Adotar ações de diversidade e inclusão nas empresas vai muito além de um grande diferencial competitivo entre mercado e opinião pública, é uma maneira consciente de se comprometer com todos os colaboradores, deixando de lado os preconceitos para viver de forma igualitária.

Pessoas trabalhando na empresa
Acabar com o preconceito é o primeiro passo para trazer mais diversidade e inclusão na empresa. Saiba mais!

Pensando nisso, nós temos uma pergunta para fazer: você, como RH ou líder, tem promovido ações em prol da diversidade e da inclusão? A seguir, responderemos as seguintes dúvidas: 

  • Qual a diferença entre diversidade e inclusão nas empresas?
  • Diversidade e inclusão: por que são importantes dentro da empresa?
  • 3 ações de diversidade e inclusão para as organizações.

Qual a diferença entre diversidade e inclusão?

Pessoas conversando sobre o trabalho
Você conhece a diferença entre diversidade e inclusão? Saiba mais a seguir!

Atualmente, muitas empresas têm se preocupado bastante na hora de formar o seu time, isso porque vários fatores têm sido considerados, como, por exemplo, criar equipes diversas e, consequentemente, proporcionar ambientes ainda mais acolhedores.

Embora a diversidade e a inclusão estejam lado a lado, cada uma dessas palavras têm significados diferentes e precisam estar bem alinhadas na rotina de todos os líderes, gestores e equipes de recursos humanos na hora de representarem a empresa. Sendo assim, é extremamente importante entender o que cada uma delas têm a nos dizer.

Diversidade

Antes de explicarmos o que é diversidade, nós queremos realizar um teste com você dentro do seu escritório ou em qualquer outro ambiente que tenha outras pessoas. Vamos lá?

Desligue-se de todos os problemas relacionados à vida pessoal e ao trabalho. Em seguida, olhe tudo ao seu redor e repare nas pessoas. Após analisar cada uma delas, o que você percebeu? 

Provavelmente que existem diferentes tipos de pessoas e que cada uma possui as suas características únicas, como etnia, idade, gênero, orientação sexual e muito mais. Isso é diversidade!

Inclusão 

Diferente da diversidade, a inclusão tem como objetivo criar laços para tornar o ambiente cada vez mais integrativo, ou seja, onde todos possam ser como são, independente das suas diferenças e características. Com isso, é possível desenvolver o sentimento de pertencimento e, consequentemente, prosperar em todos os âmbitos da vida dessas pessoas.

No que diz respeito ao ambiente de trabalho, ela vem com o intuito de desenvolver novas estratégias para acolher todos os tipos de pessoas, proporcionar crescimento igualitário e um espaço cada vez mais seguro. 

Portanto, quando falamos de diversidade, automaticamente precisamos falar de inclusão e/ou vice-versa. Afinal, elas trabalham em conjunto para a construção de uma sociedade cada vez melhor e justa para garantir oportunidades iguais, tanto nas relações pessoais quanto no mundo corporativo.  

Diversidade e inclusão: por que são importantes dentro da empresa?

Pessoas ouvindo a ideia de uma colaboradora
A diversidade e a inclusão ajudam a melhorar o clima organizacional e reduzir a rotatividade de colaboradores. Confira!

Não é de hoje que assuntos sobre diversidade e inclusão têm sido pautados em pequenas, médias e grandes organizações. No entanto, pouco se fala sobre a importância de incluir grupos que, por falta de informação ou até mesmo preconceito, acabam sendo excluídos do mercado de trabalho. 

Sendo assim, nós podemos mencionar diversos grupos que estão em busca de emprego, mas que, infelizmente, acabam sofrendo com a desigualdade social e são excluídos das oportunidades empregatícias ou recebem salários mais baixos, como: pessoas com deficiência (PcDs), pessoas negras, comunidade LGBTQIAP+, acima dos 60 anos, refugiados, indígenas e mulheres

Mas, afinal, qual a importância de se tornar mais inclusivo? Ao contratar profissionais com perfis mais diversos é possível encontrar candidatos com novas e diferentes ideias que vão agregar na organização, reter profissionais ainda mais capacitados, construir equipes comprometidas e tornar o ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo. 

Além de aumentar a competitividade em relação ao mercado de trabalho, ao mudar o fit cultural da sua empresa para algo mais diverso e inclusivo, você consegue abraçar a todos, independente do seu gênero, raça e/ou etnia. Desse modo, pode-se apostar em novas estratégias, alavancar os negócios e ter ao lado a troca de experiências entre diferentes perfis de colaboradores.

Confira alguns outros benefícios:

3 ações de diversidade e inclusão para as organizações

Mulher entrevistando o candidato
O processo seletivo humanizado é apenas uma das ações a serem feitas em relação à diversidade e inclusão

Agora que você já sabe a diferença entre diversidade e inclusão e a importância das duas dentro da empresa, que tal colocar em prática algumas dicas no dia a dia da sua organização?

1 – Avalie o quadro de funcionários

Você já parou para analisar o seu quadro de funcionários? Se sim, ele possui diversidade? Se a resposta foi não, é preciso fazer uma análise detalhada de todas as pessoas e, a partir disso, entender porque ele foi composto dessa maneira. 

A ideia não é demitir ninguém, mas entender quais ações tomar a partir desta análise para a contratação de novos candidatos, considerando os grupos que estão em busca de uma oportunidade e que acabam, infelizmente, ficando de fora do mercado de trabalho.

2 – Melhore a cultura organizacional

A diversidade procura melhorar o ambiente de trabalho e torná-lo mais saudável, considerando a troca de experiência entre todos os colaboradores, afinal, cada um possui a sua individualidade e cultura. A partir disso, pode-se promover ainda mais motivação entre todos os colaboradores e aumentar a produtividade

Para que isso seja possível, é importante repensar a cultura organizacional por meio da diversidade e inclusão, ou seja, abrir o espaço para novas ideias, trazer novos perfis de candidatos e ouvir aqueles que já trabalham na empresa sobre o que poderia ser feito de diferente para melhorar o convívio entre todos, sempre respeitando as diferenças.

3 – Implemente um processo seletivo humanizado

Devido ao preconceito, alguns processos seletivos deixam de ser inclusivos. Por isso, é importante adotar políticas de diversidade que respeitem as diferenças. 

Em relação à entrevista do candidato, busque olhar para aqueles grupos que são diversos, ouça o que as pessoas têm a dizer, analise suas experiências e dê a oportunidade para os profissionais de diferentes gêneros, raças, idades, PcDs, entre outros, também mostrarem o seu trabalho. 

Caso algum candidato não tenha a experiência necessária, tendo em vista o cenário da desigualdade social, que tal estender as mãos e dar essa oportunidade? Esse é apenas o primeiro passo para transformar o mercado de trabalho e torná-lo cada vez mais justo.

Além dessas três dicas, você pode adotar outras ações práticas na rotina organizacional, como:

Pequenas ações do dia a dia fazem a grande diferença na sua empresa. Que tal começar hoje mesmo a mudar a desigualdade por meio da diversidade e inclusão? Confira nossa entrevista completa sobre o assunto clicando abaixo: