Se você é do tipo de pessoa que não dispensa praticar esporte, saiba que o beach tennis é uma das modalidades que mais tem crescido nos últimos anos. Isso porque além da sua alta procura, é uma atividade física que ajuda a queimar as calorias, a fortalecer toda a musculatura e a melhorar outros pontos da estrutura física, como coordenação e/ou flexibilidade

beach tennis
O beach tennis é um esporte que pode ser praticado por qualquer pessoa. Saiba mais!

Além disso, é um esporte que pode ser praticado por qualquer pessoa, desde crianças até idosos. Embora muitas pessoas pensem que esse esporte de areia é similar ao tênis, saiba que ele possui as suas principais características, tornando-o uma prática diferente de tudo o que já foi visto antes.

Para te ajudar a entender melhor sobre esta modalidade que está conquistando as pessoas nos últimos anos, explicaremos os seguintes tópicos ao longo deste artigo:

  • O que é beach tennis?
  • Quais as regras para jogar beach tennis?
  • Quais são os acessórios do beach tennis e suas características?
  • Quais os benefícios do beach tennis para a saúde?

O que é beach tennis?

Mulheres jogando beach tennis
O beach tennis pode ser jogado individualmente ou em duplas. Confira suas características!

Embora muitas pessoas pensem que o beach tennis é uma modalidade nova, saiba que ele foi criado no ano de 1987 por meio da província de Ravenna, localizada na Itália. No entanto, foi só em 1996 que ele começou a se popularizar entre as pessoas e, consequentemente, se profissionalizar, onde a Federação Internacional de Tênis (ITF) colocou algumas regras para o esporte.

Esta modalidade reúne a mistura de alguns esportes bastante conhecidos: tênis tradicional, vôlei de praia, badminton e frescobol, modalidades que requerem bastante movimentação do corpo. Por outro lado, embora tenham muitas semelhanças, o esporte é diferenciado, começando pelos acessórios utilizados, como a raquete, que possui características próprias para o atleta que for jogar.  

Mas, afinal, quais são as principais caraterísticas do beach tennis? Para jogar este esporte de areia, é preciso ter areia, raquete, bola e rede. O objetivo é lançar a bolinha para o campo adversário com a ajuda de uma raquete, impossibilitando que ela seja rebatida pelo time oponente, caindo no chão. 

Quais as regras para jogar beach tennis?

Mulher segurando a raquete de beach tennis
Assim como qualquer outro esporte, o beach tennis possui as suas regras. Confira!

Antes de explicarmos sobre como são as regras e as pontuações, é fundamental lembrar que o beach tennis é um esporte que pode ser praticado por todas as pessoas, independente da idade. Além disso, ele pode ser disputado de duas formas: individualmente ou em dupla. 

Em relação às pontuações, é importante explicar que o placar acontece por meio de pontos, games e sets. Por exemplo, ao completar os pontos, isso significa que a pessoa ou a dupla completou um jogo. Como é feita a contagem dos pontos?

No começo pode parecer difícil de entender, mas é bem mais simples do que muitas pessoas imaginam:

  • Primeiro ponto (15);
  • Segundo ponto (30);
  • Terceiro ponto (40);
  • Quarto e último ponto corresponde ao game.

Caso as duplas empatem (40 a 40), o que pode acontecer, vence o jogo quem fizer os dois próximos pontos, mas eles precisam ser seguidos. Essa regra só muda em torneio quando é definido sem vantagem (no advantage), ou seja, o time vence o game a partir do primeiro ponto após o empate.

Afinal, o que significa “game”? O game corresponde ao set, ou seja, as partes que são divididas do jogo todo. Portanto, a dupla vencedora é aquela que conseguir atingir os seis primeiros sets. Caso aconteça um empate 5 x 5, o jogo vai a 7. No entanto, se a partida chegar ao empate de 6 x 6, a partida vai para o “tie-break”.

No tie-break, diferente da contagem normal que explicamos anteriormente, eles são contados a partir de uma ordem simples, começando pelo número um até o sete. Vence o atleta ou a dupla que concluir primeiro o set. 

Lembre-se: tenha sempre dois pontos de vantagem, caso contrário, em um empate de 6 x 6, é preciso continuar jogando até conseguir a diferença de dois pontos contra o time oponente.

