilidades, sejam elas técnicas ou gerenciais.

Desta maneira, o profissional não fica preso a um único caminho de cargos de liderança, mas também pode optar por segui-lo caso esta seja sua preferência.

Mas você sabe o que é carreira em Y, como ela funciona e quais são as suas vantagens? Continue com a gente!

O que é carreira em Y?

É um tipo de plano de carreira no qual permite que os funcionários se desenvolvam tanto para cargos gerenciais quanto para cargos mais técnicos. Ou seja, o colaborador possui maior liberdade de crescer na empresa.

O desenvolvimento do profissional na carreira em Y se dá pelo estilo da própria letra, em que a base do Y representa o caminho mais tradicional, no qual ele cresce conforme adquire experiência e tempo na empresa, até que chegue à bifurcação entre escolher que seu desenvolvimento seja mais gerencial ou técnico.

Como funciona a carreira em Y?

Colegas de trabalho debatendo ideias sobre carreira em Y
Você sabe como funciona a carreira em Y?

Diferentemente da carreira em W, no qual o colaborador pode transitar entre mais de um tipo de cargo ao mesmo tempo, na carreira em Y ele deve escolher e permanecer num mesmo caminho ao longo de sua vida profissional, sem transitar.

Existem dois caminhos possíveis para o profissional se desenvolver:

Generalista

Para seguir neste caminho, o profissional deve ter um perfil mais gerencial, apesar de precisar de um certo conhecimento técnico. Além disso, ele trabalha diretamente com pessoas, sendo responsável por manter sua equipe engajada para alcançar os resultados.

Os generalistas podem ocupar cargos de coordenação, supervisão, gerência, direção e até serem presidentes de uma organização.

Especialista

Ao contrário do generalista, este caminho exige mais conhecimento técnico e prático do colaborador, além de sua alta capacidade analítica, de aprendizagem e foco na execução.

O especialista trabalha de forma mais autônoma, sendo o responsável pelas entregas. Pode trabalhar com o desenvolvimento de novos produtos, comandando pesquisas ou até ser um consultor ou conselheiro.

Quais as vantagens da carreira em Y para o colaborador?

Funcionários motivados, uma das vantagens da carreira em Y
A carreira em Y pode trazer muitas vantagens, tanto para colaboradores quanto para empresas. Confira!

A principal vantagem da carreira em Y para o colaborador é que ele pode focar em suas competências e ser devidamente remunerado por isso, sem, necessariamente, precisar seguir por um caminho de gestão.

Além disso, há outras vantagens para o profissional em seguir uma carreira em Y, como:

  • Maiores oportunidades para a carreira;
  • Desenvolvimento de novas competências e habilidades;
  • Aumento da sua visão inovadora;
  • Aproveitamento das melhores habilidades do profissional;
  • Autonomia a mudanças;
  • Valorização individual e de novos talentos.

E para a empresa?

Funcionários que se sentem valorizados, costumam ser mais motivados e produzem mais. Porém, há muitas outras vantagens para a empresa além do aumento da produtividade.

Não apenas o sentimento de valorização faz com que ele performe melhor, mas justamente a possibilidade de poder estudar e se especializar ainda mais numa área na qual possui afinidade. Desta maneira, é possível que o profissional atinja a excelência em seu cargo, trazendo grandes resultados para a empresa.

Além disso, investir na carreira em Y dos seus colaboradores pode diminuir o turnover, já que eles estarão engajados com sua posição, o que faz com que sua empresa reduza custos.

Outro ponto positivo é a possibilidade de equiparar salários entre os membros da equipe que são destaque, sem necessariamente ter que criar cargos de gestão. Assim, é possível reter talentos dentro da sua empresa, independente do perfil, já que eles verão que há espaço para eles também.

Além das vantagens de ter colaboradores motivados e engajados, como o aumento da produtividade, apostar na carreira em Y dos seus funcionários, transformando-os em especialistas em suas áreas, pode fazer com que você ainda ganhe destaque no mercado em que atua, já que poderá contar com inovações e até o desenvolvimento de novos produtos.

Como implementar a carreira em Y na organização?

Funcionários implementando a carreira em Y na empresa
Você sabe como implementar a carreira em Y dentro da sua organização?

Para implementar um plano de carreira em Y, é necessário analisar o cenário atual da sua organização e o perfil dos colaboradores, que é possível fazer por meio de análises de perfil comportamental e fit cultural.

Após isso, verifique os cargos que já existem e quais ainda estão disponíveis para o crescimento dos seus colaboradores.

Depois dessa etapa, detalhe as novas posições e oficialize o plano de carreira num documento. Apresente-o para os colaboradores que você já havia identificado anteriormente e inicie o plano.

É importante que se faça um acompanhamento durante todo o processo até o desenvolvimento pleno do profissional.

Agora que você já sabe o que é carreira em Y, que tal verificar a possibilidade de implementá-la na sua empresa? Identifique os gargalos e coloque o plano em ação!