A atração de talentos é um dos grandes desafios do processo de recrutamento. Dependendo do cargo disponível, a aderência à vaga pode ser relativamente alta ou consideravelmente baixa. Por isso, pensar em estratégias para atrair bons candidatos é muito importante.

RH atraindo novos talentos
Atrair novos talentos pode parecer uma missão impossível, né? Confira algumas dicas!

Para isso, é interessante fazer um job description completo, claro e atrativo, para chamar a atenção dos candidatos certos, além de pensar nos canais de divulgação, que é fundamental.

Para ajudar você a conseguir recrutar grandes talentos para a sua empresa, a abler — startup especialista na gestão de recrutamento e seleção —  separou algumas dicas essenciais para aplicar na hora de abrir uma vaga e garantir contratações eficientes.

Veja a seguir!

O que é a atração de talentos?

A atração de talentos é a habilidade de uma empresa em conseguir trazer candidatos para os seus processos seletivos. Esse modelo tem o intuito de aproximar pessoas a fim de se tornarem parte da empresa.

Esse conceito consiste na união de algumas estratégias de gestão voltadas para melhorar a imagem da marca empregadora perante o mercado de trabalho, fazendo com que a empresa se torne o desejo dos profissionais.

Por que investir na atração de talentos?

Entrevista em grupo
Atrair muitos candidatos é o primeiro passo para atrair bons talentos. Confira!

Ter um bom número de candidatos nos seus processos é uma das maneiras de garantir que você terá boas opções e que algum deles estará dentro do perfil adequado para ocupar a vaga.

Então, investir em uma boa atração de pessoas é fundamental para garantir a continuidade dos trabalhos, boas entregas e resultados positivos para a organização. Portanto, os dois principais motivos para atrair candidatos são os seguintes:

Encontrar os talentos qualificados

Fazer a atração de talentos de forma mais específica, ou seja, voltada para os perfis que você quer encontrar, ajuda a aumentar as chances de encontrar pessoas qualificadas e que tenham mais compatibilidade com os valores e a missão da empresa.

Assim, reter esses talentos é muito mais simples, o que acaba gerando diversos outros benefícios, como:

Evitar contratações erradas

A falta de boas opções ou até mesmo de um processo sem critérios bem definidos, podem atrair muitas pessoas sem a qualificação necessária. Isso pode acarretar em duas situações:

  1. Na demora para o fechamento de vagas;
  2. Na contratação de pessoas sem o fit cultural necessário.

A contratação errada pode gerar diversos prejuízos para a sua empresa. Por isso, organizar, planejar e definir o perfil do candidato ideal é essencial para atrair profissionais com essas características e, assim, garantir contratações assertivas.

8 Dicas para atrair os melhores talentos

Duas mulheres conversando
Pacotes de benefícios para além do básico (vale-transporte e vale-alimentação) é apenas uma de muitas dicas. Saiba mais!

Para atrair bons profissionais com comprometimento, é necessário estabelecer uma comunicação objetiva para isso. Dessa forma, separamos aqui algumas dicas de como melhorar a atração de talentos para a sua empresa e tornar seus processos seletivos mais eficientes.

1. Invista no employer branding

O employer branding é um dos melhores amigos da atração de talentos. Com uma imagem de boa empresa para se trabalhar, a sua organização irá atrair naturalmente dezenas de pessoas para seus processos, aumentando a competitividade e engajando mais os candidatos.

Para melhorar a imagem da sua marca empregadora é preciso focar na satisfação dos seus colaboradores. Se seu time é feliz, tem um propósito e engaja com as ações da empresa, isso pode torná-lo um embaixador da organização.

Dessa forma, os profissionais de fora terão uma imagem positiva da sua marca, atraindo cada vez mais candidatos. Endomarketing, investimento em treinamento e capacitação de seus funcionários são bons exemplos de employer branding.

2. Defina o perfil de profissional ideal

É impossível atrair os profissionais certos se você não sabe quem são eles. Por isso, é preciso entender qual é o perfil do candidato ideal da sua empresa e de cada cargo ou setor.

Para isso, é importante levar em conta, questões como:

Definindo esse perfil, fica mais fácil criar uma comunicação mais assertiva e focada em falar com esse público.

