Seja na prática de alguma atividade física, seja nas tarefas do dia a dia, as dores e as lesões são grandes impeditivos quando o assunto é rendimento, né? Por isso, é importante ter consciência corporal para sentir e perceber o próprio corpo durante algum treino ou na execução de algum movimento, sem que isso prejudique a saúde.

Mulher se alongando para ter mais consciência corporal
A consciência corporal consiste em melhorar a noção espacial. Saiba mais!

Por isso, se você ficou curioso sobre este tema, confira quais pontos abordaremos neste artigo:

  • O que é consciência corporal?
  • Qual a importância de ter consciência corporal nos treinos? 
  • Quais os benefícios dela em relação à saúde?
  • Checklist para desenvolver a consciência corporal.

O que é consciência corporal?

Mulher exercitando o equilíbrio para ter mais consciência corporal
A consciência corporal ajuda a melhorar o equilíbrio e a postura. Confira!

De modo geral, a consciência corporal representa o nosso consciente em relação ao próprio corpo. Além disso, por meio do nosso sistema proprioceptivo (quando conseguimos ter noção espacial entre as coisas), os músculos são informados sobre quais ações tomar, visando o equilíbrio, a estabilidade e a postura

Segundo Gustavo Almeida, profissional de educação física formado pela Faculdade de Educação Física de Sorocaba (FEFISO), ela tem relação com o saber onde o seu corpo está ou como as partes dele se posicionam. 

“Por exemplo, não estou olhando para o meu pé, mas sei que ele está inteiro no chão. Agora, eu rotacionei o pé esquerdo para uma angulação para a direita e por aí vai. Ou seja, a consciência corporal é isso, é saber onde cada parte do seu corpo está situado naquele momento”, explica Almeida. 

Engana-se quem pensa que ela está ligada somente aos nossos movimentos, sendo que também pode estar atrelada a outras áreas, como, por exemplo, a fome e/ou a preguiça.

Qual a importância de ter consciência corporal nos treinos? 

Em relação aos exercícios, ela é muito importante, principalmente porque te ajudará a potencializar um determinado treino. Além disso, sabe quando você se movimenta muito rápido e desnecessariamente, como se tivesse gastando muita energia?

Por meio dela, é possível fazer menos esforço, manter a estrutura física mais firme na execução de algumas atividades e, consequentemente, evitar que alguns músculos sofram com o grande impacto. “A importância de ter uma consciência corporal boa para os exercícios é que ela vai te ajudar quase 100%, pois saber e ter noção sobre ela durante um treino pode fazer toda a diferença”.

“Trazendo para a minha experiência profissional por meio do crossfit, saber o posicionamento da barra em relação à saída do chão, como o quadril, ou a entrada debaixo dela, como a elevação do ombro e/ou do cotovelo, acaba fazendo toda a diferença no treino”, comenta Almeida sobre a importância da consciência corporal no desempenho dos exercícios.

Quais os benefícios dela em relação à saúde?

Mulher meditando
Ao desenvolver a consciência corporal, é possível melhorar o bem-estar físico e mental

Não só para a saúde física, a consciência corporal também pode contribuir com alguns benefícios relacionados ao bem-estar, como, por exemplo, no equilíbrio e estabilidade entre corpo e mente.

Além disso, ajuda a melhorar o bem-estar emocional, afinal, contribui para equilibrar os sistemas vestibular e proprioceptivo, o que garante mais sensação de segurança na execução de uma tarefa ou até mesmo nas tomadas de decisões, podendo diminuir a ansiedade e/ou a depressão.

No que diz respeito ao treino, o profissional de educação física explica que é possível manter as articulações mais lubrificadas devido à capacidade da própria pessoa conhecer a sua estrutura física. “Os benefícios de ter uma boa consciência corporal em relação à saúde é, basicamente, para você conseguir ter um corpo e uma prática de exercícios mais saudáveis, sem risco de lesão”.

“Ela ajuda também, principalmente, nas atividades diárias, como varrer o chão, tendo em vista que muitas pessoas reclamam de dores na lombar por ficarem com as costas muito arcadas”.

Ao aprender a importância dela para a sua vida, é possível ajustar alguns vícios posturais e fazer as tarefas do dia a dia de maneira correta, sem prejudicar o corpo e evitando alguns incômodos, como dores e até mesmo lesões.  

Checklist para desenvolver a consciência corporal

Homem pulando corda
Praticar atividade física é apenas uma das dicas para desenvolver a consciência corporal. Saiba mais!

Que tal melhorar a sua consciência do corpo com algumas dicas práticas para a sua rotina? Pensando nisso, nós separamos um checklist:

  • Observe o seu corpo e tudo à sua volta;
  • Analise os movimentos e os vícios posturais;
  • Pratique atividade física;
  • Preste atenção na maneira como você respira;
  • Faça meditação guiada.

“O que vai te ajudar a ter consciência corporal é conhecer o corpo, ou seja, fazer aulas. Tem alguns treinos que exigem um pouco mais, como pilates, dança e/ou yoga, que demandam um pouco mais de concentração em relação aos movimentos cadenciados, podendo enxergar melhor o que o seu corpo está fazendo e se conhecer melhor”, orienta.

Obs: movimentos cadenciados são todos os que você leva mais tempo para executá-lo devido ao ritmo.

Como será que está a sua consciência corporal? Lembre-se: conhecer o seu corpo e os movimentos é apenas o primeiro passo para desenvolvê-la. Além disso, procure a ajuda de um profissional de educação física para entender qual treino é mais indicado para você, tendo em vista que precisa ser prazeroso.