Você já ficou com o pensamento acelerado em algum momento da sua rotina, seja no trabalho, nas tarefas de casa ou até na hora de dormir? Embora seja muito natural ter a cabeça cheia de pensamentos, é preciso esvaziá-la para não adquirir alguns sintomas que podem fazer mal à saúde, como, por exemplo, ansiedade, estresse e/ou cansaço mental excessivo.

Mulher com pensamento acelerado
O pensamento acelerado pode trazer inúmeros malefícios à saúde. Confira!

Ainda que poucas pessoas tenham conhecimento sobre esse transtorno, a Síndrome do Pensamento Acelerado é mais comum do que muita gente imagina. Pensando nisso, para te ajudar a entender sobre o assunto, abordaremos os seguintes tópicos neste artigo:

  • O que é Síndrome do Pensamento Acelerado?
  • Por que as pessoas ficam com pensamento acelerado?
  • Quais são os sintomas do pensamento acelerado?
  • 3 dicas para amenizar os sintomas do pensamento acelerado.

O que é Síndrome do Pensamento Acelerado?

Homem pensativo
Conhece a Síndrome do Pensamento Acelerado? A psicóloga explicou tudo sobre o assunto!

Embora não seja considerada uma doença, a Síndrome do Pensamento Acelerado foi descoberta e descrita em algumas obras do psiquiatra Augusto Cury, onde a nossa mente consegue reunir inúmeros pensamentos simultaneamente, podendo ser prejudiciais à saúde física e mental.

Segundo a Hellen Capel, psicóloga formada pela Unicesumar e especialista em Psicoterapia Psicanalítica Contemporânea pela EPPM, a Síndrome do Pensamento Acelerado pode estar relacionada ao excesso de coisas que nós, como seres humanos, vamos acumulando por meio dos nossos pensamentos. Afinal, é muito natural acumularmos milhares de informações durante a rotina, né?

No entanto, ao mesmo tempo que pensamos muito, também temos a sensação de esquecer tarefas simples, podendo acontecer por diversos motivos, desde acúmulo de afazeres até cansaço emocional. Com isso, a nossa mente acaba sofrendo, pois não consegue relaxar na sua totalidade, principalmente na hora de dormir — momento onde todas as informações vêm à tona.

“Ué! Então os pensamentos são ruins?” — na verdade, não! A Síndrome do Pensamento Acelerado não está relacionada ao conteúdo que têm neles, mas a grande carga e a velocidade que elas se encontram dentro do nosso cérebro, causando exaustão mental.

“Normalmente, a gente não consegue identificar direito o acúmulo de informações, ou seja, são muitas atividades, funções e entre outras coisas que acontecem ao longo do dia”, explica a psicóloga.

Por que as pessoas ficam com pensamento acelerado?

Antes de responder a esta dúvida, queremos saber uma coisa: você tem o hábito de assistir televisão, ler jornais e/ou passar muito tempo conectado nas mídias sociais? Se a resposta for sim, saiba que essa é uma das principais causas que pode levar à Síndrome do Pensamento Acelerado.

A psicóloga explica que as pessoas, normalmente, ficam com o pensamento acelerado devido à dificuldade de identificar todas as coisas que precisam ser feitas durante a própria rotina. “Quando a gente consegue identificar, nos desesperamos. Quando entramos em desespero, a nossa mente acelera ainda mais, afinal, se estou desesperada, é como se eu tivesse que resolver aquele problema”, explica.

Além disso, quando o nosso pensamento está acelerado, a profissional explica que a mente entra em um ciclo, seguido por: preocupação, muitas coisas para fazer, como resolver os afazeres, o que fazer caso dê errado e, consequentemente, vem a angústia. 

Em relação às mídias sociais, embora pareçam inofensivas, elas podem causar cansaço e esgotamento mental, trazendo à tona alguns sintomas de ansiedade. Isso porque acumulamos muitas informações em poucos minutos de acesso, desde textos até imagens. Sem contar as notificações que chegam a cada segundo, né? Por isso, é importante ficar longe das telas, principalmente na hora de dormir.

Quais são os sintomas do pensamento acelerado?

Mulher com falta de concentração
A falta de concentração é apenas um dos sintomas do pensamento acelerado. Saiba mais!

