O que fazer de diferente para aumentar o lucro de uma academia? Planos mensais, trimestrais ou até mesmo anual é algo que muitos estúdios têm por aí, por isso, é importante pensar em novas estratégias para alavancar ainda mais o seu negócio e, consequentemente, aumentar a renda.

Mulher praticando atividade física na academia
O número de pessoas sedentárias é grande no Brasil. Aprenda como usar isso a favor da sua academia!

Pensando nisso, antes de explicarmos como aumentar o lucro, é preciso entender como está o mercado para as academias em relação à rentabilidade. Será que compensa? Confira mais a seguir!

Devo investir na minha academia?

Tendo em vista os inúmeros problemas relacionados à saúde e ao bem-estar, a procura por academias começou a aumentar, principalmente após a Covid-19. No entanto, segundo alguns dados recentes coletados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil apresenta um número bastante expressivo no que diz respeito ao sedentarismo, totalizando 47% da população.

Homem treinando na academia
A receita das academias vêm aumentando desde 2019. Confira!

Considerando esses dados alarmantes, as academias precisam investir em sua unidade para promover ainda mais saúde e bem-estar, afinal, a prática da atividade física proporciona inúmeros benefícios para o corpo e para a mente. 

No entanto, o mundo fitness tem representado muito bem o público que já pratica atividade física, independente da modalidade escolhida, proporcionando uma fatia muito generosa em relação à economia global, conforme a International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA).

Só no ano de 2019, a receita média anual foi de 8,7% no mundo todo. No entanto, com a chegada de novos serviços, técnicas, equipamentos e produtos para os alunos, que vai desde uma aula nova até vestuário focado na marca, que, segundo a IHRSA, são ações indispensáveis e que podem aumentar o faturamento das academias, é importante apostar em novas soluções. 

Com esse alto crescimento e procura por novas unidades, o que a sua unidade tem feito de diferente para atrair mais alunos e aumentar o lucro? Para te ajudar, apresentaremos algumas dicas para se destacar no mercado fitness e em relação à concorrência.

5 dicas para aumentar o lucro de uma academia

Colocando suplemento após o treino
A venda de suplementos é uma ótima maneira de aumentar o lucro da academia. Saiba mais!

O lucro de uma academia é muito importante, né? Por isso, além de apostar na decoração e em estratégias de marketing, é preciso ter disciplina e muita disposição para fazer acontecer, afinal, é um trabalho de formiguinha para que tudo saia perfeito. 

A seguir, confira algumas dicas que separamos para você colocar em prática a partir de hoje:

1 – Aposte em vestuários com o logo da academia

Nada melhor do que ter alunos que vestem a camisa do seu negócio (literalmente), né? 

Segundo o site ES Brasil, a moda fitness representa 20% da economia de muitas academias que investem neste segmento. Ou seja, isso só mostra a importância de incluir vestiários fitness nas unidades e aumentar o lucro.

Pensando nisso, disponibilizar um espaço com opções de peças de roupas, como regatas, t-shirts, legging, bermudas, meias de cano médio, toalha e até mesmo garrafas personalizadas são algumas das muitas opções para aumentar o lucro e, consequentemente, promover a sua unidade.

2 – Inclua uma lanchonete fitness 

Pode parecer bobagem para alguns donos de academias, mas é um espaço que lucra bastante, pois está relacionado à alimentação saudável para o pré-treino e o pós-treino, sendo uma excelente maneira de melhorar ainda mais o desempenho do aluno em relação ao treino.  

Conforme a Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), o mercado voltado para a nutrição esportiva e fitness vem crescendo a cada ano, onde seu destaque maior foi no ano 2019, com projeção de 20% de aumento até 2024.

Pensando nisso, nada melhor do que investir em pratos saudáveis e saborosos, bem como bebidas, que podem ser comprados pelos alunos antes e após a prática de alguma atividade física.  

3 – Invista em outras modalidades 

Foi-se o tempo em que academia só tinha musculação como modalidade, né? Afinal, com a chegada de novos concorrentes no mercado fitness, é preciso apostar em modalidades que fujam do tradicional que todos estão acostumados e implementar: FitDance, zumba, artes marciais, jump e muito mais! 

Além disso, busque os melhores profissionais e, a partir disso, comece a divulgar os serviços por meio de algumas estratégias de marketing, relacionado-se nas mídias sociais, publicando vídeos e apostando em novos eventos.

4 – Venda produtos fitness

A venda de produtos fitness, como suplementos, creatina e até mesmo barrinhas de cereais são excelentes maneiras de lucrar na sua unidade. 

Conforme um dado levantado pela Abenutri, dos mais de 60 milhões de pessoas que praticam alguma modalidade de atividade física, 10% consomem suplementos para complementar a alimentação. Ou seja, é mais uma estratégia que pode ser colocada em prática na sua academia e, consequentemente, atrair ainda mais público.

Está na dúvida sobre a regulamentação de suplementos alimentares? Não fique! A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) regulamentou o acesso das academias a esses produtos, por isso, é preciso sempre apostar em marcas confiáveis para oferecer qualidade. 

Veja alguns mitos e verdades sobre suplementos em nosso vídeo:

5 – Seja um parceiro da TotalPass

A TotalPass é um benefício que pode te ajudar a atrair novos alunos, bem como garantir renda extra, aumentar a visibilidade para que mais pessoas conheçam a sua unidade e, por último, mas não menos importante, não possui contrato de exclusividade. 

Dica bônus: muitos alunos não têm condição de pagar por atendimento nutricional, por isso, por que não promover consultas com preços mais acessíveis? Além de aumentar a renda da academia, todos se sentirão satisfeitos em relação aos resultados.

Com essas dicas, pode ser ainda mais fácil aumentar o lucro de uma academia. Lembre-se: trabalhar com o público requer oferecer o novo para estar à frente da concorrência.