Você já ouviu falar em team building? Essa é uma estratégia que vem sendo cada vez mais utilizada pelas organizações e é essencial para fortalecer os laços entre os membros de uma equipe.

team building
A estratégia team building pode ajudar a melhorar as relações interpessoais. Confira!

O objetivo é fazer com que os membros do time se tornem mais colaborativos entre si e, consequentemente, mais produtivos. Para isso, existem algumas atividades de team building que incluem o trabalho em equipe e o fortalecimento da confiança.

Muitas delas estão relacionadas ao bem-estar físico e mental dos colaboradores. Nesse contexto, o uso de atividades físicas e de saúde mental como ferramentas para promover o team building tem se destacado como uma abordagem inovadora e eficaz. 

Este artigo explora como a incorporação dessas atividades pode impulsionar não apenas a coesão da equipe, mas também a saúde e o desempenho geral dos colaboradores.

O que é team building?

Em uma tradução livre, podemos dizer que o team building é a “construção de equipe”. Ele se define pelo processo de fortalecer e melhorar as relações entre os membros de um time, visando melhorar a colaboração, a comunicação, a confiança, a eficácia e o desempenho geral daquele grupo.

O team building pode ser feito por meio de atividades projetadas para ajudar os colaboradores a entender melhor suas próprias habilidades e as dos outros membros da equipe. Além disso, elas também visam promover um ambiente de trabalho mais positivo e uma cultura organizacional saudável.

Atividades de construção de equipe podem ocorrer em diferentes contextos, incluindo o local de trabalho, mas também são muito comuns ao ar livre ou em eventos especiais organizados especificamente para esse fim. Elas podem variar desde simples jogos de quebra-gelo até desafios mais complexos que exigem colaboração e resolução de problemas em equipe.

Como surgiu o team building?

Embora não haja um evento específico que marque o surgimento do team building, seu desenvolvimento pode ser rastreado ao longo do século XX. à medida que os estudiosos e profissionais começaram a perceber a importância das relações interpessoais e da eficácia do grupo no ambiente de trabalho.

Uma das influências significativas para o surgimento do team building foi o trabalho de Kurt Lewin, um psicólogo alemão-americano conhecido por sua pesquisa sobre dinâmica de grupo e mudança organizacional na década de 1940. 

Lewin desenvolveu teorias sobre a importância da coesão do grupo, comunicação eficaz e liderança para o desempenho organizacional. Depois dele, outros pesquisadores e profissionais, como Douglas McGregor, Abraham Maslow e Bruce Tuckman, continuaram a explorar o desenvolvimento de equipes e dinâmicas de grupo, contribuindo para a formação do conceito moderno de team building. 

Principais atividades para a formação e integração de equipes

A formação e a integração de equipes podem ser realizadas por meio de diversos tipos de atividades que coloquem os colaboradores em um contato mais próximo enquanto profissionais de um mesmo time.

Os principais exemplos de team building são:

  • Jogos de quebra-gelo;
  • Desafios de construção;
  • Jogos de simulação;
  • Atividades ao ar livre;
  • Atividades criativas e projetos artísticos; 
  • Desafios de resolução de problemas;
  • Atividades esportivas;
  • Seminários e workshops;
  • Exercícios de confiança.

Existem outras formas de se promover a integração das equipes, então usar a criatividade em conjunto com as técnicas de desenvolvimento de habilidades é essencial para encontrar aquelas que melhor se enquadram à cultura da sua organização.

Atividades físicas para team building

colaboradores fazendo dinâmica em grupo
Confira algumas dinâmicas para incluir na rotina dos seus colaboradores!

As atividades físicas desempenham um papel importante para a construção de equipes, pois permitem fortalecer tanto os aspectos físicos quanto os psicológicos da colaboração do time. 

Envolvendo os participantes em desafios físicos, eles são estimulados a trabalhar em conjunto e a se comunicar em busca de um objetivo em comum. Além disso, as atividades físicas no team building estimulam a saúde e o bem-estar dos colaboradores, proporcionando uma pausa bem-vinda da rotina diária e promovendo a motivação e o engajamento geral da equipe. 

Veja a seguir alguns tipos de atividades físicas para o team building!

Esportes coletivos

Participar de jogos como futebol, basquete ou vôlei faz com que os indivíduos aprendam a trabalhar em conjunto para alcançar objetivos comuns. Isso permite que desenvolvam um entendimento mais profundo das habilidades e pontos fortes de cada membro. 

Os esportes coletivos também oferecem oportunidades para lidar com a pressão, resolver problemas rapidamente e adaptar-se a situações em constante mudança, habilidades essenciais para o sucesso não apenas nos campos esportivos, mas também nos ambientes de trabalho.

Atividades ao ar livre

Além dos esportes, outras atividades ao ar livre também garantem os mesmos benefícios e ainda permitem que os participantes se conectem com a natureza enquanto desenvolvem habilidades fundamentais de colaboração e liderança. 

Alguns exemplos são trilhas, acampamentos ou jogos de orientação, em que os membros da equipe são desafiados a trabalhar juntos para superar obstáculos, promovendo a comunicação eficaz, o trabalho em equipe e a resolução de problemas. 

Desafios e gincanas

Outra forma de promover o team building por meio da atividade física é utilizando gincanas. Elas podem ir desde corrida de obstáculos e caça ao tesouro até desafio de construção com materiais diversos, jogos de escape e desafios de resgate.

