O recrutamento e seleção (R&S) é a porta de entrada para os colaboradores numa empresa. Afinal, é um dos processos mais importantes do setor de RH, pois tem como objetivo atrair, escolher e contratar a pessoa certa para atuar na organização.

Mulher entrevistando homem para uma vaga de emprego
O processo de recrutamento e seleção é uma estratégia fundamental para o sucesso da empresa. Saiba mais!

Para que isso seja possível, normalmente, é feita uma avaliação por meio de entrevistas, testes de competências e fit cultural com o possível novo colaborador. Todas essas estratégias visam aumentar as chances para que esse novo “casamento” entre empresa e colaborador dê certo – e dure o maior tempo possível, com uma boa qualidade.

Mas você sabe o que é o recrutamento e seleção, como fazer o processo e a sua importância? Continue com a gente!

O que é recrutamento e seleção?

Mulher explicando as etapas de recrutamento e seleção
Você sabe qual a diferença entre recrutamento e seleção? Entenda!

O recrutamento e seleção é um dos processos mais antigos das empresas e vem passando por transformações ao longo do tempo. Envolve diferentes técnicas, metodologias e etapas que estão se aprimorando a cada ano.

Se antigamente o processo de recrutamento e seleção era composto apenas por uma entrevista, hoje ele está muito mais robusto, podendo possuir, além das entrevistas, dinâmicas em grupos, testes de competências, investigação do perfil de comportamento e do fit cultural.

Apesar dos termos serem empregados juntos, o recrutamento e a seleção configuram etapas diferentes dentro desse processo. Vamos descobrir o que é cada uma delas?

Recrutamento

O recrutamento é a primeira etapa deste processo e tem como objetivo trazer o maior número possível de candidatos qualificados para concorrer a uma vaga que esteja aberta dentro da organização.

Para que isso seja possível, é necessário organizar as informações a respeito da descrição das vagas e o alinhamento com a gestão daquela equipe para ver a necessidade de implantar testes de competência, por exemplo.

Além disso, também precisa ser analisado em quais canais a vaga será divulgada e como se dará o recebimento dos currículos e aplicações.

Nesta etapa, é muito importante dar um foco especial na descrição da vaga, para ver se todas as informações relevantes estão disponíveis para o futuro candidato, além de analisar se o tom de escrita corresponde ao tom de voz da empresa, já que esse é o primeiro contato entre empresa e candidato.

Então, é neste momento em que são escolhidas as informações que estarão visíveis para atrair os candidatos, como um breve resumo da empresa, informações da vaga (como salário, benefícios, horário de trabalho, modelo de trabalho, entre outros) e pré-requisitos.

Seleção

Após definidas as informações da vaga, ela é lançada nos principais canais de divulgação de emprego para que os candidatos possam encontrá-la e aplicar para trabalhar na empresa.

A partir de critérios pré-selecionados, como área de formação, por exemplo, a equipe de RH passa a fazer a seleção daqueles currículos, para que se possa seguir com as entrevistas e eventuais testes.

Existem três tipos principais de recrutamento e seleção. São eles:

  • Recrutamento interno: quando a empresa busca entre os seus próprios colaboradores um novo talento para a vaga em aberto;
  • Recrutamento externo: a busca por um novo profissional se dá no mercado de trabalho fora da organização;
  • Recrutamento misto: quando a empresa abre a vaga tanto para público interno quanto para o externo.

Qual a importância de um bom processo de R&S?

Mulher sendo entrevistada no recrutamento e seleção
Entenda a importância de boas estratégias no processo de recrutamento e seleção

Contar com um bom processo de recrutamento e seleção dentro da sua organização pode trazer muitos benefícios para o setor de RH, além de reduzir os custos da empresa.

Isso porque o processo de R&S parou de ser visto como uma etapa burocrática para assumir um papel mais estratégico na organização.

Desta maneira, essa virada de chave trouxe muitos benefícios para a empresa, como:

  • Diminuição no tempo em que as vagas ficam abertas;
  • Maior assertividade na contratação de novos colaboradores;
  • Otimização do tempo da equipe de RH;
  • Redução de taxas de turnover e absenteísmo;
  • Melhora na cultura organizacional;
  • Fortalecimento das estratégias do negócio.

