(*) Por Isabelle Araujo, diretora de Operações da TotalPass, empresa de benefício corporativo que visa qualidade de vida

Em toda virada de ano é comum as pessoas criarem listas com metas para o ano seguinte. Elas podem ser voltadas para área profissional, de relacionamento ou até mesmo financeira. Para aqueles que são habituados a se comprometerem com metas, há dois pontos que não podem ser deixados de fora da lista: a saúde física e mental.

Quando ambas estão em equilíbrio, consequentemente a qualidade de vida melhora. E não só isso: para conseguir realizar as outras metas do ano, é preciso que essas duas estejam em dia. Aqui estão 10 motivos para você incluir na sua listinha tanto a prática de exercício, quanto a busca por um acompanhamento terapêutico.

1 – Exercitar-se aumenta a disposição

Por trabalhar a musculatura e liberar uma série de hormônios durante a prática, o exercício físico faz com que o nível de energia no corpo aumente, melhorando a disposição e a sensação de bem-estar.

2 – Ter uma rotina de exercício auxilia a trabalhar o comprometimento

Para se exercitar com frequência, mantendo o ritmo proposto a si mesmo, é preciso ter comprometimento e disciplina. Essa força de vontade aplicada para realização da atividade física, pode ser inspiradora e usada em outras áreas da vida que também requerem comprometimento.

3 – A atividade física ajuda a fortalecer o sistema imunológico

Praticada com regularidade, a atividade física ajuda a aumentar o número de linfócitos no organismo, células responsáveis pela defesa do corpo, e que tem como função destruir vírus e bactérias. Ou seja, além de fazer bem para o físico, ainda ajuda o sistema imunológico.

4 – Exercitar-se auxilia no equilíbrio do corpo e mente

Vários estudos científicos comprovam a eficácia da atividade física na prevenção da depressão, ansiedade e estresse. Além disso, ela ajuda a fortalecer a musculatura e prevenir uma série de doenças. Sendo assim, a prática regular é capaz de auxiliar a alcançar o equilíbrio de ambos.

5 – É um momento para cuidar de si

A rotina de exercícios permite que você tenha um tempo só para você, de autocuidado. É um momento para se desconectar e focar em si. Numa rotina diária em que você se doa para uma série de pessoas, seja na área profissional ou pessoal, faz bem ter um momento só para você.

6 – Ajuda na ressocialização

Seguindo os cuidados necessários e respeitando as normas de distanciamento, ir à academia e se exercitar com frequência é uma oportunidade para conviver com outras pessoas e trabalhar a ressocialização. Após longos períodos de isolamento, voltar para a vida social pode ser um desafio, e, ao manter essa rotina de ida à academia, a ideia de partilhar um ambiente com mais pessoas, de forma cuidadosa, pode ir se tornando mais natural.

7 – Ter um acompanhamento terapêutico ajuda a ver as coisas com mais clareza e por outra perspectiva

Quando guardamos nossas ideias e pensamentos só para nós, vemos as coisas unicamente por um ponto de vista. Ao buscar ajuda profissional de um terapeuta ou psicólogo, ele irá auxiliar a enxergar as situações por outros ângulos e dar um direcionamento para que você possa lidar de uma forma melhor com as questões e desafios que está vivenciando, trazendo, assim, mais tranquilidade e clareza para sua vida.

8 – Com as ideias e sentimentos mais claros, é possível tomar melhores decisões

Ao perceber as diversas possibilidades e melhores maneiras de lidar com os desafios, a mente fica mais tranquila, auxiliando na tomada de decisão, seja em relação à própria situação ou a qualquer outra questão que demande escolhas.

9 – Ter um acompanhamento físico e mental ajuda a alcançar uma melhora na saúde como um todo

Quando corpo e mente estão fortalecidos e alinhados, a saúde melhora. E com ela estando em dia, é possível ter força e energia para aplicar a todas as outras áreas da vida e ter sucesso no cumprimento das outras metas.

10 – Aumenta a autoestima e a segurança

O acompanhamento terapêutico trabalhará questões pessoais em você e fará com que tenha mais convicção de quem é e do que é capaz, aumentando, assim, sua confiança. Unido à prática de atividade física, que irá te mostrar tudo que seu corpo é capaz de fazer e a se superar, será possível notar também um aumento na autoestima e segurança.

Os benefícios de exercitar corpo e mente são inúmeros. Por isso, se ainda não colocou essas metas na sua listinha, esse é o momento de incluir. Lembrando que, ao definir uma meta, é importante que ela não se torne um fardo, mas sim um incentivo para adotar bons hábitos. Por isso, não se cobre tanto e respeite os seus limites.

Link da matéria original: https://gazetadasemana.com.br/noticia/59574/porque-e-importante-ter-saude-fisica-e-mental-como-meta-para-esse-ano