Você já pensou em como tornar a experiência da sua academia ainda mais eficiente e cômoda para aqueles que estão a visitando? Saiba que implementar planos recorrentes pode ser uma ótima opção para alcançar.

plano recorrente
Você conhece as vantagens que os planos recorrentes podem oferecer para o seu negócio?

Esse sistema simplificado de pagamento tem ganhado destaque entre os donos de academias, proporcionando uma maneira mais simples de organizar as finanças e oferecer mais comodidade aos alunos. Legal, né?

Neste texto, nós abordaremos mais sobre o assunto, explicando de maneira descomplicada as seguintes dúvidas:

Confira os tópicos abordados:

O que são planos recorrentes?

Se você é dono de academia, provavelmente já está acostumado com a rotina de gerenciar pagamentos, matrículas e mensalidades. Mas, e se a gente te contar que existe uma maneira de simplificar tudo isso e ainda garantir uma receita mais estável para o seu negócio? 

Pensando nisso, chegou o momento de entender um pouco mais sobre como funciona o pagamento recorrente. Bom, pense nele como um passe livre para os seus alunos, porém, em vez de cobrar toda vez que alguém entra na academia, você oferece a opção de assinatura mensal. 

Sabe quando você se cadastra no seu streaming favorito, escolhe um plano e não se preocupa mais com o pagamento? É mais ou menos isso, só que aplicado às academias.

É como um pagamento automático que rola todo mês, sem aquela correria de ficar cobrando um por um. E o melhor? Tanto você quanto seus alunos sabem exatamente quanto vão gastar, o que deixa tudo mais organizado e previsível.

Além disso, os planos recorrentes podem trazer benefícios para os alunos também. Dessa maneira, eles não precisam se preocupar em renovar o plano todo mês ou em lembrar de pagar a mensalidade. Tudo é automático e conveniente, aumentando a satisfação e a fidelidade dos alunos.

Como funciona o pagamento dos planos recorrentes?

mulher entrando na academia via QR Code
Simplificar o processo de pagamento dos alunos é tendência entre as academias e espaços fitness

Então, vamos supor que você decidiu implementar os planos recorrentes na sua academia, mas está em dúvida de como funciona essa história toda de pagamento. Calma, calma… A gente deixa bem explicado!

No pagamento dos planos recorrentes, os alunos escolhem o plano que mais se adequa às necessidades e concordam em pagar uma mensalidade fixa. É como a gente fazia quando assinava revistas mensais, lembra? É automático e sem dor de cabeça.

Mas, e se alguém esquecer de pagar ou ficar sem saldo na conta? Bom, é aí que entra a cobrança automática. Você pode configurar para esse sistema de pagamento, que tenta novamente o débito algumas vezes até que a transação seja aprovada. 

Se algum aluno optar depois pelo cancelamento, ele pode fazer isso a qualquer momento, sem burocracia, basta entrar em contato com a sua academia e fazer a solicitação. Nesse momento, você pode oferecer algum desconto, adicionais exclusivos que sua unidade pode ter ou outras opções para reverter a situação.

Para complementar, também é possível criar os seguintes tipos de plano, como trimestral, semestral ou anual. Nesse modelo, o aluno aceita o valor fixo ao mês e tem um prazo em que o plano se encerra, podendo ser feita a renovação ou não. 

Quais os benefícios dos planos recorrentes para sua academia?

Você já se perguntou como os planos recorrentes podem realmente beneficiar a sua academia? Bem, prepare-se para descobrir! Essa estratégia tem uma série de benefícios e listamos algumas delas abaixo. Vamos conferir?

Estabilidade financeira

Uma das principais vantagens de implementar a cobrança recorrente é que ela oferece uma fonte de receita estável para sua academia. 

Você não precisa mais se preocupar com variações de valores ou inadimplências dos alunos. Dessa maneira, é possível prever melhor suas finanças, dando tranquilidade para investir no crescimento do seu negócio.

Fidelização dos alunos

Ao oferecer planos recorrentes, você impulsiona a fidelidade dos seus alunos, já que quem opta por pagar um plano por certo período, geralmente está mais propenso a permanecer comprometido com sua academia a longo prazo. 

Dessa maneira, o espaço consegue manter um bom fluxo de visitas, tornando os alunos presenças regulares na sua unidade.

Gerenciamento facilitado

Não é novidade que gerir um espaço com diversos clientes não é nada fácil. No entanto, os planos recorrentes podem ser uma maneira de simplificar esse processo.

