Foi-se o tempo onde as redes sociais eram vistas somente para postar fotos da rotina, sabia? Com o avanço tecnológico e as novas atualizações de recursos nas plataformas, como Instagram, YouTube e/ou TikTok, é possível fazer um excelente marketing para academia e, consequentemente, criar um relacionamento ainda mais acolhedor e próximo com todos os seus alunos.

Marketing para academia
Quer atrair mais alunos e aumentar o lucro da sua academia? O marketing para academia pode ser a solução!

Além de melhorar o relacionamento com os seus alunos, é uma ótima maneira de compartilhar todos os produtos e serviços oferecidos na sua unidade, desde roupas e acessórios até novos equipamentos, promoções para atração de novos clientes e/ou divulgação das modalidades para que todos possam conhecer o espaço.

Portanto, se você ainda não sabe o que fazer de diferente nas redes sociais da sua academia, nós vamos te ajudar! 

Qual a importância do marketing para academia?

Homem mexendo no celular
Ao publicar conteúdos nas redes sociais, seus alunos se sentem mais próximos e engajados. Saiba mais!

Seja academia de musculação, crossfit ou qualquer outra modalidade, independente do segmento da sua unidade, o marketing para academia é uma ótima opção para quem deseja atrair novos alunos, independente de onde ele estiver.

Por isso, se você ainda não aderiu às tecnologias e às redes sociais, saiba que, provavelmente, os seus concorrentes já estão conectados e se sobressaindo em relação ao seu negócio. Afinal, é muito difícil encontrar uma pessoa que não esteja conectada durante a rotina, mesmo que por poucos minutos. 

Quer que a sua academia seja vista por muitas pessoas, independente dos alunos já matriculados? É preciso estar presente nas redes sociais. Fora a visibilidade, essa é uma ótima estratégia para aumentar o lucro ou melhorar todos os resultados financeiros.  

Mas, afinal, como fazer isso na prática? Baixe as mídias onde todos os seus alunos estão e compartilhe assuntos sobre saúde e bem-estar por meio de conteúdos criativos e informativos. Vídeos curtos ensinando algum exercício? Também é uma ótima opção para criar mobilizações ou até mesmo desafios saudáveis entre todos os alunos.

Ah! Independente de qual seja a sua forma de impactar seus alunos e futuros clientes, tanto visual quanto textual, para que o engajamento aconteça, o tratamento precisa ser totalmente humanizado para que os resultados sejam impactados de forma positiva. 

Que tal aprender a fazer tudo isso o que falamos na prática? Confira algumas dicas do que publicar nas redes sociais de forma inteligente e assertiva.  

Marketing para academia: 8 ideias para postar nas redes sociais

Mulher gravando um exercício
Ao compartilhar vídeos de exercícios nas redes sociais, você pode ajudar a tirar dúvidas e melhorar o desempenho dos alunos

Agora que você sabe qual é a importância do marketing para academia, que tal ter algumas sugestões de posts e/ou vídeos para publicar nas suas redes sociais? Essa é a hora de aumentar a visibilidade da sua unidade, criar conexão com o seu público, melhorar o posicionamento em relação ao mercado fitness e lucrar ainda mais!

Para te ajudar a montar o seu próprio calendário de mídias de conteúdo, trouxemos algumas ideias essenciais para qualquer academia. Vamos lá?!

1 – Divulgue datas comemorativas do segmento fitness e da área da saúde

Embora pareça bobagem divulgar datas comemorativas, é uma ótima maneira de estreitar laços e, consequentemente, promover ações em prol delas por meio de dicas ou até mesmo orientações de algum profissional sobre aquela determinada data comemorativa. 

Para te ajudar com essas datas, separamos algumas que não podem faltar no seu calendário: 

  • 10 de fevereiro — Dia do Atleta Profissional;
  • 19 de fevereiro — Dia do Esportista;
  • 31 de março — Dia Nacional da Saúde e Nutrição;
  • 7 de abril — Dia Mundial da Saúde;
  • 6 de abril — Dia Mundial da Atividade Física;
  • 5 de agosto — Dia Nacional da Saúde;
  • 8 de agosto — Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol;
  • 20 de agosto — Dia do Amigo;
  • 31 de agosto — Dia do Nutricionista;
  • 1 de setembro — Dia do Profissional de Educação Física;
  • 29 de setembro — Dia Mundial do Coração;
  • 10 de outubro — Dia Internacional da Saúde Mental;
  • 16 de outubro — Dia Mundial da Alimentação;
  • E muito mais!

Além dessas datas, é possível trabalhar algumas outras para promover o cuidado e a conscientização: 

  • Junho — Mês do Orgulho LGBTQIAP+;
  • Setembro Amarelo — Mês de Prevenção ao Suicídio;
  • Setembro Azul — Mês de Visibilidade da Comunidade Surda;
  • Outubro Rosa — Mês de Prevenção ao Câncer de Mama;
  • Novembro Azul — Mês Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

2 – Ensine receitas e dê dicas de alimentação

Devido à correria da rotina, algumas pessoas não conseguem se dedicar totalmente às refeições, sendo que são fundamentais para o desenvolvimento muscular e para alcançar os objetivos, seja ganho de massa muscular, emagrecimento saudável ou qualquer outra meta. 

