Antigamente, o plano de carreira de um colaborador dentro da empresa era algo linear: começava-se em um cargo mais baixo e, a cada nova promoção, aumentava-se a função até chegar à gestão. Porém, hoje em dia, há outras estratégias de crescimento profissional e a carreira em W é uma delas.

Pessoas desenvolvendo carreira em W na empresa
A carreira em W é uma tendência para o futuro das empresas. Entenda!

A tendência para o futuro, inclusive, é de carreiras não lineares e com variações de acordo com a promoção dos colaboradores. Desta maneira, há mais liberdade para o crescimento na carreira e os funcionários que não buscam por um cargo de gestão também podem crescer dentro da empresa.

Diferentemente da carreira em Y, em que o profissional passava a ter duas opções de desenvolvimento paralelas a seguir, a carreira em W se torna uma opção mais abrangente, onde o colaborador pode optar por ser gestor de uma área e especialista ao mesmo tempo.

Quer saber mais sobre o que é a carreira em W? Continua a leitura!

O que é carreira em W?

A carreira em W, em resumo, é a progressão profissional onde os cargos promovidos integram perfis técnicos e gerenciais, ou seja, é a criação e desenvolvimento de lideranças técnicas.

A partir daí, a empresa possui dois grandes desafios: desenhar os cargos, com suas atribuições e requisitos, e planejar a carreira dos colaboradores para desenvolvê-los.

E como a carreira em W surgiu?

Como antigamente a progressão de carreira era linear, ou seja, os colaboradores iniciavam em cargos baixos até chegarem a gestores, criou-se uma leva de gestores sem conhecimento técnico. Então, a carreira em W surgiu para suprir esse problema que vem acontecendo com bastante frequência no mercado de trabalho.

Além disso, com cada vez mais pessoas qualificadas entrando no mercado de trabalho, sendo que muitas não possuem a vontade de se tornarem apenas líderes, o que pode ser uma outra saída para a promoção de cargos dentro da empresa e uma maneira de manter os colaboradores motivados e sem precisar que busquem por outra organização para viverem novos desafios.

Outra característica é que, por não ser um modelo linear de carreira, a carreira em W possibilita que os colaboradores se desenvolvam de maneira mais rápida sem precisar passar por todas as etapas.

Quais são os objetivos da carreira em W?

O principal objetivo da carreira em W é proporcionar aos colaboradores que possuem um perfil técnico, mas que também tem características de liderança, se desenvolverem dentro da organização.

Desta maneira, é possível dar aos profissionais uma oportunidade de se qualificar em diferentes áreas, sem precisarem optar por qual caminho querem se desenvolver.

Outros objetivos da carreira em W são:

  • Desenvolver novas habilidades nos profissionais;
  • Sistematizar a evolução de cargos;
  • Entregar melhores resultados;
  • Aumentar a produtividade.

Quais são os benefícios para os colaboradores?

Colaboradores discutindo ideias em um projeto
A carreira em W pode trazer muitos benefícios para o desenvolvimento profissional dos colaboradores. Saiba mais!

Os colaboradores, que antes tinham que optar por carreiras de especialização ou de gestão, ganham uma nova alternativa ao seu desenvolvimento profissional. Porém, a carreira em W possui outros benefícios, como:

Maior liberdade e flexibilidade

Por desenvolver uma carreira como especialista ou como gestor, o colaborador que opta por seguir uma carreira em W pode migrar mais facilmente entre posições mais técnicas ou gerenciais, caso surja a oportunidade.

O colaborador se sente mais valorizado

As competências técnicas adquiridas ao longo da carreira do indivíduo são frutos de muito esforço, dedicação, estudo e experiências prévias e fazem parte da sua personalidade profissional.

Por isso, é importante saber que não será preciso abrir mão das suas características, o que só reforça o compromisso da empresa com o colaborador por meio da valorização.

