Seja academia ou estúdio fitness, independente de qual seja a modalidade oferecida na sua unidade, é muito importante fazer uma boa gestão para que o seu negócio se desenvolva e, consequentemente, lucre mais. No entanto, alguns erros de gestão podem acontecer e impedir o seu crescimento no mercado fitness.

erros de gestão
Será que você já cometeu algum erro de gestão na sua academia? Saiba mais!

Pensando nisso, para te ajudar a evitar/prevenir de uma vez por todas alguns problemas comuns na sua gestão de academia, nós responderemos as seguintes dúvidas sobre o assunto:

Ficou curioso(a) e quer alavancar o seu negócio corrigindo os erros mais comuns? Continue a leitura com a gente!

Por que os erros de gestão de academia acontecem?

Considerando o crescimento do mercado fitness no Brasil, muitos empresários vêm investindo em espaços voltados à atividade física para atrair novos clientes e, consequentemente, lucrar neste nicho que só tende a crescer cada vez mais. 

No entanto, mesmo com esse crescimento e o aumento dos espaços que oferecem cuidados com a saúde física, é preciso que os donos de academias se especializem e entendam mais sobre este mercado. Caso contrário, será apenas mais um espaço aberto, né?

Sem contar que abrir uma academia exige muito esforço, ou seja, não basta apenas ter um local bem estruturado, os melhores equipamentos do mercado e profissionais capacitados, é preciso, acima de tudo, saber gerenciar o próprio negócio. 

Falando em gerenciar o próprio negócio, os erros de gestão de academia acontecem a partir do gerenciamento e, normalmente, antes mesmo de abrir o espaço fitness, sendo o principal problema a falta de planejamento, tanto a curto quanto a longo prazo.

Isso acontece porque muitos empresários, principalmente aqueles com pouca experiência ou que estão iniciando no mercado fitness, enxergam abrir uma academia como um simples negócio e, em muitos casos, como algo fácil de ser administrado, sendo que, na verdade, existe muita burocracia e cuidados por trás de todo funcionamento para manter as portas abertas. 

Por isso, se você deseja que o seu negócio fitness prospere, nós temos uma boa notícia para te contar: a seguir, vamos explicar os principais erros para não cometê-los na sua gestão. 

5 erros de gestão mais comuns nas academias

homem olhando os equipamentos
Quer alavancar o seu negócio fitness? Confira os principais erros de gestão!

Será que você já cometeu alguns erros de gestão na sua academia ou estúdio fitness? De uma coisa nós temos certeza, é possível corrigir alguns e começar, a partir de hoje, fazer o seu negócio crescer cada vez mais. 

Vamos lá?

1 – Não estudar o mercado fitness

O mercado fitness vem crescendo muito de alguns anos para cá. Afinal, as pessoas têm se preocupado cada vez mais com os cuidados relacionados à saúde física e mental, uma vez que uma coisa está ligada a outra. Por isso, o número de academias e estúdios fitness no Brasil aumentou e, para os próximos meses e anos, a tendência é crescer cada vez mais. 

Por isso, seja antes de abrir uma academia ou após a inauguração, é preciso acompanhar o mercado, ou seja, estudar e ver o que está acontecendo de novo ou até mesmo o que não está dando certo, sendo uma oportunidade de aplicar no gerenciamento do seu negócio. 

Além disso, é importante se atentar a três pontos: cliente, concorrência e fornecedores. Caso você esteja pensando “o que isso tem a ver com estudar o mercado”, saiba que isso também é importante, uma vez que são três pilares importantes para que o seu negócio se desenvolva e cresça.

Por isso, estude sempre sobre o mercado, participe de eventos fitness e esteja disposto a conhecer o seu público, tanto alunos quanto parceiros. 

2 – Investir em equipamentos muito caros

Geralmente, muitos alunos estão em busca de academias com bons equipamentos, mas isso não significa que você precisará investir, logo de cara, em uma estrutura muito cara. 

É possível montar um espaço fitness com equipamentos de qualidade e com preços mais em conta, justamente para atender a demanda dos seus alunos. Afinal, se você investir muito dinheiro, é difícil ter a garantia de retorno financeiro a curto. 

Mas atenção: antes de comprar qualquer equipamento, estude o seu público. Dependendo de onde for a localização e as condições financeiras, isso poderá ser um fator de grande relevância na hora de equipar sua academia. Lembrando que isso não quer dizer que se for uma academia de bairro ela precisa ser inferior, pelo contrário, significa saber ponderar o que cada tipo de aluno busca. 

3 – Precificar errado 

Quanto vale o serviço oferecido pela sua academia? Precificar pode ser muito difícil, afinal, ser competitivo em relação à concorrência e não ficar atrás são duas coisas que podem tirar o sono de muitos donos de academia. 

Por isso, é importante identificar o seu público, fazer uma análise da concorrência (principais produtos e serviços ou tabelas de preços), ter em mente todos os gastos fixos e variáveis e, por último, o número de alunos que vão frequentar a sua unidade. 

Além disso, buscar a ajuda de um consultor financeiro pode ser essencial nesse começo, uma vez que muitas outras coisas precisam ser decididas, né?

4 – Misturar as finanças pessoais com as da academia ou vice-versa

Quantas vezes você já usou algum dinheiro pessoal para comprar um equipamento novo, contratar um colaborador ou qualquer outra coisa que envolva suas finanças? Caso já tenha feito isso, saiba que isso não pode acontecer, principalmente se desejar ter saúde financeira.

É importante que todo o valor gasto seja da sua academia. Ao usar suas finanças pessoais, os gastos serão maiores, sendo difícil fazer o controle do fluxo de caixa para saber o que é faturamento ou não. 

Além disso, tenha um salário de dono, combinado? Dessa forma, você não usará mais as próprias economias ou o dinheiro retirado da sua empresa com gastos pessoais. Afinal, o dinheiro da sua academia não é seu, mas do seu negócio. 

5 – Parar no tempo 

Se você ainda pensa em abrir uma academia ou já tem um espaço fitness, nós temos um segredo para te contar: não lucra quem para no tempo

É importante acompanhar as principais tendências, serviços e modalidades que estão sendo oferecidas e, é claro, buscadas pelos alunos. Quando o negócio para de inovar, essa atitude dá margem para que os clientes procurem espaços que ofereçam o que estão buscando, impactando nos lucros. 

Sendo assim, nada de entrar no comodismo, busque sempre soluções inovadoras para alavancar cada vez mais o seu negócio fitness. 

A seguir, nós vamos listar alguns outros erros comuns na hora de fazer a gestão de academia:

  • Não investir em marketing;
  • Não negociar com fornecedores;
  • Não ter programas de fidelização;
  • Não ter pacotes de planos ou serviços;
  • Não otimizar os processos internos com tecnologia.

Será que você possui algum desses erros de gestão na sua academia? Caso a resposta tenha sido positiva, é hora dar um passo para trás e correr atrás do prejuízo, visando melhorar cada vez mais o seu negócio.