A endorfina é um nome bastante falado entre muitos profissionais da saúde, bem como educadores físicos, nutricionistas, entre outros. Será que você já ouviu falar ou sabe qual é a importância dela para o nosso corpo? 

Em resumo, este hormônio é bastante utilizado pelos neurônios, estando ligado ao sistema nervoso.

Mulher caminhando e liberando endorfina
A caminhada estimula a endorfina no organismo. Saiba mais!

Este hormônio é também bastante conhecido por suas principais características, como despertar sensações de prazer, felicidade e alegria. Gerado de maneira natural pelo nosso organismo, é possível aderir algumas estratégias que estimulam ainda mais a sua produção, como, por exemplo, a prática de exercícios físicos.  

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, nós vamos nos aprofundar e explicar com mais detalhes o que é a endorfina, como aumentá-la e alguns de seus benefícios. 

O que é endorfina?

A endorfina, conhecida também como neuro-hormônio, é uma substância natural já produzida pela nossa glândula hipófise (responsável por proporcionar um elo entre o cérebro e o sistema endócrino). 

Ela é responsável por impedir aquela sensação que conhecemos por irritação e/ou estresse do dia a dia, ajudando a despertar sentimentos bons de satisfação e de felicidade. 

Não só isso, sabia? A endorfina conta com um poderoso efeito analgésico, sensações de alegria e pode garantir a melhora da sensação de bem-estar, isso porque ela diminui a tensão de toda a estrutura física. 

Além disso, essa substância é produzida de forma natural pelo nosso organismo e distribuída por meio da corrente sanguínea juntamente com outros hormônios importantes para o corpo, como o cortisol (ajuda a controlar a sensação de estresse, diminui as inflamações, entre outros benefícios) e a adrenalina (ajuda a controlar os batimentos cardíacos, por exemplo), conhecidos como fatores de estresse em nosso corpo.

Por que tanto se fala de endorfina nos treinos?

Quando você pratica atividades físicas, seja qual for a modalidade, a endorfina do seu corpo é ativada e sua liberação pode ser ainda maior, principalmente se for um exercício de grande intensidade. 

Além disso, essa substância possui um efeito analgésico, contribuindo positivamente no alívio de todos os músculos e no auxílio daquela dorzinha chata, sabe? Dessa forma, o seu treino pode se tornar até mais prazeroso.

Não só isso! A produção e liberação de endorfinas por meio do exercício físico é distribuída na quantidade certa, o que prepara ainda mais o seu corpo para suportar a intensidade de qualquer treino. Por fim, ela é responsável por liberar o sentimento de bem-estar após o treino. 

6 benefícios da endorfina

A endorfina é responsável por estimular a sensação de felicidade e bem-estar

1 – Melhora o humor 

Por ser uma substância natural e que age diretamente no cérebro, ela fica encarregada por regular aquele desconforto causado pela ansiedade. Além disso, a endorfina contribui para aumentar a sensação de felicidade e melhora o humor. 

2 – Eleva a autoestima

Por ser uma substância natural, ela age diretamente no cérebro, sendo responsável por regular a sensação de ansiedade. Por isso, opte por praticar atividades para estimular ainda mais a endorfina para proporcionar a sensação de bem-estar e elevar a autoestima.

3 – Diminui a sensação de dor

A endorfina contém a ação analgésica, muito parecida com medicamentos usados para tratar a dor. Em nosso organismo, por exemplo, essa substância já é distribuída naturalmente pelo corpo nos momentos de tensão muscular, como ao praticar alguma atividade física de grande intensidade. 

4 – Reduz o estresse 

Sabe aquela sensação de ansiedade? A endorfina também pode ajudar a diminuir essa sensação de angústia, pois também contém substâncias que ajudam a regular os hormônios responsáveis por despertar o estresse.

5 – Melhora a memória e a atenção 

A endorfina é responsável também por contribuir de forma positiva na melhora da memória e da atenção. Quando essa substância é liberada, ajuda a aumentar a sensação de prazer e bem-estar, o que gera ainda mais atenção a inúmeros estímulos externos, sem que haja problemas com a falta de concentração e/ou esquecimento repentino.

6 – Fortalece o sistema imune

O estresse emocional é responsável por enfraquecer todo o sistema imunológico, sendo assim, por meio da endorfina, é possível fortalecer ainda mais o sistema imune e pode ajudar a combater agentes infecciosos que aumentam as chances de novas doenças.

Além destes seis benefícios, trouxemos uma lista com alguns outros:

  • Ajuda a relaxar o organismo;
  • Pode aumentar a resistência física e mental;
  • Ajuda a retardar o envelhecimento;
  • Fortalece os músculos;
  • Ajuda a regular o sistema digestório;
  • Ajuda na queima de calorias e na perder peso;
  • Pode melhorar a coordenação motora.

Praticar ou não atividades físicas?

A resposta é simples: sim! Essa é uma das melhores maneiras de garantir a liberação de endorfinas pelo seu organismo. Por isso, se você não for do tipo que ama academia, saiba que é possível praticar outros exercícios sem ser a musculação

Pensando nisso, que tal começar alguma atividade física que seja benéfica para o seu corpo e que te ajude a estimular a produção de endorfina? Andar de bicicleta, caminhar, nadar ou praticar qualquer modalidade de luta são excelentes opções para o seu dia a dia.

Agora que você já conhece mais sobre o assunto, que tal liberar essa endorfina? Exercite-se e mantenha-se saudável! 

Acompanhe a TotalPass

Gostou deste conteúdo? Confira mais em nossas redes sociais (LinkedIn e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

#FocoTotalEmVocê

Indique sua academia