Saber como armazenar alimentos é essencial para uma boa preservação da comida, além de ajudar a mantê-los saudáveis por mais tempo.

Saiba como armazenar alimentos de forma correta
Armazenar os alimentos corretamente pode ajudar a preservá-los

Armazenar alimentos pode ser extremamente útil e facilitar, ainda mais, em vários aspectos do dia a dia, como organização e otimização de tempo. Isso porque, quando armazenados de forma correta e ordenada, você consegue encontrar cada item de maneira mais rápida e evita o risco de estragarem com facilidade. 

Cada pessoa organiza os alimentos da forma que funciona melhor para ela e sua rotina, então, os mantimentos necessários para cada uma pode variar.

Armazenar os alimentos de forma correta é uma ótima maneira de preservar a vida útil deles, fazendo também com que o sabor aflore, tornando mais fácil até mesmo cozinhá-los e temperá-los. 

Neste texto, vamos dar algumas dicas essenciais de como armazenar os alimentos na geladeira e fora dela! Continue a leitura. 

Como organizar a geladeira? 

Antes de armazenar os alimentos, é preciso organizar a geladeira de uma forma intuitiva e que ajude os mantimentos a durarem mais, contribuindo para uma alimentação saudável. Confira como organizar a sua!

  • Parte superior: maionese, patês, iogurte, queijos, ovos e presunto;
  • Parte inferior: carnes, peixes crus ou em descongelamento;
  • Gaveta: frutas, folhosas e legumes frescos; 
  • Intermediário: alimentos cozidos, como arroz, massas, etc; 
  • Porta: leites, azeitonas, manteiga, água, bebidas e sucos. 

Armazenando os mantimentos dessa maneira, além de deixar a geladeira mais organizada, você tem tudo o que precisa na temperatura e nos lugares certos para preservar a vida útil deles. Lembrando que, se sua geladeira for inverter, você deve trocar a parte superior e inferior.

Como armazenar alimentos? 

Toda vez que voltamos do mercado depois de ter feito uma compra, começa uma luta para organizar os alimentos nos melhores locais, além de separá-los e categorizá-los da melhor forma possível. 

A verdade é que não existe uma maneira certa de como armazenar alimentos, tudo depende da rotina e da prioridade de cada um. Porém, existem alguns cuidados que é preciso tomar para fazer com que os mantimentos durem mais. 

Confira algumas dicas de como armazenar cada tipo de alimento essencial no dia a dia. 

Legumes e verduras

Saiba como armazenar legumes e verduras de forma correta
Armazenar os legumes e verduras corretamente pode fazer com que eles durem mais

Vamos começar pelos mais difíceis e provavelmente que estragam mais rápido. Geralmente, as pessoas simplesmente guardam todos os legumes e verduras na geladeira, mas não são todos que precisam ser armazenados em temperatura fria. 

A batata é um ótimo exemplo disso: ao ser armazenada na geladeira por muito tempo, o amido presente no legume pode se transformar em açúcar, fazendo com que o sabor, cor e textura sejam alterados, dificultando também na hora de cozinhá-la. 

Outros legumes como cenoura, pepino e brócolis também não precisam ficar armazenados na geladeira por muito tempo, já que o sabor deles é preservado mesmo em lugares com temperatura ambiente. 

Muitas pessoas optam pelo processo de branqueamento para armazenar os legumes, que consiste em mantê-los por alguns minutos em água fervente depois de descascados, e depois resfriá-los em um recipiente com água e gelo, para assim, guardá-los em uma embalagem seca. 

Com esse processo, os legumes podem durar até 8 meses congelados no freezer e até 10 dias na geladeira. 

Já as verduras precisam ser armazenadas na geladeira por 10°C e elas duram até 3 dias. Antes de armazená-las, é necessário lavar tudo, principalmente as folhas como alface, rúcula e couve.

Certifique-se de que elas ficaram bem secas antes de guardá-las, pois assim elas demoram mais para estragar, não modificando o gosto da sua salada.

Frutas 

As frutas, geralmente, devem ser armazenadas em temperatura ambiente, como maçãs e peras, já que elas não estragam tão rápido ou com mais facilidade. 

Porém, existem algumas frutas que são mais sensíveis, como caqui, uva e mamão, que precisam ser armazenadas na geladeira para que sejam aproveitadas por um período maior de tempo. 

Caso a fruta esteja cortada, o ideal é mantê-la em uma travessa de vidro com tampa, já que esse material ajuda a preservar o alimento por mais tempo. 

Carnes

Saiba como armazenar carnes na geladeira de forma correta
Qualquer tipo de carne deve ser armazenada no congelador

Qualquer tipo de carne, tanto vermelha quanto branca, deve ser armazenada no congelador. Se puder separá-las por porções pequenas antes de guardá-las é ainda melhor, já que essa atitude aumenta a preservação dos alimentos, garantindo também a qualidade deles. 

Quando você já compra a carne congelada, é essencial que ela seja armazenada no freezer pouco tempo depois, impedindo que ocorra o descongelamento. 

Carnes temperadas tem duração de até 24 horas na geladeira e as sem tempero até 48h. No congelador, as carnes podem durar até 6 meses.

O ideal é que a carne seja descongelada algumas horas antes de ser cozinhada, para que o seu sabor seja preservado e o cozimento aconteça mais rápido, destacando o sabor. 

Alimentos secos e grãos 

Os alimentos secos e grãos devem ser armazenados em temperaturas ambientes, sem necessidade de mantê-los refrigerados. Isso porque, por serem secos, não precisam ser conservados no refrigerador. 

A única exigência é que eles precisam estar em algum recipiente ou embalagem com oxigênio que os proteja da umidade externa, como potes de vidro ou sacos plásticos. 

Uma dica importante: atente-se sempre ao rótulo e às instruções dos produtos. Mantenha-os em sua embalagem padrão, já que contém todas as informações necessárias para o armazenamento ideal do alimento nela. 

Caso a embalagem original precise ser retirada, opte por potes de vidro ao invés dos de plástico, que preservam melhor e mantêm o sabor dos alimentos intactos. 

Se for necessário, coloque etiquetas nos potes de vidro com informações importantes, como data de fabricação do produto, data de validade, restrições e ingredientes. 

Isso pode te ajudar muito a saber quando um alimento está perto de vencer, dando tempo de você cozinhá-lo antes de perdê-lo totalmente. 

Saber como armazenar os alimentos corretamente é essencial para que eles durem mais, além de ajudar muito no dia a dia e diminuir consideravelmente o desperdício das comidas. Comece hoje mesmo a organizar sua geladeira! 

Acompanhe a TotalPass!

Gostou do nosso conteúdo? Confira também nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

E aí, bora?

Agora tudo pode, Agora é TotalPass