O dia 12 de outubro é uma das datas mais aguardadas por todos os pequenos: o Dia das Crianças! Pensando nisso, para promover mais saúde e bem-estar por meio da atividade física, nada mais prazeroso e divertido do que a prática de alguns esportes para crianças para melhorar o desenvolvimento físico, né?

Criança chutando a bola
A natação, o futebol, a luta, a dança e a queimada são ótimas opções de esportes na fase infantil. Confira!

O Dia das Crianças é uma excelente data para lembrar da importância da atividade física na vida delas por meio da prática esportiva infantil e da prevenção de inúmeros problemas relacionados à saúde, como respiratórios, cardíacos e até mesmo posturais, bem como para todo o desenvolvimento do corpo, tanto ósseo quanto muscular. 

Antes de listarmos os esportes mais indicados para as crianças, nós responderemos as seguintes dúvidas: 

  • Esporte infantil: existe uma idade ideal para começar?
  • Quais os benefícios do esporte para crianças?
  • 5 esportes para crianças. 

Esporte infantil: existe uma idade ideal para começar?

Criança mergulhando na piscina
O esporte não tem idade, desde que seja sob orientação de um profissional. Saiba mais!

Embora muitos lugares indiquem a prática esportiva a partir dos seis anos, nada impede que os pequenos comecem cedo, sabia? Isso porque a prática da atividade física, diferente do exercício físico, está relacionada a quaisquer coisas que movimentam o corpo, podendo ser desde uma tarde no playground do parque até uma aula de futebol ou natação. 

No que diz respeito a idade pré-escolar, esse é o período mais indicado para iniciar a prática esportiva, pois as aulas estão relacionadas à socialização e ao desenvolvimento físico e mental

E os bebês? Eles também podem fazer algumas atividades, como, por exemplo, a natação, que promove o fortalecimento muscular, trabalha o equilíbrio e, consequentemente, o desenvolvimento motor, ajudando no engatinhar e no andar. 

Independente da idade da criança, é importante sempre ter o acompanhamento de um professor da modalidade escolhida ou um profissional de educação física

Quais os benefícios do esporte para crianças?

Agora que você já sabe a partir de quando incluir a prática esportiva na vida do seu filho, sabia que movimentar o corpo traz inúmeros benefícios à saúde dos pequenos, tanto física quanto mental?

Confira uma lista com os principais benefícios:

  • Aprimora a cognição;
  • Ensina a respeitar as regras;
  • Incorpora hábitos saudáveis;
  • Combate a obesidade infantil;
  • Estimula a convivência em grupo;
  • Desenvolve a coordenação motora;
  • Promove o entendimento em relação às frustrações;
  • Diminui os problemas mentais, como estresse, ansiedade e/ou depressão;
  • E muito mais!

5 esportes para crianças

Crianças fazendo natação
A natação é uma ótima modalidade para as crianças, pois trabalha diversos grupos musculares. Confira!

Ao longo deste artigo, você viu a importância do esporte ou da atividade física na vida das crianças desde pequenos. Pensando nisso, nada melhor do que ter uma lista com as melhores modalidades para os pequenos, né? 

Confira quais são as atividades esportivas mais indicadas:

1 – Natação 

Não só para as crianças, a natação é um esporte indicado para todas as fases da vida. Além disso, é um esporte completo e de baixo impacto (quando orientado de forma correta), pois ajuda a trabalhar todos os grupos musculares, como costas, peito, pernas, braços, entre outros.

Na vida dos pequenos nadadores, este esporte possui inúmeros benefícios, como, por exemplo, estimula o desenvolvimento psicomotor, resolve os problemas com a obesidade, fortalece o sistema imunológico, melhora a capacidade cardiorrespiratória e muito mais!

As fases da natação na vida da criança:

  • Primeira fase: seis meses a três anos;
  • Segunda fase: três a quatro anos;
  • Terceira fase: a partir dos quatro anos;
  • Quarta fase: cinco a seis anos;
  • Quinta fase: acima dos sete anos.

2 – Lutas 

Seja karatê, seja capoeira, independente do estilo escolhido, a luta é um ótimo esporte para as crianças. Isso porque são responsáveis por melhorar muito o condicionamento físico, as habilidades motoras, a flexibilidade e, consequentemente, a sociabilização. 

No que diz respeito à diversão, a luta ajuda a promover ainda mais o hormônio da felicidade (endorfina) e promove o gasto de energia durante a realização das técnicas em aula, sendo uma ótima opção para os pequenos que são agitados. 

Além disso, essa prática possui outros benefícios, como, por exemplo, disciplina e desenvolvimento de habilidades sociais (empatia e respeito).

3 – Futebol e/ou futsal

Crianças jogando futebol
O futebol ajuda a promover a consciência corporal e outros benefícios à saúde das crianças. Saiba mais!

Seja no campo de gramado, seja na quadra de salão, o futebol ou o futsal são esportes bastante praticados pelos brasileiros, principalmente pelas crianças nas escolas. 

O futebol infantil é extremamente importante desde a infância, pois ajuda a melhorar a consciência corporal, ou seja, a noção de espaço-temporal, o equilíbrio e até mesmo a coordenação motora no geral. Por ser um jogo bastante estratégico, onde é preciso ficar atento o tempo todo e aos adversários, ele estimula o raciocínio e a tomada de decisão. 

Fora isso, podemos considerar estes esportes bastante completos, pois trabalha os músculos dos pequenos, fazendo com que seja preciso mexer toda a musculatura esquelética. Na dúvida de onde colocar seu filho, lembre-se: as escolinhas de futebol são sempre uma ótima opção. 

4 – Dança esportiva 

Meninas dançando balé
A dança é um esporte que ajuda a trabalhar a coordenação motora. Saiba mais!

Embora poucas pessoas reconheçam a dança como um esporte, ela já é reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e por muitos praticantes. Desde muito pequenos ou até mesmo enquanto bebês, as crianças já conseguem se expressar por meio da música e do movimento (pernas, braços, saltos, giros, etc). 

Independente do estilo escolhido, desde balé até hip-hop, a dança também é responsável por fortalecer e melhorar a coordenação motora e, consequentemente, ajudar com a integração social. Fora os benefícios mencionados, a criança pode se sentir menos estressada, melhorando o humor, a qualidade do sono e a resistência física. 

Por isso, que tal colocar seu filho para requebrar o esqueleto? Além de divertido, traz inúmeros benefícios à saúde. 

5 – Queimada

Saindo um pouco dos esportes tradicionais, a queimada é um jogo que promove o trabalho em equipe e é bastante conhecido nas aulas de educação física, mas pode ser praticado na rua de casa ou no parque com os amiguinhos.

Você, como pai ou mãe, com certeza já deve ter brincado, né? Embora pareça ser uma brincadeira simples, ela proporciona inúmeros benefícios para a criançada, como, por exemplo, agilidade corporal, atenção, pensamento ágil e rapidez nos movimentos. 

Além disso, ajuda a prevenir problemas relacionados à obesidade, pois é uma dinâmica que exige bastante movimentação do corpo, como braços e pernas, perdendo-se calorias.  

Agora que você já sabe quais são os esportes para crianças, divertidos e indicados para o Dia das Crianças, lembre-se: o brincar é importante nesta fase, pois carrega muito aprendizado e benefícios à saúde. Por último, mas não menos importante, procure o auxílio de profissional de educação física para mais informações. Boa diversão!