Comemorado no dia 13 de outubro, o Dia do Fisioterapeuta tem como objetivo parabenizar todos os profissionais que ajudam as pessoas por meio do movimento, tanto reabilitação física quanto fortalecimento muscular e prevenção de lesões, com o intuito de promover mais saúde e bem-estar.

Fisioterapeuta alongando os braços do paciente
Tem vícios posturais ou deseja melhorar os movimentos do corpo? O auxílio de um fisioterapeuta é essencial para estes casos!

Para te ajudar a entender melhor como funciona esta profissão, na prática, responderemos as seguintes dúvidas:

  • Quando surgiu o Dia do Fisioterapeuta?
  • Como funciona a regulamentação deste profissional no Brasil?
  • Qual a importância do fisioterapeuta?
  • 7 áreas de atuação do fisioterapeuta.

Quando surgiu o Dia do Fisioterapeuta?

No dia 13 de outubro de 1969, saiu o decreto de lei 938, cujo objetivo era definir a importância da profissão na promoção da saúde e do bem-estar dos pacientes por meio da restauração em relação à saúde física de cada indivíduo. 

Conforme a lei, foram definidas algumas especificações no que diz respeito à profissão, desde as atividades que os fisioterapeutas deveriam exercer até a obrigatoriedade do ensino superior para atuar. No entanto, foi só em 1975 que os deveres e os direitos foram definidos por meio da lei n.º 6316.

Mesmo em evidência desde 1969, foi só no dia 9 de janeiro de 2015 que a data foi confirmada, ou melhor, foi assinado um projeto de lei n.º 13.084/2015, registrando o “Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional” no Brasil. 

Como funciona a regulamentação deste profissional no Brasil?

Como mencionamos anteriormente, este profissional precisa possuir curso superior em fisioterapia. Além disso, para atuar, é preciso estar conforme o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) e com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito). 

A partir disso, o fisioterapeuta pode tirar o seu registro profissional e atuar em prol da saúde e reabilitação do corpo humano, promovendo cada vez mais qualidade de vida aos pacientes que precisam da sua ajuda. 

Qual a importância do fisioterapeuta?

Fisioterapeuta realizando alguns exercícios no paciente
Praticou atividade física e se lesionou? O fisioterapeuta pode ser a solução!

Desde um simples passo até um movimento completo, o fisioterapeuta é extremamente importante para acompanhar a saúde e a qualidade de vida dos seus pacientes. Mas, por quê? 

Vamos supor que você é um atleta profissional ou amador, combinado? Ao executar o seu treino, acaba se lesionando ou, devido a alguma movimentação incorreta, começa a se queixar de dores musculares ou cãibras. Ao passar pelo médico clínico, será indicado realizar o acompanhamento com um fisioterapeuta para o tratamento e, consequentemente, agilizar o processo de recuperação da contusão que ocorreu naquela parte do corpo.  

Ou seja, a atuação deste profissional na sua vida vai para além das lesões e/ou fraturas, afinal, ele existe para ajudar a todos a manter, a cuidar e a reabilitar tudo aquilo que diz respeito às funções do nosso corpo, bem como seus sistemas musculares e órgãos. 

Fisioterapeuta cuidando do paciente
O fisioterapeuta possui inúmeros benefícios para a saúde do paciente. Confira!

Confira alguns benefícios da fisioterapia por meio do fisioterapeuta para a sua saúde:

Além disso, algumas técnicas são usadas na clínica, como massagens e exercícios físicos voltados para o problema de cada paciente. O objetivo é resolver tudo aquilo que afeta o condicionamento corporal do paciente, tratar todos os problemas presentes e garantir mais saúde e bem-estar por meio dos movimentos.

7 áreas de atuação do fisioterapeuta

Talvez você só conheça algumas atuações deste profissional, né? Embora ele ajude a cuidar do corpo, tanto óssea quanto muscular, ele também pode se especializar e atuar em diversas áreas como fisioterapeuta. Confira algumas delas:

  1. Fisioterapia Aquática;
  2. Fisioterapia Oftalmológica;
  3. Fisioterapia Neurofuncional;
  4. Fisioterapia Pediátrica Motora;
  5. Fisioterapia Cardiorrespiratória;
  6. Fisioterapia Traumato-Ortopédica;
  7. Fisioterapia Uroginecológica e Obstétrica;
  8. Entre outras.

Por isso, antes de procurar um fisioterapeuta, lembre-se de buscar ajuda médica para entender o que está acontecendo com o seu corpo e qual especialidade da fisioterapia vai te ajudar a solucionar o seu problema. 

Por último, gostaríamos de parabenizar mais uma vez o Dia do Fisioterapeuta, pois atuam incentivando a superação, restaurando a esperança e ensinando a recomeçar com os cuidados certos.