Estabelecer metas e fazer um planejamento estratégico são apenas alguns dos pilares para o sucesso de uma organização. A pandemia veio nos mostrar que, apesar de traçar objetivos, devemos saber que eles devem ser flexíveis. Porém, ainda é importante ter um caminho para seguir. Pensando nisso, você sabe como criar metas na sua empresa?

Grupo de colaboradores apontando para as metas da empresa
Você sabe como criar metas na sua empresa? Fique aqui e descubra!

Na hora de criarmos uma meta para a empresa, podemos ficar na dúvida entre tantos indicadores a serem analisados. Por isso, saber traçar um objetivo real e alcançável pode ser fundamental para que ele seja efetivamente cumprido.

Além disso, é muito importante ter cuidado na hora de elaborar metas, já que deve-se pensar na humanização dos colaboradores para não os sobrecarregar e mantê-los engajados.

Neste artigo, entenda o que são metas, como criá-las e a importância de fazer um planejamento na sua empresa.

O que são metas?

É muito normal que se confunda metas com objetivos. Apesar de parecidos, são dois conceitos diferentes.

Enquanto o objetivo é algo mais subjetivo, as metas são os passos para alcançar o seu propósito inicial, ou seja, são quantificáveis.

Por exemplo, um objetivo pode ser aumentar o número de clientes da sua empresa, enquanto as metas seriam os passos para alcançá-lo, como: investir em publicidade e esperar um retorno X, qualificar Y colaboradores em vendas, etc. Ou seja, as metas são o que viabiliza que o seu propósito inicial seja colocado em prática.

Por isso, as metas devem ser quantificáveis, para que essa análise possa ser feita posteriormente e novas metas sejam criadas, caso necessário.

Qual a importância de criar metas para a sua empresa?

Grupo de colaboradores entendendo a importância de criar metas
Entenda a importância de criar metas para a sua empresa

Definir metas é importante para o sucesso da sua empresa, pois são elas que guiarão o planejamento estratégico das equipes dentro da sua organização. Desta maneira, cada setor terá bem claro o seu papel e o que deve ser feito.

Os objetivos da empresa são importantes e servem como um guia para que todos tenham claro qual caminho seguir. Porém, são as metas que proporcionam os métodos e ferramentas necessárias para que se alcance o objetivo.

Ou seja, as metas são as responsáveis por quantificar os objetivos, mostrando os passos que devem ser dados para que ele seja alcançado, já que eles costumam ser amplos e subjetivos.

Veja algumas vantagens de trabalhar com metas:

Maior assertividade

Como as metas orientam o trabalho que deve ser feito, os líderes podem sempre recorrer a elas e aos objetivos na hora de tomar uma decisão ou resolver um conflito. Desta maneira, as ações da liderança e de suas equipes sempre estarão alinhadas ao propósito da empresa.

Cria um senso de prioridade

Com a montanha de demandas que surgem no dia a dia, muitas vezes tudo acaba se tornando urgente, o que pode atrasar muitas tarefas.

Por isso, ao ter metas bem estabelecidas, o líder pode orientar a sua equipe em qual atividade possui maior prioridade para os objetivos da empresa no momento.

Mais produtividade

Como as metas são indicadores objetivos e com prazo determinado, elas ajudam os gestores na hora de fazer o planejamento da pauta do dia, da semana e até do mês, aumentando a produtividade da equipe. Neste sentido, o colaborador não é sobrecarregado de tarefas e entende a prioridade de cada uma.

Melhora o trabalho em equipe

Quando os colaboradores e a organização estão alinhados para onde devem caminhar, o engajamento do time tende a melhorar, já que todos estarão olhando na mesma direção e motivados a alcançar os objetivos da empresa.

Como criar metas para a sua empresa?

Grupo de pessoas criando metas para a empresa
Existem alguns passos na hora de criar metas para a sua empresa. Saiba mais!

O primeiro passo para criar uma meta para a sua empresa é ser realista quanto a ela. Lembre-se de que as metas são as etapas necessárias para que o objetivo principal seja alcançado, por isso, defina o que realmente pode ser feito para que ele seja cumprido.

Caso você superestime o seu objetivo e crie metas intangíveis, isso poderá gerar um sentimento de frustração quando a equipe ver que o planejamento estratégico fracassou.

Além disso, quem irá trabalhar para que o objetivo seja alcançado é a sua equipe. Por isso, garanta que eles sejam capazes de cumprir suas atividades sem que sofram de Burnout.

Separamos algumas dicas importantes para você estabelecer metas realistas e alcançáveis:

  • Faça um diagnóstico da sua empresa;
  • Defina um objetivo claro;
  • A seguir, estabeleça as metas para cumpri-lo;
  • Crie um indicador para verificar se está no caminho certo;
  • Execute as ações planejadas na meta;
  • Avalie os resultados.

A parte da avaliação deve ser feita a todo o momento durante a etapa de execução, para que otimizações e mudanças possam ser feitas, caso necessário.

Conheça alguns métodos para estabelecer metas

Existem algumas estratégias que podem auxiliar os gestores a definirem metas para a empresa. Separamos três para você conhecer!

Método Smart

Colaboradores criando metas para a empresa
Conheça algumas metodologias para colocar em prática

A metodologia Smart é uma das mais conhecidas e o seu nome se deve às iniciais, em inglês, dos princípios em que se baseia: Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time-Based. Veja as definições de cada conceito a seguir:

  • Specific (Específica): crie metas específicas, evitando conceitos vagos ou genéricos;
  • Measurable (Mensurável): deve ser possível acompanhar o progresso das metas para que você possa verificar se está no caminho certo;
  • Attainable (Alcançável): as metas devem ser realistas, pois metas irreais podem comprometer a motivação das equipes;
  • Relevant (Relevante): as metas devem estar em consonância com o objetivo principal da empresa, sendo relevante para o seu negócio;
  • Time-Based (Temporal): é importante ter cronogramas das metas de curto, médio e longo prazo, para que elas sejam cumpridas, pois, sem um período bem definido, a equipe corre o risco de procrastinar.

Método Growth Hacking

Este tipo de metodologia é focado em achar brechas na empresa para focar no crescimento dela. Ou seja, é preciso fazer diferentes testes para entender qual é o melhor para a estratégia da sua organização.

Para colocar esta metodologia em prática, é necessário ter uma meta principal e definir qual o problema a ser resolvido. A partir disso, o experimento deve seguir o ciclo composto de cinco etapas:

  1. Brainstorming: momento para discussão e geração de ideias entre os membros da equipe;
  2. Prioridades: depois da enxurrada de ideias, deve-se estabelecer quais são as que possuem potencial de crescimento para a empresa e sua prioridade;
  3. Documentação: documente os resultados obtidos;
  4. Implementação de testes: faça testes com o mínimo de recursos possíveis;
  5. Análise de resultados e aprendizado: compare dados e identifique possíveis erros para que sejam corrigidos num próximo projeto.

Método OKR

A metodologia OKR, ou Objectives and Key Results, consiste em criar objetivos em todos os níveis da empresa, desde o setor gerencial até os operacionais. Depois disso, deve-se fragmentar esses objetivos em metas menores, que serão os guias de ações que devem ser seguidas.

Dessa maneira, este método busca alcançar o objetivo organizacional com mais agilidade e eficiência.

Agora que você já sabe como criar metas para a sua empresa, escolha qual metodologia se encaixa mais no seu dia a dia organizacional e coloque-a em prática. Definir metas e objetivos de forma realista e clara é muito importante para o sucesso da sua organização.