Uma empresa é feita por pessoas, com suas próprias histórias, experiências e vivências. Porém, além dos valores individuais de cada colaborador, a empresa também deve possuir os seus próprios. Aliar essa visão de mundo dos colaboradores e da empresa é algo muito importante para o desenvolvimento de ambos – e é por meio do fit cultural que isso acontece.

Colaboradores com fit cultural na empresa apertando as mãos
O fit cultural da empresa pode ser entendido quando o propósito de todos se encaixam. Entenda mais!

Atualmente, os colaboradores têm trocado de emprego com cada vez mais frequência. As pessoas querem encontrar um lugar para trabalhar que esteja alinhado com seus propósitos pessoais e não apenas buscam por remuneração.

Neste sentido, o setor de recrutamento e seleção precisou se especializar para encontrar as pessoas certas para cada departamento da empresa. O fit cultural, por exemplo, tem se tornado um dos critérios mais importantes no processo de atração e seleção dos talentos.

Entenda mais sobre fit cultural e a importância dele para o sucesso da sua empresa.

O que é fit cultural?

Fit cultural na empresa com diversidade de colaboradores
A cultura da empresa é composta pela variedade de seus funcionários

O fit cultural é um critério utilizado no recrutamento e seleção que analisa se os valores da empresa estão alinhados ao propósito do funcionário. Como uma empresa é composta por pessoas, que são as responsáveis por criar a cultura organizacional, atrair indivíduos que partilhem dos mesmos princípios faz com que a organização tenha maior probabilidade de prosperar, além de reter os talentos.

O ambiente de trabalho é composto por valores, crenças, atitudes, postura, linguagem, expectativas, comportamentos e objetivos de vida. Todos esses fatores criam a cultura da organização e faz com que os colaboradores se sintam parte de algo maior que estão construindo.

Desta maneira, o fit cultural é o critério utilizado para identificar essas características já no processo de recrutamento e seleção, evitando, assim, que um novo funcionário não se identifique com a empresa quando começar a rotina de trabalho.

Ou seja, o fit cultural nada mais é do que a sintonia entre colaboradores e a cultura organizacional.

Qual a importância do fit cultural para a empresa?

Assim como o colaborador não busca apenas remuneração ao procurar um emprego, a empresa também não deve olhar apenas para o currículo do candidato, mas sim para os valores daquele colaborador como um todo.

Segundo uma pesquisa da consultoria CompanyMatch, 60% dos colaboradores entrevistados de empresas europeias deixaram seu último emprego devido a conflitos culturais.

Ou seja, encontrar o candidato que, além de possuir as hard skills necessárias para o cargo, também compartilhe dos mesmos valores e princípios da empresa, pode fazer com que ele se mantenha por mais tempo nela, diminuindo o turnover, e seja mais motivado para contribuir com o desenvolvimento da organização, além do seu próprio.

Veja os principais benefícios de avaliar o fit cultural:

  • Aumenta a efetividade das contratações;
  • Diminui o turnover;
  • Maior precisão nas contratações;
  • Aumento do desempenho e da produtividade;
  • Melhores resultados para a sua empresa;
  • Retenção de colaboradores;
  • Diminuição de estresse e conflitos;
  • Maior envolvimento e engajamento dos funcionários;
  • Melhorias para a cultura organizacional;
  • Entre outros.

Como implementar o fit cultural na sua empresa?

Antes de mais nada, o primeiro passo para implementar o fit cultural no seu processo de recrutamento e seleção, é averiguar qual é a cultura organizacional da sua empresa.

Isto porque é por meio da cultura organizacional que você irá identificar quais os talentos irá atrair. Pessoas que são mais rígidas e gostam de regras, normalmente se encaixam em empresas que possuem os mesmos valores. Já os colaboradores que procuram por maior flexibilidade, principalmente os da geração Z, buscam por empresas que propaguem os mesmos princípios em sua cultura.

Por isso, identificar qual é a cultura da sua empresa e como ela se molda na vida dos colaboradores é o primeiro passo para estabelecer o fit cultural e saber quais tipos de talentos são buscados no momento do recrutamento e seleção.

Pessoas implementando o fit cultural na empresa
Como implementar o fit cultural na sua empresa?

A seguir, conheça os passos para definir o fit cultural na sua empresa:

1 – Identifique os principais atributos culturais da organização

O primeiro passo é identificar as principais características da empresa em relação a:

  • Lideranças (elas refletem os comportamentos desejados pela empresa?);
  • Tomada de decisões (é centralizado ou envolve todas as pessoas?);
  • Comunicação interna e entre equipes (é mais aberta ou fechada?);
  • Abertura à inovação e eventuais mudanças (a empresa arrisca ou aceita novas ideias?);
  • Aprendizado e desenvolvimento (líderes e liderados buscam novas oportunidades de conhecimento?).

2 – Determine os valores da sua organização

Para criar uma cultura organizacional sólida, é necessário que, além da missão e dos valores, a sua empresa tenha claro onde quer chegar e quais objetivos alcançar. Para isso, pesquise por referências, converse com lideranças e ouça os colaboradores.

3 – Documente a sua cultura

O processo de documentação da cultura organizacional é muito importante para consolidá-la e transformá-la num código de cultura. Além disso, quando novos colaboradores entrarem para o time, será muito mais fácil apresentar todas essas informações para eles.

Você pode criar um documento impresso e colar no mural da empresa ou utilizar o meio digital, usando um arquivo PDF ou apresentação em PowerPoint. Veja o que deve constar neste documento:

  • Missão, visão e valores da empresa;
  • Como trabalhar e aplicar os valores no dia a dia;
  • Quais são os rituais da cultura;
  • Demais crenças e tradições da empresa.

4 – Coloque a cultura em prática

Para que a cultura “saia do papel”, é necessário que as pessoas vistam a camisa da empresa e coloquem em prática os valores da organização. Para auxiliar neste processo, é fundamental contar com a ajuda das lideranças para consolidar a cultura organizacional.

5 – Fit cultural no recrutamento e seleção

Por fim, para atrair novos talentos com o fit cultural da sua organização, veja as seguintes dicas:

  • Comunique a cultura da sua empresa por meio de uma página de carreiras;
  • Deixe claro os valores da empresa já no processo de recrutamento e seleção;
  • Capriche na descrição das vagas, com o máximo de detalhes possível;
  • Faça testes de fit cultural;
  • Realize dinâmicas de grupos;
  • Analise o histórico profissional;
  • Aproveite ao máximo a entrevista com o candidato.

O fit cultural está associado à cultura organizacional e é um dos critérios utilizados para descobrir se os valores e propósitos individuais dos candidatos e da empresa estão em consonância. Assim, por meio de alguns passos simples, o RH pode contratar pessoas identificadas com a organização.