Assim como o mês do Outubro Rosa, é celebrado anualmente a campanha Novembro Azul – mês de conscientização e combate ao câncer de próstata. Com o intuito de alertar a importância sobre os cuidados e o diagnóstico precoce desta doença, é importante trazer inúmeras ações de prevenção para os colaboradores, né? 

campanha novembro azul homem
Quer promover ações assertivas no mês de conscientização do câncer de próstata? Saiba mais!

Pensando nisso, o que a sua empresa está pensando em fazer para promover ações para a campanha Novembro Azul? Para te ajudar, confira quais tópicos abordaremos ao longo deste artigo:

  • O que é câncer de próstata?
  • Quais os sintomas mais comuns?
  • 4 ações da campanha Novembro Azul para fazer na empresa.

O que é câncer de próstata?

Homem se consultando no médico
Embora a doença esteja mais presente em homens acima de 50 anos, os cuidados precisam começar desde muito cedo

No dia 17 de novembro, é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Segundo o Ministério da Saúde, este tumor é uma doença bastante presente na vida dos homens, principalmente daqueles que não tomam as medidas preventivas, sendo o segundo que mais mata no Brasil, ficando atrás somente do tumor de pulmão. 

Conforme alguns dados levantados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, entre 2019 a 2021, mais de 47 mil homens vieram a óbito devido ao câncer de proposta. Só em 2021, 16.055 morreram por causa desse tumor, número que corresponde a 44 mortes por dia. Dados bastante alarmantes, né? Provando mais uma vez a importância do cuidado com a saúde.

Mas, afinal, o que é o câncer de próstata? De modo geral, este tumor atinge uma glândula que fica localizada na região abaixo da bexiga e no entorno da uretra. Ela tem como função produzir um líquido que faz parte do sêmen, cujo intuito é nutrir e proteger a produção de espermatozoides.

Embora este tipo de câncer seja muito mais comum entre homens a partir dos 50 anos, afinal, o seu tamanho pode evoluir ao passar dos anos, é importante que todos fiquem atentos a qualquer tipo de alteração, como, por exemplo, dificuldade para urinar. 

Entre os principais fatores de risco estão: idade, histórico de câncer na família, sobrepeso e obesidade. Com isso, algumas medidas podem ser tomadas para prevenir a doença, como:

Quais os sintomas mais comuns?

No que diz respeito à fase inicial, este tumor pode não apresentar sintomas, sendo importante realizar exames com frequência. Quando o paciente começa a perceber algo de diferente na próstata, é porque algo está errado, ou seja, o câncer pode estar em fase mais avançada, dificultando a cura do paciente. 

Em relação à fase avançada, os principais sintomas são:

  • Dor nos ossos;
  • Dor ao urinar;
  • Vontade frequente de urinar;
  • Presença de sangue, tanto na urina quanto no sêmen ou em ambos. 

4 ações da campanha Novembro Azul para fazer na empresa

Médico novembro azul consulta
Oferecer clínicas médicas parceiras é uma ótima estratégia para promover o cuidado com a saúde do colaborador. Saiba mais!

Se você chegou até aqui, é porque está na dúvida de como promover ações assertivas no que diz respeito ao cuidado dos seus colaboradores, né? Pensando nisso, trouxemos algumas ações para você fazer uma campanha Novembro Azul de sucesso. 

1 – Promova palestras com profissionais da área da saúde

A desinformação é um dos principais motivos que levam a morte de uma paciente com câncer de próstata, sabia? Uma prática simples pode fazer toda a diferença.

Convide um urologista, profissional extremamente capacitado para responder sobre qualquer assunto voltado para a saúde do homem. Com a ajuda dele, é possível oferecer palestras de conscientização, mostrando os fatores de risco e a importância de realizar os exames com frequência em prol da saúde e do bem-estar

Ao trazer um profissional da área da saúde, seus colaboradores poderão tirar as principais dúvidas sobre essa doença, desmitificar o que falam por aí sobre o câncer e, consequentemente, quebrar alguns tabus a respeito do assunto. 

2 – Ofereça benefícios voltados para a saúde e bem-estar

A sua empresa oferece auxílio academia ou programas voltados para a saúde e bem-estar por meio da atividade física

O sobrepeso e a obesidade são alguns dos fatores que podem desencadear a doença de próstata. Sendo assim, é importante oferecer benefícios que incentivam a prática de alguma atividade física, independente da modalidade, seja musculação ou crossfit, é muito importante para garantir mais qualidade de vida  e previne inúmeras outras doenças relacionadas à saúde, como, por exemplo, o sedentarismo

3 – Feche parceria com clínicas e/ou consultórios médicos

A prevenção é o melhor caminho para combater qualquer doença ou problema de saúde, né? Por isso, feche parcerias com clínicas especializadas para o cuidado de seus colaboradores

Mas, afinal, por que é tão importante? O exame de próstata é um dos grandes aliados para identificar o tumor, aumentando a chance do diagnóstico precoce para o início do tratamento, cujo objetivo é alcançar a cura do paciente.

4 – Faça um evento no dia 17 de novembro

Como mencionamos no início deste artigo, o dia 17 de novembro é marcado pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Por isso, nada melhor do que promover uma ação nesta data, né?

Para este evento, convide todos os colaboradores, explique sobre a importância do diagnóstico precoce e fale sobre ações preventivas. 

Além disso, convide pessoas que já passaram pelo tratamento da doença. Desse modo, é possível compartilhar com todos diferentes tipos de depoimentos sobre a luta contra o câncer e tudo aquilo que for ajudar a quebrar o tabu existente, afinal, os exames não são um sinal de fraqueza, mas um ato de autocuidado e amor-próprio.

Dica extra: adapte a comunicação para cada perfil de colaborador, isso porque ainda existem muitos tabus a serem quebrados, especialmente entre o público mais velho. Quanto mais assertiva for a comunicação, maiores as chances de conseguir os exames de prevenção. 

Viu como é fácil promover ações assertivas e inteligentes para a campanha Novembro Azul? O cuidado com a saúde e bem-estar dos seus colaboradores é a maior demonstração de empatia que uma empresa poderia ter. Vamos juntos combater o câncer de próstata!