Independente do tamanho da unidade que você treina, seja de pequeno, médio ou grande porte, é importante apostar nos melhores acessórios para academia, né? Além de garantir mais qualidade no treino, eles desempenham um importante papel na hora de praticar alguma modalidade ou exercício físico, seja para higiene, seja para desempenho.

Mulher arrumando a bolsa para ir treinar.
O que levar para a academia e quais itens são indicados para treinar em casa? Saiba mais!

Pensando nisso, será que a sua mochila ou bolsa está com os equipamentos necessários para praticar algum exercício físico? O que será que não pode faltar na sua rotina de treinos?

Confira quais pontos vamos abordar neste artigo: 

  • Por que é importante apostar em acessórios para academia?
  • Quais acessórios não posso deixar de levar para treinar?
  • 5 acessórios para treinar em casa.

Por que é importante apostar em acessórios para academia?

Bolsa com itens para academia
Alguns acessórios são essenciais na hora do treino. Saiba mais!

Se você é um aluno de primeira viagem (ou não), saiba que o mundo fitness é recheado de acessórios e muitos deles são indicados justamente para melhorar o seu desempenho em relação ao treino. Mas, afinal, por que eles são tão importantes?

Os acessórios para academia são vistos com muitos olhares, desde questão estética, saúde, bem-estar até mesmo para aqueles que não dispensam um bom convívio social, afinal, alguns itens chamam atenção, né? 

A verdade é que treinar faz bem para a saúde. No entanto, a prática correta e o uso de alguns acessórios podem ajudar a melhorar ainda mais o seu desempenho em relação às séries e aos treinos, evitando problemas de saúde, como lesões

Por isso, ao escolher alguns acessórios, independente da sua experiência com o exercício físico ou modalidade escolhida, é de extrema importância tomar alguns cuidados. Sendo assim, esse primeiro passo começa na hora de comprar alguns itens indispensáveis, como roupa confortável, garrafinha de água e entre outros equipamentos que promovem ainda mais conforto e segurança durante o treino.

Mas, afinal, quais acessórios não posso deixar de levar na academia? Pensando nisso, responderemos a essa dúvida abaixo.

Quais acessórios não posso deixar de levar para treinar?

Mulher arrumando a bolsa para ir treinar
Garrafa de água, bolsa e luvas são apenas alguns dos itens que não podem faltar no seu treino. Confira!

Alguns acessórios precisam acompanhar você na rotina de treino. Pensando nisso, para te ajudar, confira quais são eles e as suas funcionalidades. 

1 – Garrafa de água 

Antes, durante e após o treino é muito importante beber água, afinal, é preciso repor todo o líquido perdido por meio do suor e, consequentemente, evitar a desidratação

Além de evitar inúmeros problemas relacionados à saúde, é importante ter a sua própria garrafinha de água, pois é considerado mais higiênico e prático para todos os momentos durante o treino, evitando que utilize bebedouros — lugar onde as pessoas têm bastante contato.

2 – Tênis

Ao escolher uma modalidade esportiva ou exercício físico, é importante se atentar em relação ao tênis escolhido. Por quê?

Dependendo da modalidade escolhida, ela requer um calçado específico, como, por exemplo, tênis para corrida (amortecimento), futebol (chuteira) ou musculação (com amortecimento ou reto, tudo isso depende do exercício do dia). A escolha errada pode resultar em alguns problemas à saúde, como lesões, dores na coluna ou até mesmo nos pés.

3 – Luvas 

Tem aquelas pessoas que gostam de usar luvas e tem quem prefira treinar sem, mas a verdade é que elas são essenciais para quem deseja evitar algumas lesões, como bolhas ou calos, principalmente para quem pratica exercícios de força (musculação). 

Além disso, as luvas são responsáveis por garantir maior estabilidade ao praticar determinado exercício e, consequentemente, deixar mais confortável na hora de segurar alguns equipamentos, como halteres e/ou barras. 

Por último, ajuda a evitar o contato direto com os equipamentos que todas as pessoas acabam tocando, prevenindo o contágio de algumas doenças por meio de bactérias e vírus.  

