Importante para toda e qualquer pessoa que pratica alguma atividade física, os exercícios de flexibilidade são fundamentais na rotina de treino. Além de diminuir os riscos em relação às lesões, é possível diminuir as tensões musculares e melhorar a coordenação motora.

Mulher se exercitando
Os exercícios de flexibilidade são excelentes para quem deseja prevenir ou se recuperar de uma lesão

Confira quais pontos abordaremos ao longo deste artigo na promoção da saúde e do bem-estar por meio da flexibilidade:

  • O que são exercícios de flexibilidade?
  • Qual a relação entre alongamento e flexibilidade?
  • 5 exercícios de flexibilidade.

O que são exercícios de flexibilidade?

Casal fazendo exercícios de flexibilidade
Os exercícios de flexibilidade ajudam a melhorar a mobilidade articular e muito mais! Confira!

Os exercícios de flexibilidade são condicionados para todas as pessoas que desejam melhorar a amplitude articular, ou seja, a maneira como a articulação consegue atingir o seu máximo em relação ao desempenho, tanto nos treinos internos ou externos quanto nas atividades do dia a dia. 

Em alguns casos, é possível que algumas pessoas tenham a amplitude mais limitada dos movimentos, sendo importante desenvolver alguns treinos para melhorar a falta de mobilidade, por exemplo.

Além disso, os exercícios de flexibilidade, também conhecidos por muitas pessoas pelos treinos de alongamentos, tem como finalidade ajudar a prevenir inúmeras lesões ou cãibras musculares, tanto por vícios posturais quanto dores musculares e até mesmo problemas ortopédicos. 

Confira alguns outros benefícios dos exercícios de flexibilidade: 

  • Diminui as tensões musculares;
  • Melhora a coordenação e a consciência corporal;
  • Aumenta a circulação sanguínea;
  • Melhora a postura e o equilíbrio;
  • Amplia a flexibilidade;
  • Diminui o gasto energético;
  • Ajuda a relaxar toda a musculatura;
  • E muito mais!

Qual a relação entre alongamento e flexibilidade?

Embora pareçam ser a mesma coisa, é preciso entender que existem diferenças e uma complementa a outra. Por quê? 

Enquanto a flexibilidade está relacionada à capacidade física por meio da agilidade e/ou da força, cujo objetivo é garantir maior amplitude articular, o alongamento é uma técnica usada para aumentá-la. 

Por meio do alongamento, é possível melhorar a flexibilidade de vários grupos musculares, como pernas, tronco, pescoço, entre outros. Além disso, ela é bastante usada em vários tipos de esportes, justamente para melhorar o desempenho do esportista e, consequentemente, prevenir ou recuperar lesões para promover mais saúde e bem-estar

5 exercícios de flexibilidade

Mulher fazendo exercício de lombar
Alongar a lombar é uma ótima técnica para melhorar a flexibilidade. Saiba mais!

Agora que você já sabe qual é a importância dos exercícios de flexibilidade, que tal colocar alguns treinos em prática na sua rotina

1 – Alongamento estático 

Para realizar esta técnica, você vai precisar sentar no chão. Em seguida, estenda por completo as suas pernas para frente e incline-se para tocar na ponta dos pés. Fique nesta posição por aproximadamente 30 segundos.

O objetivo é alongar toda a musculatura e, consequentemente, sentir todos os músculos, como a parte de trás das coxas. 

2 – Alongamento dinâmico 

Para realizar este exercício de flexibilidade, será preciso ficar em pé. Em seguida, afaste as pernas conforme a linha dos quadris. 

Feito isso, apoie-se em algo, pode ser em uma cadeira ou parede. Se você sentir que não precisa de auxílio, pode ficar parado sem se encostar. 

Agora é preciso tirar um dos pés do chão e movimentá-lo para frente e para trás, como se fosse uma balança. É importante controlar a respiração, não usar a força e tampouco encostar no solo. 

Realize três séries de dez repetições em cada perna.

3 – Alongamento dos ombros

Sente-se em uma cadeira. Em seguida, leve o braço a frente do peitoral e pressione-o contra. Nessa parte, é importante que ele esteja estendido o tempo todo. Espere de 20 a 30 segundos e depois troque-o pelo outro. Lembre-se de fazer três repetições para cada um dos braços.  

4 – Alongamento para a lombar

Pegue um colchonete ou um tapete aconchegante e posicione-se em cima dele. Em seguida, sente-se em cima das pernas e coloque o tronco e os braços para frente. Fique nesta posição de 20 a 30 segundos. 

5 – Alongamento de abdômen ou saudação ao sol

Para este exercício, coloque uma roupa confortável e separe um colchonete ou tapete. Em seguida, deite-se de bruços e com os quadris já apoiados no chão, posicione o seu tronco e a cabeça para cima. Lembre-se de olhar sempre para frente.

Agora é só manter a posição por 30 segundos. Concluiu o exercício? Retorne a posição tranquilamente e, se possível, repita este movimento mais duas vezes.  

Dica extra: independente do exercício de flexibilidade escolhido, respeite o seu limite e jamais force demais os membros trabalhados para não se machucar. 

Veja alguns exercícios de alongamento matinal:

Agora que você sabe como fazer alguns exercícios de flexibilidade, que tal colocá-los em prática hoje mesmo? Ah! Busque o acompanhamento de um profissional de educação física, porque além de te ajudar na execução de alguns treinos, ele vai te orientar sobre como melhorar o desempenho nos treinos e prevenir lesões