Qual a relação da organização com a sensação de bem-estar? Pode parecer que não, mas ambas as ações andam lado a lado na vida daquelas pessoas que desejam melhorar a qualidade de vida e reduzir os sintomas de estresse e/ou ansiedade.

Mulher organizando as prateleiras
A organização pode estar atrelada às tarefas de casa, do trabalho e da vida pessoal

Pensando nisso, para ajudar você a entender sobre a ligação entre elas, confira quais assuntos vamos abordar neste artigo:

  • Você é uma pessoa organizada?
  • Qual a relação da organização com o bem-estar?
  • Os 5s da organização.

Você é uma pessoa organizada?

Homem organizando as coisas no trabalho
No trabalho, a desorganização pode acontecer devido à preocupação excessiva e/ou falta de atenção. Confira!

Nem sempre conseguimos ser organizados, né? Afinal, organização pode estar relacionada à maneira como as suas ações estão atreladas aos hábitos e às tarefas do dia a dia, como, por exemplo, em casa, no trabalho e/ou até mesmo na vida pessoal.

Além disso, pode estar ligada a maneira como você ou as demais pessoas controlam e coordenam as suas coisas e atividades, tudo isso com o intuito de alcançar algum resultado. Em alguns casos, devido à correria da rotina, algumas pessoas acabam adquirindo a tão famosa “desorganização”. Será que você é assim em casa ou no ambiente de trabalho?

No ambiente de trabalho (presencial ou remoto), por exemplo, a desorganização pode ser representada pela falta de atenção devido à insegurança, perfeição exagerada, positividade tóxica, procrastinação, preocupação excessiva ou até mesmo por algum valor sentimental adquirido ao longo da vida.  

Sendo assim, para melhorar a sua organização no ambiente de trabalho (ou até mesmo em casa), principalmente no home office, busque listar as tarefas do dia e definir as prioridades. 

Por isso, antes de te ajudar a se tornar uma pessoa mais organizada, é preciso entender qual a relação da organização com o bem-estar. Vamos lá? 

Qual a relação da organização com o bem-estar?

Mulher e homem descansando na organização
A sensação de bem-estar por meio da organização pode promover conforto e tranquilidade. Confira!

Ser organizado pode parecer um tanto complicado, né? Afinal, é natural que cada pessoa seja um pouco desorganizada em relação às tarefas, pois exige atenção, esforço e até mesmo muita disposição. No entanto, essa ação também está relacionada à sensação de bem-estar.

De acordo com a Organização Mundial Saúde (OMS), a saúde é definida como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social”. Porém, é importante lembrar que ela nem sempre está atrelada à saúde física, representada normalmente pelo surgimento de doenças. 

De modo geral, o bem-estar é um conjunto de ações e elementos que tem como objetivo proporcionar para a vida de cada pessoa a sensação de conforto, segurança, tranquilidade e até mesmo satisfação. 

Desse modo, podemos entender que saúde mental está ligada ao estilo e ritmo de vida de cada pessoa, resultando também na maneira como elas estão associadas à organização do dia a dia, principalmente no que diz respeito à sensação de paz e aconchego, tornando o indivíduo mais produtivo e feliz.

Quer um exemplo para entender como funciona na prática? Suponhamos que você está extremamente atrasado para trabalhar, mas não está encontrando a sua pasta com os documentos do cliente, isso porque a sua casa está bagunçada. Automaticamente, diante dessa situação, é estabelecido a sensação de estresse e ansiedade.

No entanto, quando o local está devidamente organizado e de fácil acesso, pode exigir menos esforço e, em seguida, ativar a sensação de bem-estar, tanto no ambiente de trabalho quanto em todos os aspectos da vida. 

Os 5s da organização

Mulher organizando a sua agenda
Os 5s da organização podem ser aplicados na rotina profissional e pessoal. Confira!

Se você chegou até aqui, é porque com certeza já entendeu a importância da organização e bem-estar em relação à qualidade de vida, né? 

Pensando nisso, para te ajudar a combater a desorganização, trouxemos a técnica dos 5s da cultura japonesa, conhecida também como os cinco sensos, que são definidas por cinco palavras que definem a organização.  

1 – Seiri

A palavra seiri vem do senso de utilização, ou seja, essa primeira técnica consiste em selecionar as coisas necessárias e desnecessárias e, em seguida, separá-las e utilizar somente o que está no primeiro grupo. 

Em relação à vida profissional, essa primeira técnica ensina que precisamos nos livrar daquilo que não agrega, pois só traz a sensação de desperdício, o que pode atrapalhar na dinâmica das atividades – não só no trabalho, mas também pode ser aplicada na vida pessoal.

2 – Seiton 

A palavra seiton vem do senso de organização, ou seja, é preciso que cada item seja colocado no seu devido lugar em vários âmbitos da vida, como no trabalho, em casa ou na vida pessoal. 

No ambiente de trabalho, por exemplo, essa técnica ajuda a diminuir o tempo para encontrar determinada coisa, bem como reduzir atrasos ou até mesmo imprevistos. Em casa, facilita a comunicação visual, pois deixa visível os objetos de comum acesso e garante a sensação de amplitude. 

3 – Seiso 

A palavra seiso vem do senso de limpeza, afinal, quem não gosta de um ambiente limpinho, cheiroso e aconchegante, né? 

Esse conceito afirma o respeito em relação aos ambientes onde a pessoa costuma estar, por isso é importante cuidar e melhorar a limpeza do local para aumentar a sensação de bem-estar.

4 – Seiketsu

A palavra seiketsu tem como finalidade o senso de higiene, representada pela maneira como cada pessoa está ligada às normas e padrões de organização e limpeza de qualquer ambiente, tanto em casa quanto no trabalho. 

Quando limpamos um determinado local, removendo todas as sujeiras, é possível diminuir a sensação de estresse e, consequentemente, promover o bem-estar, o equilíbrio e a paz de espírito em relação às pessoas à sua volta e na própria vida. 

5 – Shitsuke

A palavra shitsuke vem com o senso de que todas as pessoas podem ajudar por meio da colaboração. Dessa forma, é possível tornar qualquer organização mais eficaz e rápida e, consequentemente, permitir que outras pessoas possam oferecer visão de melhorias.

Agora que você sabe a importância da organização na promoção da saúde e bem-estar, que tal colocar hoje mesmo em prática essas dicas? Desejamos a você uma rotina cada vez mais leve, organizada e agradável!