Motivação pela nova proposta

Apesar de alcançar cargos de liderança ser sinônimo de crescimento na carreira, muitos líderes não gostariam de deixar de colocar a mão na massa. Por isso, seguir uma carreira em W pode ser uma boa estratégia de crescimento profissional dentro da empresa.

Isso, por sua vez, pode gerar mais motivação nos colaboradores, que poderão encarar novos desafios sem perder a sua essência.

Desenvolver o seu potencial por completo

Ao aderir à carreira em W, isso pode fazer com que os colaboradores se identifiquem ainda mais com as suas tarefas e cargo, pois não precisarão abrir mão delas para crescer na carreira.

Até porque, ser um especialista em uma área não elimina a possibilidade da pessoa de ter outros talentos, como os gerenciais.

Aumenta a performance do colaborador

Saber que não vai precisar abdicar de todo o seu conhecimento e experiências para avançar na carreira, pode fazer com que o colaborador se sinta até mais motivado para continuar suas atividades.

Pode ser que você identifique que seja o momento de um colaborador crescer na empresa, porém ele não se identifica com o cargo de gestão de pessoas.

Por isso, ao saber que é possível desenvolver-se profissionalmente num caminho que faça sentido pode fazer com que o colaborador trabalhe em alta performance.

Maior identificação com o líder

É muito comum que a equipe se identifique mais com um líder que coloque a mão na massa e esteja presente no dia a dia do que com aquele que apenas “emite ordens”.

Por isso, desenvolver uma liderança numa estratégia de carreira em W pode gerar maior identificação da equipe com o novo líder.

E para a empresa, quais são os benefícios?

Colaboradores discutindo ideias para a empresa
A carreira em W também pode gerar impactos positivos para a empresa. Veja quais!

Além de possuir muitos benefícios para os colaboradores, apostar numa estratégia em W também pode trazer muitos pontos positivos para a sua empresa.

Veja algumas vantagens a seguir:

Promove o pensamento sistêmico

Gestores que estão no dia a dia da operação conseguem ter uma visão mais clara da equipe, do seu papel como líder e da empresa como um todo.

Além disso, conseguem entender melhor sobre prazos, demandas e dificuldades.

Maior facilidade de passar por situações complexas

Líderes multifuncionais possuem mais facilidade de enfrentar obstáculos complexos, já que possuem maior conhecimento e experiência em diversas áreas. Isso pode ser uma grande vantagem para enfrentar situações que exigem mais de uma área do conhecimento!

Rompimento com hierarquias rígidas

O mercado de trabalho tem se modernizado cada vez mais e, com isso, muitas normas não fazem mais sentido neste novo cenário. 

Neste sentido, a carreira em W pode romper com lideranças rígidas e unilaterais, fazendo com que a equipe encontre uma nova forma de se organizar.

Além disso, dependendo do projeto, a liderança pode mudar de mãos.

Retenção de talentos

Um dos grandes motivos que fazem os colaboradores procurarem por outros empregos é pelo desafio e pela oportunidade de crescer na carreira, quando eles não encontram mais esse espaço na organização em que trabalham.

Muitos colaboradores podem pensar que não há espaço para eles já que a única maneira de crescer é ser um gestor e não existe previsão de o cargo atual vagar.

Por isso, acabam procurando por novas oportunidades em outras empresas.

Quando a sua empresa abre espaço para que os colaboradores possam crescer nas carreiras, eles não encontram mais motivo para buscar um novo emprego, por isso investir numa estratégia de carreira em W pode reter talentos e diminuir o turnover.

Melhora a performance dos colaboradores

Ter uma equipe motivada e que performe com bons resultados é o sonho de todo gestor.

No momento em que você recompensa o colaborador por ele ser quem ele é, com seu perfil comportamental específico, suas habilidades e conhecimentos técnicos, ele se sente valorizado e, naturalmente, aumenta a performance do seu trabalho.

Investir numa estratégia de carreira em W pode ser benéfica tanto para colaboradores quanto para a empresa. Por isso, que tal incluir esta nova técnica na sua empresa e colher os resultados positivos?