Que brasileiro que não dispensa uma cervejinha no final de semana, né? Mas, quando o assunto é saúde por meio dos treinos, tanto internos quanto externos, muitas pessoas ficam em dúvida sobre o consumo de álcool e atividade física, afinal, será que eles podem andar lado a lado?

Mulher praticando atividade física com um copo de cerveja na frente
A bebida alcoólica pode trazer inúmeros malefícios às pessoas que praticam atividade física. Confira!

Pensando nisso, é preciso entender alguns pontos sobre o assunto:

  • Como está o consumo de bebida alcoólica no Brasil?
  • Álcool e atividade física podem andar lado a lado?

Como está o consumo de bebida alcoólica no Brasil?

Após uma semana muito agitada e cansativa, é normal do brasileiro querer se divertir ao lado dos amigos e familiares no final de semana e, consequentemente, tomar uma cervejinha ou qualquer outro tipo de bebida alcoólica.

Pessoas brindando com cerveja
Os brasileiros têm consumido cada vez mais bebida alcoólica. Saiba mais!

Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig), mais de 55% da população brasileira consome diferentes tipos de bebidas alcoólicas. No que diz respeito ao período pandêmico, esse número aumentou 17,2%, tudo isso devido à ansiedade e entre outros problemas relacionados à saúde mental, tendo em vista que muitas pessoas deixaram até mesmo de se exercitar.

Além disso, uma em cada três pessoas consomem bebida alcoólica na semana. Por outro lado, o consumo abusivo também está presente, totalizando mais de 18% dos brasileiros que participaram da entrevista do Ibrafig, que aconteceu em cinco regiões diferentes.

No entanto, é possível que muitas dessas pessoas que consomem bebidas alcoólicas pratiquem algum tipo de atividade física, principalmente agora com a reabertura de muitas unidades, desde musculação até algum outro exercício ao ar livre, como caminhada e/ou pedalada. 

Pensando nisso, surge a seguinte dúvida: álcool e atividade física combinam? Confira mais sobre essa pergunta abaixo.

Álcool e atividade física podem andar lado a lado?

A resposta é não. Mas, por quê? O consumo de álcool pode desenvolver inúmeras falhas no que diz respeito ao desempenho de qualquer atleta ou pessoa que treina regularmente e, consequentemente, diminuir as probabilidades de resultados mais positivos e visíveis conforme a necessidade buscada.

Além disso, o álcool não combina quando o assunto é hábito saudável, como, por exemplo, atividade física e/ou alimentação. Isso acontece porque é muito difícil melhorar o rendimento em qualquer modalidade escolhida, diminuindo as chances de evolução do treino e até mesmo causando alguns problemas relacionados à saúde do corpo e do próprio organismo.

Homem desanimado na academia
O álcool pode prejudicar a prática de alguma atividade física por meio da preguiça. Confira!

Confira alguns problemas do álcool quando combinado à prática de alguma atividade física:

Aumento de gordura

Se a sua escolha em relação à atividade física é promover o emagrecimento consciente e saudável, o álcool não é o seu maior aliado nessa missão, pois tem como função aumentar o ganho de gordura.

Além disso, as bebidas alcoólicas concentram muito mais calorias quando comparadas com aquelas que não têm álcool. Por isso, quando o assunto é emagrecimento, é importante diminuir o seu consumo, já que o excesso ajuda a acumular ainda mais gordura no abdômen.

Diminui o ânimo nos treinos

A bebida alcoólica pode diminuir o rendimento nos treinos, tendo em vista que o seu consumo exagerado causa algumas reações no corpo, como, por exemplo, sonolência, preguiça e, consequentemente, reduzir o ânimo na execução de alguma atividade física e/ou até mesmo em relação às tarefas da rotina, como trabalhar.

Por isso, lembre-se: o consumo de álcool antes dos treinos não é indicado, pois reduz o rendimento em relação ao treino.

Desidrata o corpo

Mulher desidratada
O consumo excessivo de bebida alcoólica pode causar a desidratação. Confira!

Pode parecer que não, mas o consumo de álcool é um grande vilão no que diz respeito à desidratação, pois diminui a água e os eletrólitos do corpo.

Mesmo tendo bastante líquido, a bebida alcoólica tem pouquíssima quantidade de água pura. Com isso, o nosso organismo desidrata facilmente, visto que o álcool impede o nosso intestino e outras partes do corpo de absorver o líquido, componente essencial para o bom funcionamento do corpo de todas as pessoas.

Prejudica o processo de hipertrofia

Além da desidratação, a falta de água no nosso organismo impede todo o processo de hipertrofia muscular, o que afeta bastante o ganho de massa por meio das células, devido ao consumo excessivo de álcool. Afinal, 80% dos músculos do corpo são compostos por água, provando mais uma vez a sua importância.

O álcool prejudica também a manutenção muscular, tendo em vista que as suas substâncias diminuem a captação de vitaminas e minerais importantes, bem como alguns hormônios naturais produzidos, como a testosterona.

Além dos malefícios a saúde mencionados, o álcool pode acarretar outros problemas na vida das pessoas que praticam atividade física, como:

  • Diminuir a força;
  • Diminuir o equilibro;
  • Reduzir a velocidade;
  • Reprimir a capacidade cardiorrespiratória.

Portanto, o álcool e atividade física não combinam, mas isso não significa que você precise abrir mão da sua cervejinha, vinho ou qualquer outro drink, né? Lembre-se apenas de ingerir a bebida alcoólica com moderação, pois o excesso traz problemas à saúde.