Quais são os acessórios do beach tennis e suas características?

Bolinha, raquete e fita de beach tennis
A raquete e a bolinha são dois itens indispensáveis no beach tennis. Confira!

Quando o assunto é beach tennis, é preciso se atentar a três pontos importantes: quadra, bolinha e raquete. Pensando nisso, para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, explicaremos as características de cada uma delas. 

Quadra 

Diferentemente do tênis, o beach tennis é um esporte que precisa ser jogado na areia, afinal, é um tênis de praia. Por isso, a quadra precisa ser feita completamente de areia. Depois, para fazer as marcações, são usadas algumas fitas, que podem mudar de cor de uma quadra para a outra.

No entanto, embora a medida possa mudar conforme o tipo de jogo, a rede permanece na mesma altura em ambas (1,70 m de altura). Além disso, ela precisa ser própria para os jogos de beach tennis, caso contrário, a bolinha poderá passar pelos furos e estragar com a rodada, né? Por isso, nada de acessórios de outros esportes. 

Bolinhas

Item indispensável para os jogadores de beach tennis, as bolinhas precisam seguir algumas exigências, sabia? Embora ela seja muito similar às bolas de tênis, a sua diferença está exatamente na pressurização, onde elas atingem 50% menos de pressão, deixando-as mais murchas.

Fora a pressão das bolinhas, elas também são diferenciadas na cor, sendo metade amarela e metade laranja, ajudando na visibilidade durante os jogos, principalmente em condições de muita claridade, como no verão ou em praias. 

Na dúvida de qual bolinha comprar, busque aquela que esteja carimbada “Stage 2”, pois é uma das indicadas pela Federação Internacional de Tênis.

Raquete

As raquetes de beach tennis, diferente da raquete de tênis que possui redes trançadas, são almofadadas e contém furos na base. Em relação ao material, elas são feitas de diversos materiais, podendo desempenhar habilidades diferentes nas jogadas. Afinal, quem não quer mais conforto e aumento do desempenho nas jogadas, né?

Para te ajudar a entender sobre cada material, trouxemos uma lista abaixo:

  • Fibra de vidro: ajuda a promover maior flexibilidade ao jogador durante as raquetadas, fazendo com que o recebimento da bola seja mais leve;
  • Kevlar: feita de fibra sintética, possui sete vezes mais resistência que o aço. Com isso, aumenta-se a resistência do acessório, garantindo suavidade nas raquetadas;
  • Carbono: contém algumas alterações entre Full Carbon. Isso porque quanto mais fibras tiver na sua cobertura, mais resistentes e maiores respostas as raquetadas ela pode ter;
  • Balance: em algumas raquetes, o equilíbrio perfeito está no cabo (ou cabeça). Quando acontece esse balanceamento por meio da pegada, ela dá mais potência ao jogador e, consequentemente, aumenta o controle durante todas as movimentações.

Quais os benefícios do beach tennis para a saúde?

Duas mulheres sorrindo
O beach tennis promove a socialização entre os praticantes. Confira alguns dos benefícios!

Assim como qualquer outro esporte, o beach tennis também promove inúmeros benefícios para a saúde das pessoas que o praticam.

Além de possuir grandes características aeróbicas, ele ajuda a fortalecer toda a musculatura, pois exige de várias partes do corpo, como pernas, braços e core (músculos do abdômen) para promover os melhores movimentos na hora do jogo e, consequentemente, benefícios para essas partes do corpo.

Pensando nisso, confira alguns outros benefícios desse esporte de areia para a saúde do corpo:

  • Trabalha o corpo inteiro;
  • Promove a concentração;
  • Ajuda no fortalecimento muscular;
  • Gasto de energia e calorias;
  • Ajuda nas tomadas de decisões;
  • Aumenta a resistência aeróbica;
  • Melhora as relações interpessoais;
  • Melhora a coordenação e a mobilidade;
  • Diminui a sensação de estresse e ansiedade;
  • Proporciona mais agilidade e movimentações;
  • E muito mais!

Que tal jogar beach tennis na sua cidade com a TotalPass? Acesse “Buscar academias” e veja qual unidade está mais próxima de você! Caso não tenha o benefício TotalPass, indique a sua empresa.