Em algum momento da vida você já deve ter ouvido a seguinte frase: “calma! Inspira e respira”, principalmente quando as próprias emoções estão à flor da pele ou ao dar um passo importante, tanto na vida pessoal quanto profissional. Mas, afinal, o que fazer de diferente no dia a dia para ter mais autocontrole?

Homem pensativo
O autocontrole é uma forma de reconhecer os seus próprios sentimentos. Confira!

Confira quais assuntos vamos abordar ao longo deste artigo:

  • O que significa ter autocontrole?
  • Qual a importância de manter o controle?
  • Por que as pessoas perdem o controle?
  • 3 dicas de como manter o autocontrole.

O que significa ter autocontrole?

Homem buscando o autocontrole
É importante aprender a controlar as emoções para promover o autocontrole, independente da sua situação. Confira!

De modo geral, o autocontrole está relacionado às emoções e como elas se apresentam na vida de cada pessoa, podendo ser positivas ou negativas. Afinal, qual a relação com o emocional?

Dificilmente conseguimos controlar as nossas emoções e, por isso, é preciso trabalhar o autocontrole com mais frequência para que as coisas não saiam, justamente, do controle.

Segundo Hellen Capel, psicóloga formada pela Unicesumar e especialista em Psicoterapia Psicanalítica Contemporânea pela EPPM (Escola de Psicoterapia Psicanalítica de Maringá), esta ação está ligada à maneira como cada indivíduo aprende a se conter em relação às emoções. “É a gente poder identificar dentro de nós mesmos os sentimentos que vamos sentindo ao longo das nossas relações na vida, como: amorosas, trabalhistas e/ou pessoais”.

Com isso, nós podemos considerar uma frase bastante famosa do poeta, dramaturgo e ator William Shakespeare: “não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito”, provando mais uma vez o impacto das nossas emoções na vida, tendo como refúgio a maneira como controlamos os nossos sentimentos.

No que diz respeito às relações interpessoais do dia a dia, o autocontrole também tem ligação, porque isso também acaba interferindo em todas as emoções e comportamentos. Por isso, conforme a psicóloga, é importante entender quais são os seus limites para promover o autocontrole.

“O autocontrole também entra na parte da gente poder reconhecer os nossos limites, como, por exemplo, o que gosta ou não. Isso não quer dizer que os seus sentimentos serão anulados, como a raiva, a tristeza e/ou a alegria, pelo contrário, é importante sentir para respeitá-os”, comenta Hellen.

Portanto, o autocontrole tem como papel deixar de lado os nossos impulsos, além de ser uma forma de se respeitar em relação às emoções e aos limites.

Qual a importância de manter o controle?

A psicóloga explica que, ao nomear os próprios problemas e todos os sentimentos acerca deles, é possível entender e digerir aquela situação que não foi bem resolvida antes e, consequentemente, ter o autocontrole sobre as suas ações.

Além disso, ao trabalhar o autocontrole, é possível saber lidar com as mais diversas situações que a própria rotina acaba colocando na vida de cada pessoa, seja por meio das emoções, correria do dia a dia e relações interpessoais.

Hellen explica que a sua importância está justamente na ação de poder identificar as coisas que estão acontecendo em volta e, consequentemente, sobre aprender a controlá-las. “Em relação ao controle, não digo no sentido da gente não sentir, pelo contrário, é preciso perceber e experimentá-las”.

No que diz respeito ao ambiente de trabalho, é importante aprender a lidar com as emoções para promover o autocontrole, tanto em situações de tensão quanto nas negociações com empresas ou fornecedores.

Por meio do controle ou tolerância, pode-se enxergar as coisas com um olhar de cuidado para as situações do dia a dia com mais inteligência emocional, diminuindo inúmeros problemas emocionais, como ansiedade, preocupação excessiva e muito mais! Por fim, aprendemos a abrir mão daquilo que pretende nos satisfazer em prol do outro. 