3. Anuncie nos canais certos

Todas essas dicas, de certa forma, estão interligadas. Isso porque não adianta só ter o perfil do candidato ideal, se você não enviar o anúncio da vaga para lugares onde esse tipo de pessoa vai encontrá-lo. 

Então, conhecendo o perfil do profissional que você quer na sua empresa, você consegue analisar os melhores canais para divulgar sua oportunidade. Pode ser por meio de redes sociais, de portais de emprego, em universidades ou, até mesmo, dentro da sua própria empresa.

4. Crie um bom job description

Agora que você já sabe com quem falar e por onde se comunicar, precisa saber qual mensagem vai passar – e o job description (descrição da vaga) é fundamental para conseguir fazer a atração de talentos. 

A estrutura básica de um job description consiste em:

  • Nome do cargo: ex: Analista de recursos humanos;
  • Atribuições e responsabilidades: conte como será um dia comum nas funções desse cargo;
  • Requisitos indispensáveis: é preciso conhecer alguma técnica ou ferramenta específica?
  • Formação/escolaridade: qual o nível de escolaridade necessário e qual curso superior é exigido para esse cargo;
  • Experiências: se é preciso, ou não, e qual o tempo mínimo necessário;
  • Benefícios: quais as vantagens de fazer parte da sua empresa;
  • Sobre a empresa: apresentar resumidamente a empresa, seus valores e cultura pode ser muito importante para os candidatos se identificarem.

5. Oferte um bom pacote de benefícios

Outra estratégia para chamar atenção dos candidatos é oferecer um pacote de benefícios atraente. Isso não significa ter milhões de opções, mas sim aquelas que realmente são relevantes para os seus funcionários. 

Boas vantagens, muitas vezes, são o fator de decisão dos candidatos para aceitar uma proposta de emprego. Isso porque, oferecer um salário competitivo é importante, mas poder contar com determinados benefícios pode fazer mais sentido para algumas pessoas.

Alguns exemplos de benefícios que você pode oferecer para seus funcionários:

  • Comissões e bonificações;
  • Participação nos lucros;
  • Viagens de incentivo;
  • Planos de saúde;
  • Auxílio alimentação;
  • Transporte ou combustível;
  • Parceria com academias;
  • Desconto em farmácias;
  • Desconto em instituições de ensino;
  • Horários flexíveis.

6. Ofereça uma boa experiência para os candidatos

Do anúncio de vaga à contratação de um profissional — ou desclassificação — deve ser positiva para o candidato. Isso é determinante para o engajamento e comprometimento do futuro profissional, além de ajudar na imagem da sua empresa.

Muitas pessoas que participam dos processos de uma empresa, quando têm uma boa experiência, se tornam fãs da marca e se candidatam para outras oportunidades. Isso ajuda a disseminar a cultura da empresa e a tornar a marca mais atrativa.

7. Apresente a cultura e valores da empresa

Ter uma cultura organizacional é fundamental para atrair pessoas que se identificam e vão fortalecê-la. Assim, esses profissionais que compartilham dos mesmos valores, tendem a ser mais comprometidos com seu trabalho e com a empresa.

A cultura e os seus valores devem fazer parte de todos os seus processos para que possam ser identificados por meio de todos os colaboradores da sua organização.

Além disso, para o recrutamento e seleção, é um grande benefício usar seus valores, assim você deve conquistar colaboradores que vão se adaptar mais facilmente ao ambiente organizacional da sua empresa.

8. Use a tecnologia a seu favor

Por último, a dica é contar com a ajuda da tecnologia, que pode facilitar muitas dessas duas anteriores. Automatizar algumas tarefas pode ser mais fácil e simples para fortalecer a sua marca, divulgar suas vagas, formar banco de talentos e melhorar a experiência dos candidatos. 

Com um sistema de recrutamento e seleção como a abler, por exemplo, é possível centralizar todo o seu processo da atração — através da divulgação pelo LinkedIn Job Slots e mais de 35 portais de emprego — até a contratação. 

Com essas dicas, esperamos que você consiga fazer uma atração de talentos mais eficiente e conquistar os melhores profissionais para a sua empresa. Para isso, pode contar com a abler!