Por trás de uma grande empresa existem grandes colaboradores! Por isso, é muito importante estabelecer estratégias de atração e retenção de talentos para não perder de vista profissionais que fazem a diferença no mercado.

atração e retenção de talentos
É possível atrair e reter talentos por meio da experiência do colaborador. Saiba mais!

Existe até mesmo um termo técnico para isso: employee experience, a experiência do colaborador na empresa. Isso significa que desde o momento da entrevista para fazer parte da empresa até a sua possível saída, a experiência do candidato/colaborador precisa ser a melhor possível.   

Estratégias de atração e retenção de talentos: qual a importância?

Homem entrevistando candidata
Boas empresas atraem excelentes profissionais. Confira!

Quando uma empresa se mostra um bom lugar para trabalhar, é natural que os olhares dos melhores profissionais se voltem para ela. Isso porque as pessoas mais bem qualificadas costumam ser mais exigentes com relação às vagas, aos valores da empresa e ao fit cultural

Ao mesmo tempo, para quem está chegando ao mercado, aquela marca empregadora não é só um objetivo profissional, como crescimento de carreira e/ou excelente salário, ela é um sonho.

Consequentemente, pessoas dedicadas a encarar esse desafio buscam se especializar, qualificar ainda mais suas competências e melhorar o currículo para fazer parte da organização. 

Com bons profissionais dedicados ao crescimento da empresa, é possível ter times engajados, ótima performance e baixa rotatividade no quadro de funcionários, além de torná-la mais forte e competitiva em seu mercado de atuação. 

Como investir na atração e retenção de talentos?

Existem diversas estratégias que podem ser aplicadas para a atração e retenção de talentos desde os processos seletivos. 

Remuneração justa, suporte dentro e fora do ambiente de trabalho e alinhamento da cultura organizacional são apenas alguns dos exemplos de investimento em talentos. 

O cargo não importa: todos os profissionais buscam trabalhar em lugares que os façam sentir valorizados.

6 estratégias de atração e retenção de talentos

Mulher recebendo feedback
O feedback ajuda a promover a melhora do clima organizacional. Confira algumas estratégias para colocar em prática na sua empresa!

Nós separamos as melhores estratégias de atração e retenção de talentos para o time de recrutamento e RH aplicarem na sua empresa a partir de agora! Vamos conferir quais são elas? 

1 – Valorize seus talentos

Valorização profissional é um conceito bastante amplo e pode ser trabalhado de diversas formas, sabia? 

A mais comum é a boa remuneração. Ter um salário à altura de um mercado competitivo é um grande passo, principalmente quando combinado às outras estratégias. Além disso, as bonificações e a possibilidade de aumento salarial também fazem parte disso. 

Outra demonstração de valorização do trabalho é estabelecer metas reais e comemorar essas conquistas. Esses momentos vão fazer com que o colaborador pense cada vez mais alto! Ele se sentirá motivado a inovar, ser mais autêntico e mais original. 

O mais interessante é que um profissional valorizado se torna um porta-voz da empresa! Ele faz uma boa avaliação nas redes sociais, fala bem para os amigos e ajuda a disseminar essa boa impressão.

2 – Promova um clima organizacional saudável

As pessoas passam boa parte de seus dias trabalhando e na companhia de seus colegas de trabalho. Por isso, é muito importante que esse ambiente seja acolhedor, diverso e leve.

Os feedbacks são indispensáveis para alinhar as expectativas do time, evitar conflitos e aproximar ainda mais líderes e liderados.

Os colaboradores devem se sentir livres para serem quem são e para falar o que pensam, dando sugestões, dicas e até mesmo críticas construtivas, visando a melhoria dos relacionamentos e processos.

Esse clima ainda pode ser melhorado com happy hours, eventos corporativos para integrar os times, conversas sobre assuntos além do trabalho, momentos de descontração, entre outros.

3 – Inclua programas de desenvolvimento 

Quando alguém se candidata para uma vaga ou é contratado, é claro que essa pessoa pensa no trabalho a longo prazo (ninguém entra em uma empresa pensando em ser demitido, não é mesmo?). 

Esse planejamento inclui estabilidade, um plano de carreira sólido, bom relacionamento com o time e com as lideranças, entre outros fatores. 

Empresas que investem em programas de desenvolvimento e crescimento são muito bem vistas no mercado. Dessa forma, com uma visão de futuro, os colaboradores são incentivados a terem metas e objetivos de vida, como comprar um carro, uma casa, pagar uma boa escola para os filhos… 

Nada melhor do que trabalhar com boas perspectivas, não é mesmo? 

4 – Permita a flexibilidade no trabalho

Com o fortalecimento do home office, uma das exigências dos profissionais no mercado é a flexibilidade de quando e onde trabalhar.

A liberdade de horários para entrada e saída, por exemplo, é essencial para que os colaboradores possam se dedicar a outras tarefas ao longo do dia, em horários diversos.

A possibilidade do trabalho híbrido ou remoto também é positiva: acabar com o cansaço do transporte público ou do trânsito, trabalhar no conforto de casa e/ou poder acompanhar o crescimento dos filhos são fatores que pesam muito na rotina. 

5 – Ofereça benefícios focados na saúde e bem-estar

Se importar com a saúde física e mental do colaborador faz com que ele se sinta valorizado para além do que faz na rotina corporativa. 

Além disso, esses benefícios fogem do habitual e são vistos como mais um diferencial importante para o funcionário permanecer na empresa.

A TotalPass entende muito bem disso! Comprovadamente, o benefício promove redução de custos médicos, maior qualidade de vida e aumento da produtividade, gerando bons resultados. 

6 – Humanize as relações na empresa

Um profissional bem qualificado não quer ser visto apenas como um número na empresa. Além de tudo o que já pontuamos sobre valorização, o sentimento de poder contar com as pessoas no ambiente de trabalho faz a diferença.

Se acontecer um conflito ou problema, os responsáveis devem parar, ouvir, mediar e buscar a melhor solução para que um acontecimento não se torne um fardo.

Uma situação mal resolvida é desanimadora e destrutiva para toda a equipe. Nesses momentos, o diálogo e a clareza devem sempre prevalecer. 

Entre outros!

Existem diversas formas de atrair e reter talentos. Na hora de aplicá-las, é sempre importante lembrar que as pessoas são diferentes e têm expectativas diversas. 

E se engana quem pensa que os colaboradores devem sempre se adaptar ao que o mercado busca. Na verdade, é uma troca: o mercado também deve se manter atualizado para entender quais são os anseios de quem já está estabelecido ou está chegando.

Por isso, é muito importante que as equipes de recrutamento e RH saibam abordar os profissionais e trabalhar a cultura da empresa, por exemplo.

Isso porque o investimento na atração e retenção de talentos é o melhor caminho para encontrar profissionais capacitados e dedicados a crescer com a organização.