Em algum momento você já foi fazer alguma tarefa e no meio do caminho acabou se esquecendo? Saiba que o esquecimento pode estar atrelado a problemas emocionais, hábitos do dia a dia e doenças neurológicas. Pensando nisso, nós ensinaremos algumas dicas para te ajudar a melhorar a memória.

Mulher pensativa
A memória fraca não tem idade, sabia? Pode surgir tanto em pessoas mais novas quanto mais velhas

Confira quais pontos abordaremos ao longo deste artigo:

  • Quais problemas estão atrelados à perda de memória?
  • Qual a diferença entre esquecimento e perda de memória?
  • 4 dicas para melhorar a memória.

Quais problemas estão atrelados à perda de memória?

Mulher focada
Os hábitos podem ter ligação com a perda de memória, como a saúde mental e a falta de vitaminas. Confira!

Quando o assunto é perda de memória, muitas pessoas ficam preocupadas por pensarem que esses sintomas de mau funcionamento cerebral podem ter ligação com o Alzheimer ou com a chegada da melhor idade, por exemplo.

No entanto, é importante ressaltar que, além dos problemas relacionados às doenças neurológicas ou até mesmo à velhice, a memória fraca pode estar ligada aos hábitos do nosso dia a dia, como alimentação incorreta, falta de descanso e até mesmo aos distúrbios emocionais.

Confira algumas das possíveis causas da perda de memória:

Qual a diferença entre esquecimento e perda de memória?

Muitas pessoas associam a falha ou perda de memória ao esquecimento, mas será que carrega o mesmo significado? Antes de qualquer coisa, a resposta é não!

O esquecimento é um fato que pode acontecer a qualquer momento, pois está relacionada a algo pontual, como o número do CPF, o telefone de algum parente, entre outras coisas.

No entanto, quando associado a perda de memória, não podemos dizer ser a mesma coisa, tendo em vista que representa a dificuldade de lembrar das coisas que já viveu, como algum momento especial em família, o que comeu no dia anterior ou até mesmo o nome de algum amigo próximo.

4 dicas para melhorar a memória

Assim como é importante manter o corpo ativo por meio da atividade física, o cérebro também precisa se exercitar para ficar saudável e, consequentemente, vivo para funcionar regularmente, prevenindo ou retardando os problemas relacionados à memória.

Homem dormindo
Melhorar a qualidade do sono é apenas uma das muitas dicas para evitar os problemas relacionados à memória. Confira!

Confira algumas dicas para melhorar a memória:

1 – Evite fazer muitas tarefas ao mesmo tempo

Ao realizar muitas tarefas ao mesmo tempo, você acaba interferindo e prejudicando o seu cérebro de trabalhar com eficiência, isso porque cada uma delas exige uma habilidade e ajustes necessários para serem finalizadas.

Por exemplo, você está limpando a casa, mas também precisa fazer o almoço. Ao realizar a primeira ação, o seu cérebro se adapta para concluí-la da melhor maneira possível. 

No entanto, ao deixá-la de lado para executar outra coisa, a sua mente precisa se readaptar, tanto por meio do foco quanto para lembrar de onde parou para conseguir continuar, gerando a falha na memória.

Tanto em casa quanto no trabalho, lembre-se: realize uma tarefa por vez e respeite o corpo e a mente descansando.

2 – Adote uma alimentação saudável

Como anda o seu cardápio do café da manhã, do almoço e do jantar? Apostar em uma alimentação saudável e com alimentos coloridos, é uma ótima opção para melhorar o desempenho da memória por meio de uma dieta equilibrada.

Ao incluir um cardápio rico em proteínas, nutrientes e vitaminas, é possível ajudar não só o corpo, mas o bom funcionamento do cérebro e, consequentemente, o fortalecimento da memória. 

Para isso, é preciso priorizar alguns alimentos: frutas, verduras, legumes, grãos e carnes brancas. Além disso, é importante diminuir o consumo de carne vermelha e de alimentos ultraprocessados.

Ah! Mas antes de incluir qualquer alimento, lembre-se de procurar ajuda de um nutricionista para entender quais opções são as mais adequadas para ajudar a melhorar a memória, seguindo sempre todas as exigências nutricionais.

3 – Tenha boas noites de sono

Tem dormido menos de oito horas por dia ou a qualidade do sono caiu? Saiba que isso pode interferir na sua memória.

Enquanto dormimos, é importante ressaltar que uma parte da nossa cabeça trabalha ativamente para registrar tudo aquilo que foi vivido por meio do hipocampo, conhecido também como a sede do cérebro responsável por armazenar a memória. Portanto, não significa apenas deitar cedo e fechar os olhos, mas dedicar-se por completo para ter uma excelente noite de sono.

Confira algumas dicas para dormir melhor:

  • Desligue-se de todas as telas, como celular e/ou televisão;
  • Diminua o consumo de cafeína;
  • Deite-se uma hora antes;
  • Estabeleça um horário para se deitar e para acordar todos os dias;
  • Faça refeições leves de noite;
  • Tome um banho quente antes de dormir.

4 – Jogos de raciocínio

Jogos de tabuleiro ou de memória são apenas algumas das muitas opções de brincadeiras “infantis” que podem te ajudar a estimular o cérebro e, consequentemente, melhorar a memória.

Mas, afinal, por que ajudam? Por meio dos jogos, tanto na fase infantil quanto adulta, o processo de repetição ajuda a estimular o cérebro e como as informações são armazenadas. Em algumas brincadeiras, é necessário usar a cabeça para recordar de algumas informações, colocando-as em prática na hora de ativar a memória.

Além de ajudar a prevenir problemas em relação à memória, os jogos podem garantir o melhor desempenho nas tomadas de decisões por meio da agilidade e do raciocínio.

Dica extra: caso esteja com muita falha na memória, procure a ajuda de um neurologista ou geriatra para realizar um check-up. A partir disso, será possível identificar qual é a causa e o melhor tratamento.

Por último, mas não menos importante, lembre-se de colocar as nossas dicas em prática para melhorar a memória e viver com mais saúde e bem-estar.