A tecnologia a favor do processo de R&S

O RH digital já é uma realidade na vida de muitas empresas e, utilizar novas ferramentas de tecnologia para o recrutamento e seleção, pode otimizar ainda mais esse processo.

Isso porque, devido à inteligência artificial de muitos softwares, muitas vezes o RH nem precisa se envolver em todas as etapas do R&S, fazendo com que algumas etapas sejam automatizadas.

Desta maneira, o setor de RH já passa a possuir um filtro dos candidatos baseado nas hard e soft skills deles, pois questionários de fit cultural e testes de competências podem ser aplicados ainda antes da entrevista, fazendo com que os profissionais de recursos humanos entrevistem menos pessoas – e de uma forma mais certeira.

Processo de recrutamento e seleção: como fazer?

Homem sendo entrevistado para uma vaga de emprego
A entrevista faz parte do processo de recrutamento e seleção. Saiba mais!

Para que seja possível iniciar um processo de recrutamento e seleção, alguns fatores são necessários, como uma equipe responsável pelo R&S, orçamento, planejamento, infraestrutura e poder de execução.

Portanto, é necessário criar um fluxo das atividades necessárias para dar início ao processo, desde a descrição da vaga até o momento da contratação.

Veja as principais etapas do processo de R&S:

1 – Entendimento e descrição da vaga

Esta primeira etapa deve surgir como uma demanda do gestor da área que gostaria de contratar um novo colaborador. A partir disso, ele acertará com a equipe de RH para explicar a real necessidade para a empresa e para o setor da nova contratação.

Então, são acertadas as principais informações, como as competências comportamentais e técnicas necessárias, experiência/formação desejadas, responsabilidades do cargo e salário/benefícios.

2 – Atração dos candidatos

Após todas as informações acertadas, iniciará a etapa de atração dos candidatos, na qual o RH é responsável por divulgar a vaga nos principais meios de comunicação que a empresa utiliza, como redes sociais (Instagram e LinkedIn), e-mail e sites de emprego.

3 – Triagem dos currículos

Após o recebimento dos currículos, é necessário fazer a análise deles para identificar quais candidatos estão mais alinhados com os pré-requisitos da vaga.

A partir daí, alguns candidatos podem passar para a próxima etapa de testes, enquanto outros ficam no banco de dados para uma próxima oportunidade.

Dependendo se sua empresa utiliza algum software de RH para fazer o R&S, essa etapa pode ser automatizada para otimizar o tempo da sua equipe.

4 – Testes e dinâmicas

Os candidatos aprovados na triagem dos currículos estão aptos para a próxima etapa de testes comportamentais, de competências e, se for uma estratégia da sua empresa, as dinâmicas de grupos.

Esta é uma forma de fazer uma segunda espécie de triagem, diminuindo ainda mais o número de candidatos que vão para a entrevista.

5 – Entrevistas

A entrevista pode ser dividida em duas: a primeira com um profissional de RH e, a segunda, com o gestor da área contratante.

Na primeira entrevista com o RH, são avaliadas questões mais profundas sobre comportamentos, o dia a dia da empresa e benefícios. É uma fase importante, pois, com a adoção do home office na rotina de trabalho das pessoas, muitas não estão mais disponíveis para um trabalho híbrido, por exemplo – e é nesta etapa que isso é especificado.

Após essa fase da entrevista, o candidato poderá avançar para uma conversa mais técnica com o gestor da área.

A intenção de dividir a entrevista em duas etapas é para que os candidatos que cheguem à conversa com o gestor sejam o mais qualificados possíveis, já que o tempo dos líderes costuma ser escasso.

6 – Feedback e proposta

Após a etapa de todas as entrevistas, os profissionais de recursos humanos e o gestor conversam sobre qual o melhor perfil para aquela vaga e, então, cabe ao RH dar um feedback positivo e os negativos para os candidatos.

É importante sempre retornar a todos, mesmo que a devolutiva seja de que o candidato não estava apto à vaga, pois ele pode ter criado expectativas em fazer parte da equipe.

Desta maneira, o RH faz a proposta para o candidato escolhido e podem seguir, então, para as etapas de contratação.

O processo de recrutamento e seleção faz parte da estratégia da empresa e, por isso, deve possuir um planejamento bem estruturado. Ele é a porta de entrada para novos talentos fazerem parte da sua empresa e, assim, construir a sua história.