Embora os pensamentos pareçam inofensivos, no caso desta síndrome, é possível que algumas pessoas se sintam desconfortáveis e tenham alguns sintomas relacionados à saúde mental e física, como:

  • Ansiedade;
  • Hiperatividade;
  • Exaustão física;
  • Crise de pânico;
  • Dores musculares;
  • Mudanças de humor;
  • Falta de concentração;
  • Dificuldade para dormir;
  • Preocupação excessiva;
  • Insatisfação com a vida;
  • Dificuldade para descansar;
  • Intolerância ao ser questionado;
  • Sintomas psicossomáticos (falta de ar, queimação no estômago, náuseas e/ou dores de cabeça).

Ah! Os sintomas do pensamento acelerado podem acontecer, principalmente, no período noturno. Ao deitar, o nosso corpo e o cérebro costumam desacelerar e, com isso, as preocupações do dia a dia começam a aparecer.

“Enquanto a pessoa está descansando, ela começa a se culpar por descansar. Afinal, o excesso de produtividade é visto como uma coisa ótima, mas, na verdade, a gente acaba tendo outras consequências, como insônia, crise de ansiedade, depressão e/ou dores de cabeça em decorrência do aceleramento do pensamento”, comenta a psicóloga.

Sendo assim, independente do problema que esteja enfrentando, seja preocupação excessiva, pensamento acelerado ou qualquer outro transtorno mental, procure a ajuda de um profissional. “Por meio da psicoterapia, é possível organizar os pensamentos, com o auxílio de ferramentas internas para que aprenda a lidar com as coisas que vão acontecer ou que estão acontecendo”.

3 dicas para amenizar os sintomas do pensamento acelerado

Agora que você já conhece um pouco sobre a síndrome do pensamento acelerado, que tal colocar em prática algumas dicas para esvaziar a mente e diminuir os sintomas causados por este transtorno? 

1 – Pratique atividade física

Mulher treinando na academia
A atividade física é uma ótima forma de esvaziar a mente, principalmente para quem deseja prevenir o pensamento acelerado

Além de proporcionar inúmeros benefícios para a saúde do corpo, a atividade física é uma ótima opção para quem deseja desacelerar a mente e, consequentemente, promover o bem-estar mental. 

Por isso, é importante escolher uma modalidade que te faça sentir bem e feliz, seja crossfit, musculação, natação ou corrida. Ao escolher uma atividade física, ela pode te ajudar a melhorar a memória, os problemas relacionados ao humor e aos transtornos mentais, como ansiedade e depressão, além de regular todas as suas emoções

Mas os benefícios não param por aí, sabia? Pois a prática da atividade física contribui para o controle dos pensamentos negativos e acelerados por meio da liberação do cortisol, controlando a sensação de estresse. 

2 – Faça meditação guiada

Mulher meditando
Tem pensamentos acelerados? A meditação pode ser a solução para aliviar os sintomas!

Já meditou alguma vez na sua vida? Para você que possui pensamentos acelerados e/ou negativos, saiba que essa prática é bastante recomendada, pois pode te ajudar a focar nas coisas boas por meio da respiração e das próprias emoções. 

No começo pode parecer difícil, mas gradualmente o corpo e a mente vão relaxando, fazendo com que você esqueça de todos os problemas e informações que te rodeiam, acalmando seus pensamentos. 

Por meio da TotalPass, você tem acesso ao Zen App, um aplicativo que oferece mais de 400 vídeos de meditação guiada para você fazer quando e onde quiser.

Gostou e quer saber mais? Disponível a partir do plano TP1 para Android e iOS

3 – Procure a ajuda de um psicólogo 

Psicólogo atendendo a paciente
A terapia é indispensável em todos os momentos da vida. Confira!

Ao contrário do que muitas pessoas pensam sobre a terapia (psicoterapia), independente de qual seja o seu estado mental e emocional, a ajuda de um psicólogo é importante em todas as fases da sua vida, principalmente quando os nossos pensamentos estão acelerados. 

Com a ajuda desse profissional, é possível adquirir autoconhecimento, encontrar soluções para os conflitos do dia a dia, melhorar a saúde mental e esvaziar a mente após o recebimento de tantas informações que o nosso cérebro recebe ao longo do dia. 

A partir do plano TP2 da TotalPass, você tem acesso à Psicologia Viva, uma plataforma com mais de cinco mil psicólogos on-line para se consultar quando quiser. 

Por último, evite ter pensamento acelerado por situações que estão fora do seu alcance, combinado? Ao seguir as nossas dicas, temos certeza que será mais fácil aliviar os sintomas desse transtorno para uma vida repleta de saúde e bem-estar.