Com o pagamento recorrente, você economiza tempo e energia em tarefas administrativas e no fluxo financeiro, permitindo concentrar esforços em outras áreas do seu negócio.

Oportunidade de upselling

Implementar esse modelo de negócio também abre portas para os alunos aumentarem o nível do plano, movimentando ainda mais o caixa da sua academia.

Você pode oferecer upgrades, aulas extras, serviços exclusivos, produtos da sua marca e entre outras vantagens. Isso não apenas aumenta a receita, mas também melhora a experiência do aluno, deixando sua academia ainda mais em evidência.

Redução da rotatividade

A rotatividade de alunos pode ser um grande desafio para as academias, no entanto, oferecer planos recorrentes podem ajudar a reduzir esse problema, uma vez que cada pessoa que realiza uma assinatura fica comprometida financeiramente por um período.

A gente sempre ouve aquela frase que sempre é no bolso onde dói mais… Então, nada mais exemplifica isso do que se comprometer em um plano de assinatura.

Quais são os tipos de planos recorrentes?

pagando a mensalidade da academia
É importante estar atento às diferentes maneiras de pagamento e proporcionar facilidade aos alunos

Se você está pensando em implementar planos recorrentes em sua academia, é importante entender os diferentes tipos disponíveis e como eles funcionam. Vamos explorar os principais e como cada um pode beneficiar o seu negócio. Confira abaixo:

Pagamento via boleto bancário

O pagamento via boleto bancário é uma das opções para academias que desejam oferecer flexibilidade aos seus alunos. Com essa modalidade, os alunos recebem um boleto para pagamento por e-mail ou WhatsApp. Dessa maneira, eles têm a liberdade de pagar o documento em qualquer banco ou até mesmo on-line, utilizando o aplicativo.

Pagamento por cartão de crédito

O pagamento via cartão de crédito é uma escolha conveniente e muito utilizada pelas academias. Nesse método, os alunos fornecem seus dados de cartão de crédito uma vez e a cobrança é automaticamente debitada na fatura, no mesmo dia, a cada mês. 

Integração com plataforma de pagamento

Existem diversas plataformas disponíveis que oferecem recursos como cobrança automática, gestão de assinaturas e relatórios detalhados. Ao escolher uma plataforma, certifique-se de que ela seja compatível com os meios de pagamento preferidos pelos seus alunos e proporcione facilidade no uso.

Outros meios de pagamento

É importante oferecer às pessoas que visitam sua unidade uma variedade de opções de pagamento para os planos recorrentes. Além de boletos bancários e cartões de crédito, considere integrar outras formas de pagamento, como débito automático em conta, carteiras digitais ou até mesmo pagamento via PIX.

Em resumo, os tipos de planos recorrentes variam de acordo com os meios de pagamento e a plataforma de gestão utilizada. Seja qual for a opção escolhida, lembre-se que o objetivo é oferecer flexibilidade aos seus alunos, ao mesmo tempo em que simplifica o processo de cobrança para a sua academia.

4 dicas para implementar os planos recorrentes

Chegou até aqui e se interessou em implementar o sistema de planos recorrentes na sua unidade? Confira algumas dicas que separamos para tornar isso realidade de maneira simples e descomplicada.

1 – Analise seu fluxo de caixa

Antes de mais nada, é importante entender a saúde financeira da sua academia. Separe um tempo e analise quanto dinheiro entra e sai nos diferentes meses e períodos para identificar quanto você pode esperar de receita com os planos recorrentes.

2 – Escolha o modelo de plano recorrente

Agora, é hora de criar os seus planos. Pense nas diferentes opções que você pode oferecer aos seus clientes, como planos mensais, trimestrais ou anuais, e quais serviços estarão incluídos em cada um deles.

3  – Integre uma plataforma de pagamento

Para facilitar a gestão dos pagamentos, você precisará de uma plataforma que ofereça suporte aos pagamentos. Existem várias opções disponíveis no mercado, então faça uma pesquisa e escolha aquela que melhor atende às suas necessidades.

4 – Comunique os alunos

Assim que os seus planos estiverem prontos, é o momento de informar os alunos sobre a transição desse modelo de pagamento. É importante explicar os benefícios do plano recorrente e como isso vai facilitar a vida deles no dia a dia.

Geralmente, implementar planos recorrentes na sua academia pode parecer um desafio no início, mas com o passo a passo certo, você pode tornar esse processo mais simples.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas. Aproveite para ler outros textos sobre academia e espaços fitness em nosso blog!