Essas atividades promovem a coesão do grupo porque os membros aprendem a confiar uns nos outros, a compartilhar responsabilidades e a reconhecer e valorizar as habilidades individuais de cada integrante. 

Além disso, as gincanas proporcionam um ambiente competitivo saudável, em que os participantes são motivados a dar o melhor de si em prol do sucesso coletivo, reforçando, assim, o espírito de equipe e o senso de realização compartilhada.

Atividades de promoção de saúde mental para team building

colaboradores meditando
Quer cuidar da saúde mental e emocional do time? Confira algumas iniciativas!

Assim como as atividades físicas, ações que promovem a saúde mental dos colaboradores também podem ser ótimas estratégias de integração da equipe. Vejamos como isso pode ser feito:

Meditação coletiva e mindfulness

Técnicas de meditação são amplamente conhecidas por contribuírem com o bem-estar e a conexão consigo mesmo. Nesse sentido, praticá-las de forma conjunta é uma forma de aprender a cultivar a atenção plena, a consciência emocional e a compaixão uns pelos outros.

Essas práticas também ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade, melhorar a concentração e a tomada de decisão, e a aumentar a empatia e a resiliência, fatores essenciais para fortalecer os laços interpessoais e promover o bem-estar geral da equipe.

Workshops de saúde mental

Workshops de saúde mental oferecem uma oportunidade incrível para o team building, pois capacitam os membros da equipe a entenderem melhor as questões relacionadas à saúde mental uns dos outros e a desenvolverem estratégias para se apoiarem de forma eficaz. 

Ao participarem juntos de workshops que abordam temas como gerenciamento do estresse, autoconhecimento emocional, habilidades de comunicação e resolução de conflitos, os colaboradores podem criar um ambiente de trabalho mais inclusivo, solidário e resiliente. 

Exercícios de confiança

Esse tipo de exercício pode incluir atividades como quedas de confiança, em que um membro se deixa cair de costas, confiando que seus colegas irão pegá-lo, ou atividades de liderança cega, em que um indivíduo é vendado e precisa confiar nas orientações de seus colegas para navegar com segurança. 

Essas atividades promovem o senso de colaboração e apoio mútuo, além de ajudarem a melhorar a comunicação, a empatia e a resolução de conflitos dentro da equipe.

Terapia em grupo

A terapia em grupo é uma forma de oferecer um espaço seguro e estruturado para os membros da equipe explorarem questões individuais e coletivas, fortalecendo seus laços interpessoais e a compreensão mútua em um contexto de team building. 

Ela ocorre no momento em que alguns colaboradores participam juntos de sessões de terapia em grupo, tendo a oportunidade de compartilhar experiências, desafios e sucessos uns com os outros. Isso contribui para fortalecer o senso de pertencimento e apoio dentro da equipe. 

As sessões podem abordar temas específicos do dia a dia do time, respeitando a privacidade de cada um, e, ao mesmo tempo, impulsionar o desenvolvimento de competências como a comunicação eficaz e a resolução de conflitos. Também é um momento para praticar a empatia e a escuta ativa e para fornecer feedback construtivo uns aos outros.

Como organizar as atividades da equipe?

Organizar atividades de team building para a equipe envolve alguns passos importantes para garantir que as atividades sejam bem planejadas e executadas de forma eficaz:

  1. Identificar objetivos: defina claramente os objetivos que você deseja alcançar com o team building, como melhorar a comunicação, fortalecer os laços da equipe e promover a resolução de problemas, por exemplo.
  2. Conhecer o grupo: procure entender as preferências, interesses e necessidades da equipe, considerando fatores como tamanho do time, idade, habilidades físicas, interesses e quaisquer limitações ou restrições que possam existir.
  3. Selecionar atividades: com base nos objetivos identificados e no conhecimento do grupo, selecione uma variedade de atividades que sejam relevantes, envolventes e apropriadas para o ambiente e recursos disponíveis.
  4. Agendar a atividade: determine uma data e horário adequados para realizar as atividades de team building, levando em consideração a disponibilidade da equipe e a agenda de trabalho.
  5. Preparar o local: certifique-se de que o local escolhido seja adequado para as atividades planejadas e tenha espaço suficiente para todos os participantes. Prepare qualquer material ou equipamento necessário com antecedência.
  6. Comunicar com a equipe: informe os membros da equipe sobre os detalhes da atividade, incluindo data, horário, local e qualquer informação relevante que precisem saber.
  7. Facilitar a atividade: durante a atividade, atue como facilitador para garantir que tudo corra bem e que os objetivos sejam alcançados, fornecendo instruções claras.
  8. Debriefing: após a conclusão da atividade, reserve um tempo para discutir e refletir sobre a experiência com a equipe, perguntando aos participantes sobre o que aprenderam e como podem aplicar essas lições ao trabalho em equipe no futuro.
  9. Avaliação: finalmente, avalie o sucesso da atividade em relação aos objetivos definidos e solicite feedback dos participantes para identificar áreas de melhoria.

Conclusão

O team building é uma estratégia extremamente eficaz para tornar as equipes mais colaborativas e engajadas. Assim, o uso de atividades físicas e de promoção de saúde mental podem ser ações importantes para alcançar esses objetivos.

Não deixe de promover essas atividades na sua organização e explore sua criatividade para que elas sejam condizentes com o seu ambiente de trabalho. Com certeza você terá uma equipe mais unida e produtiva após a execução dessas ações!