4 – Roupas esportivas 

Pode parecer uma dica meio óbvia, mas é sempre importante lembrar, né? Independente da modalidade ou atividade física escolhida, as roupas precisam ser esportivas ou confortáveis para treinar. 

Além disso, ao usar uma roupa mais leve e confortável, você permite a circulação sanguínea e, consequentemente, a melhora no desempenho em relação ao treino. Sendo assim, aposte em bermudas, camisetas, regatas, legging, top, blusas, entre outros. 

5 – Mochila ou bolsa 

Dependendo de como for a sua rotina, às vezes, é preciso levar alguns itens essenciais, como toalha de banho, produtos de higiene pessoal, sapatos e até mesmo a roupa do trabalho. Pensando nisso, é importante ter sempre uma mochila ou uma bolsa espaçosa para carregar estes utensílios. 

5 acessórios para treinar em casa

Mulher enrolando o tapete de yoga
Quer treinar em casa e não sabe quais acessórios usar? Confira a nossa lista com 5 itens!

Dependendo de como for a rotina ou seu estilo de vida, a falta de tempo pode ser um impeditivo para frequentar uma academia. Pensando nisso, é possível também praticar alguns exercícios físicos em casa

No entanto, é preciso escolher alguns acessórios para se exercitar. Afinal, quais itens não podem faltar? Confira algumas opções para manter a boa forma e qualidade de vida: 

1- Corda 

Você brincou de pular corda quando era criança? Se a resposta foi sim, saiba que essa prática também é uma excelente opção para quem deseja treinar em casa. 

Considerada uma atividade aeróbica, ela ajuda a aumentar a sua frequência cardíaca, melhora o condicionamento físico e pode ajudar a queimar bastante caloria. Por isso, ao comprar este acessório, lembre-se de escolher uma opção com boa qualidade em relação ao material e com pegadores confortáveis, afinal, a ideia é garantir o melhor resultado no treino. 

2 – Elásticos para musculação 

Os elásticos para musculação, conhecidos também como faixas de resistência, são excelentes opções devido à versatilidade nos treinos, como, por exemplo, tonificação muscular, funcional e até mesmo reabilitação fisioterapêutica

Indicado para diversos grupos musculares, os elásticos para musculação são bastante usados para quem deseja alcançar bons resultados nas pernas e braços, aumentando a força muscular. Além disso, as cores das faixas podem representar o nível de dificuldade e/ou dimensão – lembrando que isso pode variar de um fabricante para o outro.

3 – Colchonete ou tapete 

Este acessório é indicado para a prática de diversos exercícios onde o corpo está em contato com o chão, como abdominais, flexões e/ou alongamentos. Além disso, são usados para prevenir algumas lesões nos joelhos e cotovelos, além de deixar a coluna melhor posicionada para o treino escolhido. 

4 – Caneleiras 

Se você é uma pessoa que deseja treinar os membros inferiores, as caneleiras são excelentes opções e não podem faltar no dia a dia do seu exercício. Isso porque inúmeros treinos podem ser feitos por meio deste acessório, como pernas, glúteos, panturrilhas, abdutores, adutores, entre outros. 

Por fim, são indicadas também para quem deseja fortalecer a musculatura, aumentar a intensidade nos movimentos e, consequentemente, proporcionar o melhor desenvolvimento dos músculos. 

5 – Halteres 

Não podemos deixar de fora os halteres, né? Tanto para o treino na academia quanto para a prática em casa, estes acessórios não podem ficar de fora da sua lista.

Os halteres são indicados para todas as pessoas que desejam treinar os membros superiores, como tríceps, bíceps, ombros e costas. Além disso, eles proporcionam inúmeros benefícios à saúde, como:

  • Melhora  do desempenho nos treinos;
  • Maior condicionamento físico; 
  • Aumenta a flexibilidade;
  • Ajuda na perda de peso;
  • Aumenta a massa muscular;
  • Promove a coordenação e a estabilidade das articulações.

Viu como é fácil praticar exercícios físicos em casa? Por isso, independente de onde você for treinar, lembre-se de buscar os melhores acessórios para academia. Por último, antes de praticar qualquer treino, busque a orientação de um profissional de educação física para melhorar e entender sobre o assunto e, consequentemente, garantir o maior desempenho.