Será que você sabe todas as informações nutricionais daquilo que está sendo ingerido? Com a correria do dia a dia, as pessoas acabam comprando as comidas sem se atentar a um item muito importante: os rótulos dos alimentos.

Mulher verificando a tabela nutricional do alimento
Sabia que olhar os rótulos de alimentos é importante para a saúde? Saiba mais!

De modo geral, quando uma pessoa vai ao mercado, ela sempre escolhe seus alimentos com base em dois pontos: preferência pessoal e/ou preço. No entanto, além de se atentar a esses detalhes, é preciso olhar o rótulo de todos os produtos para garantir uma alimentação saudável

A seguir, vamos explicar um pouco sobre o que são os rótulos dos alimentos, porque são tão importantes, quais informações não podem faltar e, por último, o significado de cada item da tabela nutricional. 

O que são os rótulos dos alimentos?

Casal analisando os rótulos de alimentos
O rótulo do alimento contém todas as informações sobre a tabela nutricional. Confira!

De forma simples, o rótulo dos alimentos é colocado, normalmente, na parte de trás ou na lateral de um produto. É uma tabela com algumas informações nutricionais, representadas pela quantidade e qualidade de alguns nutrientes, como vitaminas, carboidratos e proteínas. 

De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, os rótulos de alimentos são orientações imprescindíveis para todos os consumidores, pois são responsáveis por comunicar sobre o que contém dentro de cada produto. 

O informativo explica que, no Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é o único órgão responsável por realizar toda a regulamentação das rotulagens dos produtos vendidos, tudo isso para garantir a qualidade e saúde do que será oferecido aos consumidores. 

Quais são as informações nutricionais obrigatórias?

Ao olhar o rótulo de um alimento, é preciso analisar se alguns itens estão disponíveis, como dados nutricionais e valores energéticos (carboidratos, proteínas e gorduras totais). Segundo a cartilha da Anvisa, as informações obrigatórias são: porção, %VD e medida caseira.  A seguir, confira o que significa cada uma delas:  

Porção 

No rótulo de alimentos, a porção tem como finalidade representar o volume médio de todos os produtos alimentícios, ou seja, indica a quantidade que pode ser consumida pelas pessoas, tornando-as mais sadias por meio de uma refeição saudável

%VD

O %VD, conhecido também como Percentual de Valores Diários, traz informações em relação à dieta de 2.000 calorias,  apontando quanto de energia e nutrientes aquele alimento possui. 

Confira os valores diários disponibilizados na cartilha da Anvisa: 

  • Valor energético — 2.000 kcal / 8.400 kJ
  • Carboidratos — 300 g
  • Proteínas — 75 g
  • Gorduras Totais — 55 g
  • Gorduras Saturadas — 22 g
  • Fibra Alimentar — 25 g
  • Sódio — 2.400 mg
  • Não há valor diário para as gorduras trans.

Medida caseira

A medida caseira, normalmente, tem como objetivo medir todos os tipos de alimentos que aquele consumidor vai ingerir. Com isso em mente, pode ser representada por: fatias, xícaras, unidades, copos, colheres de sopa, entre outros. 

O significado de cada item da tabela nutricional

Mesa com grãos, massas e pães
A quantidade de carboidrato precisa constar nos rótulos de alimentos. Saiba mais!

Agora que você já sabe a importância da tabela nutricional e quais informações são consideradas importantes, vamos explicar o que significam todos aqueles itens nos rótulos dos alimentos, como valor energético, carboidratos, proteínas e muito mais. 

Valor energético

O valor energético é representado por meio de toda energia que o nosso corpo produz por meio dos carboidratos, proteínas e gorduras totais. Sendo assim, na rotulagem, é preciso conter as referências nutricionais a partir da quantidade energética, ou seja, representadas por quilocalorias (kcal) e quilojoules (kJ).

Carboidratos

Os carboidratos são representados por meio daqueles alimentos com o importante papel na hora de garantir ainda mais energias para todas as células que fazem parte do corpo humano, bem como para o nosso cérebro. 

Normalmente, os carboidratos são componentes encontrados em inúmeros alimentos, como massas, arroz, mel, pães, farinhas, tubérculos, entre outros. 