Por isso, convide nutricionistas para sugerir ideias de receitas fáceis e práticas que podem ser feitas logo pela manhã. Além disso, compartilhe dicas nutricionais e fale sobre a importância do acompanhamento profissional.

Dietas malucas? Jamais! Lembre sempre a importância de uma alimentação saudável e, ao mesmo tempo, explique que não tem problema consumir um doce ou qualquer outro alimento que sinta vontade de comer. 

3 – Compartilhe vídeos de exercícios

Às vezes, por falta de tempo ou qualquer outro motivo, algumas pessoas acabam faltando aos treinos na academia. Incentivar a prática da atividade física em casa ou na sua unidade pode ser uma ótima maneira de promover mais saúde e bem-estar.

Por isso, que tal gravar vídeos curtos com um profissional de educação física da sua academia? Ele pode ensinar alguns exercícios fáceis para fazer em casa ou até mesmo no seu espaço. 

Outra ideia que pode ajudar bastante os seus alunos são os vídeos curtos ensinando alguma técnica que é feita em algum equipamento e que muitas pessoas acabam errando na hora do treino. É uma ótima maneira de trazer informação e ensinar como corrigir um erro que pode ser comum.

4 – Crie desafios para promover mais saúde 

Mulher mexendo no celular
Os desafios de treinos podem ser uma excelente estratégia para engajar todos os alunos nas redes sociais. Confira!

Quer movimentar as suas redes sociais, principalmente o Instagram e o TikTok? Experimente alguns desafios para fazer todo mundo se mexer e promover mais saúde. 

Uma ideia que gera bastante engajamento são os desafios de perna, que ajudam a fortalecer todos os músculos dos membros inferiores, e/ou exercícios para os braços. Confira algumas ideias:

  • Desafio do burpee;
  • Desafio das flexões;
  • Desafio do alongamento;
  • Desafio do agachamento;
  • Desafio da corrida matinal;
  • Desafio do abdominal crunch;
  • E muito mais! 

5 – Compartilhe depoimento de alunos 

Se o objetivo é atrair novos alunos para a academia, os depoimentos de alunos antigos podem ser uma ótima forma de fortalecer a sua marca.

Por isso, convide os alunos mais antigos ou aqueles que frequentam diariamente a sua unidade para dar um depoimento. Em seguida, grave um vídeo deles dando uma declaração sobre o que acham da unidade, dos professores, dos exercícios e tudo aquilo que for legal para compartilhar. Por último, divulgue os conteúdos nas redes sociais para divulgar. 

6 – Ofereça promoções nos produtos fitness

A sua unidade vende produtos fitness ou possui uma lanchonete com alimentos saudáveis? Faça promoções para atrair seus alunos e, consequentemente, aumentar o lucro da sua unidade.

Sua academia não tem as duas opções anteriores? Sem problema! Faça promoções de pacote trimestrais ou anuais. Além disso, ofereça desconto na inclusão de outras modalidades no plano. 

Se preferir, faça uma promoção para quem trazer um amigo ou familiar para treinar junto, sendo uma opção bastante inteligente para fidelizar o aluno que já frequenta a academia, trazendo novos clientes.

Para fazer isso, divulgue todas as promoções nas suas redes sociais. Pode ser uma arte estática ou animada ou um vídeo explicando as regras para participar. 

7 – Compartilhe fotos/vídeos das aulas 

Se a sua unidade oferecer diferentes aulas ao longo do dia, registre esse momento e compartilhe nas suas redes sociais. Ao fazer isso, você permite que seus alunos possam interagir nos comentários. 

Além disso, é uma ótima ação de marketing para divulgar o espaço, pois permite que todos compartilhem com outros amigos e/ou familiares, aumentando a visibilidade para o seu negócio e alcançando outras pessoas que não conhecem as aulas e o espaço. 

8 – Divulgue as modalidades da academia

Fora a musculação, a sua unidade oferece outras modalidades para os alunos?

Atualmente, são muitas as opções de modalidades nas academias: yoga, pilates, zumba, crossfit, artes marciais, entre outros. Por isso, comece a falar hoje mesmo de todas elas, seja por vídeo ou imagem, é importante apresentar outras opções de atividades físicas que estão disponíveis no seu espaço.

Viu como pode ser fácil fazer marketing para academia? O segredo está na maneira como você usa as suas redes sociais e quais conteúdos estão sendo publicados para chamar a atenção de todos os seus alunos. Por isso, comece hoje mesmo a colocar em prática as nossas dicas e tenha sucesso no seu negócio!