A cãibra muscular é um problema muito comum em pessoas que praticam esportes e/ou realizam exercícios físicos regularmente. Além disso, ela também pode acontecer após as refeições, depois de muito tempo na mesma posição ou até mesmo durante o sono.

Cãibra muscular: saiba como prevenir
Saiba o que é e como prevenir a cãibra muscular

Quantas vezes você sentiu uma pontada ou um incômodo nos músculos? Seja na perna, na panturrilha ou até mesmo nas mãos, a cãibra pode aparecer a qualquer hora e pode demorar alguns minutos para passar. 

Existem diversas causas para as cãibras acontecerem, e também é possível realizar alguns exercícios para preveni-las. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura! 

O que causa a cãibra muscular? 

Existem diversos motivos para as cãibras ocorrerem. Elas são involuntárias e podem afetar um músculo específico ou um grupo muscular. Geralmente, começam após uma contração intensa da região, o que faz com que cause um incômodo na região. 

Na maioria das vezes, as cãibras afetam os músculos posteriores da perna, e elas podem ocorrer durante/após atividades físicas ou enquanto o indivíduo está dormindo. 

Não existe uma causa específica para as cãibras. Geralmente, elas podem aparecer por conta da prática regular de esportes ou por outras atividades do dia a dia, como longas caminhadas ou fazer movimentos repetitivos por muito tempo. 

As cãibras que acontecem durante o sono não tem uma causa aparente, mas, se forem regulares, podem estar ligadas a alguma doença sistêmica. 

Além disso, as cãibras podem ser causadas por: 

Muita força na musculatura 

As cãibras causadas pelo uso exagerado da musculatura são mais comuns em atletas que, por treinarem muito, acabam sobrecarregando alguns músculos, gerando um certo incômodo na região. 

Elas são mais comuns nas pernas, mas também podem ocorrer nas mãos, nos braços e no pescoço por conta de atividades como digitar, escrever ou ficar na mesma posição por muito tempo. 

Baixas temperaturas 

Quando está muito frio, os músculos se contraem mais por conta da baixa temperatura, causando uma tensão no organismo. Isso faz com que os espasmos das fibras musculares sejam mais fáceis de ocorrer, causando cãibras nas regiões mais sensíveis.

Desidratação 

A água é um fator essencial para o funcionamento do corpo humano. A desidratação pode levar a inúmeros problemas sérios de saúde e também é um fator que contribui para as cãibras acontecerem. A ingestão de água facilita o relaxamento das fibras musculares e dos tendões, fazendo com que os espasmos sejam mais difíceis de acontecerem. 

Má circulação do sangue 

Especialmente nas pessoas mais velhas, a circulação do sangue pode ser comprometida por diversos motivos. Essa condição faz com que as cãibras fiquem cada vez mais frequentes e mais fortes. 

Problemas nos ossos 

Doenças como artrite e artrose que geram a perda de elasticidade das fibras musculares podem acabar comprimindo as raízes nervosas, provocando dores que podem se tornar cãibras quando não controladas. 

Falta de minerais 

Ter uma boa dieta é um ponto essencial para evitar as cãibras, especialmente as que vem enquanto estamos dormindo. Ingerir alimentos que não possuem potássio, cálcio e magnésio podem tornar os incômodos frequentes. 

Além disso, doenças crônicas como diabetes, anemia, insuficiência renal e desequilíbrios hormonais são fatores que deixam as pessoas mais propensas a desenvolverem cãibras musculares. 

Como tratar as cãibras musculares?

Conheça alguns tratamentos para as cãibras musculares
Saiba como tratar a cãibra muscular

Na grande maioria dos casos, as cãibras são temporárias e desaparecem depois de alguns minutos ou dias. Porém, quando acontece de maneira regular, é necessário tomar algumas atitudes e inserir medidas no seu dia a dia, como: 

  • Fazer massagem; 
  • Alongar-se todos os dias; 
  • Colocar uma compressa de gelo na região afetada; 
  • Buscar ajuda de um fisioterapeuta profissional para entender o caso.

Como prevenir as cãibras musculares? 

Apesar de durar pouco tempo, na maioria dos casos, sentir cãibra nos músculos causa dor e um incômodo na região, que pode deixá-la avermelhada por alguns dias. Por isso, é necessário realizar algumas atitudes para prevenir esse desconforto, como: 

Alongar-se frequentemente 

Alongar-se todos os dias, especialmente antes de fazer atividades físicas é essencial para prevenir as cãibras. Isso porque o alongamento prepara os músculos e proporciona um relaxamento maior para eles, fazendo com que a tensão seja diminuída. 

Manter-se hidratado 

Beber pelo menos 2 litros de água todos os dias é um ponto essencial para que as cãibras não sejam tão fortes, especialmente antes das atividades físicas. 

Ingerir alimentos ricos em minerais 

Alimentos ricos em potássio, cálcio e magnésio são ótimas opções para ajudar a prevenir as cãibras. Por isso, priorize uma dieta que contenha banana, abacate, peixes gordurosos, leguminosas, entre outros. 

Evite fazer exercícios após as refeições 

Depois de se alimentar, o corpo precisa de um tempo para fazer a digestão e repor as energias do dia a dia. Por isso, fazer exercícios físicos logo após as refeições pode tensionar os músculos, causando cãibras. 

Evite estimulantes 

Alimentos estimulantes, como a cafeína, quando ingeridos em excesso, podem causar cãibras de forma mais frequente em diversas partes do corpo. Especialmente antes de dormir, é recomendado evitar.

Indique sua academia

Quais alimentos ingerir? 

Existe uma série de alimentos que podem ajudar a prevenir as cãibras musculares. Conheça alguns! 

  • Sementes de girassol torradas;
  • Abacate;
  • Amêndoas;
  • Espinafre;
  • Batata;
  • Beterraba;
  • Banana;
  • Brócolis;
  • Aipo;
  • Iogurte desnatado;
  • Rúcula.

A cãibra muscular é comum e ocorre com grande parte das pessoas. Caso seja muito frequente em você, busque acompanhamento profissional para obter um tratamento personalizado para o seu caso. 

Acompanhe a TotalPass!

Gostou desse conteúdo? Confira também nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

Baixe agora mesmo o aplicativo TotalPass no Android ou iPhone e comece a aproveitar as vantagens exclusivas. 

#FocoTotalEmVocê