Proteínas 

As proteínas são responsáveis pela construção e reconstrução de todas as células, órgãos e tecidos do corpo. Além disso, elas são facilmente encontradas nos alimentos que consumimos no nosso dia a dia, como, por exemplo, carne, ovo, leite e seus derivados e, por último, em algumas leguminosas, como feijões ou sojas.

Gorduras totais

Elas são representadas em todos aqueles alimentos que consumimos que são considerados gorduras, podendo ser de origem animal ou vegetal. Além disso, elas são responsáveis por garantir ao nosso corpo o maior número de energia e, consequentemente, ajudam a filtrar melhor as vitaminas A, D, E e K. 

Gorduras saturadas 

As gorduras saturadas estão presentes em todos os alimentos de origem animal que consumimos, sabia? A carne, o queijo, o leite integral, a manteiga e até mesmo o iogurte são alguns dos exemplos. 

Apesar da péssima fama, a gordura saturada pode ser benéfica para a produção de hormônios e transporte de algumas vitaminas, como A, D, E e K. No entanto, o seu consumo precisa ser moderado, pois pode ser responsável por algumas doenças no coração, obesidade e/ou problemas renais. 

Gorduras trans ou ácidos graxos trans

Você tem o hábito de comer alimentos ultraprocessados? Se a resposta foi sim, saiba que as gorduras trans estão presentes nesses alimentos, como biscoitos, sorvetes, alimentos fritos, margarinas e entre outros que utilizam óleos vegetais hidrogenados na produção. 

Sendo assim, segundo a Organização Mundial da Saúde, o consumo dessa gordura deve ser reduzido, pois pode desencadear inúmeros problemas à saúde, como, por exemplo, risco de doenças cardiovasculares (hipertensão, insuficiência cardíaca, etc) e AVC. Por outro lado, como ela está presente em muitos alimentos do nosso dia a dia, o indicado é consumir até 2 gramas por dia. 

Fibra alimentar 

A fibra alimentar é facilmente encontrada em inúmeros produtos alimentícios que são classificados como de origem vegetal, sendo as frutas, os legumes, as verduras, as hortaliças, as leguminosas e os grãos. Além disso, desempenham um papel importante para o nosso organismo, pois garantem o maior processo de digestão. 

Por isso, ao analisar os rótulos dos alimentos, certifique-se que eles possuem altos %VD (Percentual de Valores Diários), sendo o mais indicado para a sua refeição.

Sódio

Encontrado no sal que consumimos em muitos alimentos ou em nossa cozinha, o sódio pode estar presente em diversos alimentos ultraprocessados, como molhos de tomate prontos, embutidos, salgadinhos de pacote, entre outros. Ao consumir a quantidade recomendada de 2,4 g diariamente, é possível regular o sangue, manter o corpo hidratado e prevenir a pressão arterial baixa. 

No entanto, o consumo excessivo de sódio pode provocar inúmeras complicações à saúde, como aumentar a pressão arterial, liberar alguns hormônios responsáveis por reter o líquido e o inchaço, comprometer a regularidade dos rins e muito mais! 

O que significa os ingredientes dos rótulos de alimentos?

Sabia que no rótulo consta os ingredientes em ordem dos que tem mais composição do alimento? Por exemplo, ao pegar um chocolate 70%, você vai notar algumas informações sobre os “ingredientes” no rótulo. 

Em seguida, é possível identificar os componentes que mais possuem “participação” na formação do alimento, como a pasta de cacau (sendo o ingrediente principal), o açúcar numa quantidade menor, etc. O último componente da lista de ingredientes é o que possui menor “participação” no alimento.

Além da tabela nutricional e dos ingredientes que estão no produto, é importante conter algumas informações como: conservantes, glúten e lactose. Por quê? Algumas pessoas não podem se alimentar dessas substâncias, seja por algum tipo de alergia ou intolerância a essas substâncias, além de ser um informativo para as pessoas que são diabéticas e/ou hipertensas.

Agora que você sabe a importância de ler os rótulos de alimentos e como fazer isso antes de comprá-los no supermercado, lembre-se de procurar  a ajuda de um profissional da área da saúde (nutricionista) para entender melhor sobre o assunto e manter a sua vida cada vez mais saudável.