Mulher se exercitando
O autocontrole ajuda a promover o cuidado com a saúde física e mental. Conheça os benefícios!

Confira alguns benefícios do autocontrole na saúde e no bem-estar:

Por que as pessoas perdem o controle?

A falta de autocontrole pode estar atrelada ao descontrole emocional, presente na vida de muitas pessoas que sofrem de mudanças de humor inesperadamente. Além disso, este tipo de desequilíbrio pode acontecer ao receber uma notícia ruim ou acontecimentos repentinos, como o falecimento de um familiar, demissão, problemas de saúde, entre outros. 

Mas a perda de controle pode acontecer também quando não conseguimos identificar os nossos sentimentos, por não conseguir dizer aquilo que estamos sentindo ou por não saber impor os seus limites para as pessoas à volta.

“Às vezes, as pessoas não conseguem mostrar para o outro e para si próprio, porque expor sentimentos acaba sendo muito difícil”, comenta a psicóloga. 

Além disso, Hellen explica que, quando começamos a mostrar e a impor os nossos limites, visando se priorizar, as nossas ações começam a desagradar o outro. A partir disso, fica ainda mais difícil se sustentar, trazendo sentimentos diversos à tona.

3 dicas de como manter o autocontrole

Mulher meditando
A meditação é uma ótima prática para quem deseja ter autocontrole. Saiba mais!

Agora que você já sabe o que pode causar o descontrole emocional e a importância do autocontrole na promoção da saúde e do bem-estar, mostraremos algumas alternativas que podem ser aplicadas na sua rotina.

1 – Exercite a respiração 

Respirar pode parecer fichinha para algumas pessoas, mas como será que é praticar este exercício enquanto tenta se acalmar durante alguma situação de muito estresse? 

Pensando nisso, para te ajudar a minimizar os impulsos causados pelas emoções, é preciso “inspirar e expirar” para manter o autocontrole e o relaxamento. Confira a técnica da contagem de sete segundos:

  • Sente-se em uma cadeira ou deite-se na cama;
  • Em seguida, expire o máximo de ar, até o seu limite;
  • Feito isso, inspire contando até quatro e prenda a respiração por mais cinco segundos;
  • Solte o ar contando até sete;
  • Por último, repita o processo mais três vezes. 

2 – Pratique meditação

Que tal promover o bem-estar e manter o autocontrole por meio da meditação? Sim, pode parecer que não, mas essa prática ajuda a controlar os impulsos emocionais. 

Por isso, para meditar em casa ou em qualquer outro local que seja tranquilo, sente-se em qualquer lugar confortável. Em seguida, mantenha a coluna ereta e o restante dos músculos relaxados, inclusive a região facial.

Feito isso, feche os olhos por completo e concentre-se. A partir disso, tente sentir o seu corpo, o local onde se encontra e, principalmente, pratique a respiração e mantenha constância. Ao liberar o ar, foque em todos os problemas. Você provavelmente perceberá as tensões indo embora. 

Lembre-se de praticar uma vez por dia ou sempre que se sentir fora de controle, com o tempo de duração de dois a cinco minutos. 

3 – Aprenda a tolerar as suas fases

Nós, como seres humanos, estamos sujeitos a passar por diversas fases, tanto positivas quanto negativas, sendo todas extremamente importantes para o crescimento pessoal. 

No entanto, às vezes, tentamos aprender a tolerar as ações dos outros e esquecemos que precisamos também olhar para nós mesmos, ou seja, entender os nossos sentimentos e fases que nem sempre são simples de serem resolvidas.

A partir disso, enxergar que assim como os outros, você também possui falhas e erros, pois isso faz parte da vida de qualquer ser humano. Por isso, pratique a autoanálise e busque corrigir os seus problemas ou aprenda a tolerá-los, entendendo que está tudo bem não estar certo sempre. 

Lembre-se: às vezes, é importante pausar tudo o que está sendo feito para entender os seus sentimentos para promover o autocontrole e, consequentemente, alcançar a sensação de bem-estar.