Seja para o sucesso profissional, seja para a vida pessoal, o autoconhecimento é importante em todos os âmbitos da existência de cada pessoa. A partir dele, é possível entender quais são as suas qualidades, defeitos, capacidades e muito mais! Afinal, quem não quer entender melhor sobre si e tudo à sua volta, né?

Mulher pensativa
Refletir sobre as suas ações é uma maneira de promover o autoconhecimento. Saiba mais!

Embora pareça ser complicado desenvolver o autoconhecimento, é possível colocá-lo em prática com algumas dicas ao longo dos dias, semanas, meses e anos. Por isso, antes de explicar cada uma delas, que tal entender o que é e a sua importância? 

Vamos lá!

O que é e por que é importante desenvolver o autoconhecimento?

Mulher pensando enquanto trabalha
O autoconhecimento é importante em todos os momentos da vida, tanto pessoal quanto profissional

De forma simples, o autoconhecimento se refere ao conhecimento que cada indivíduo tem sobre si mesmo. É quando paramos e analisamos as nossas atitudes ou até mesmo características que fazem parte de quem somos, como, por exemplo, gostos, comportamentos e sentimentos.

Além disso, o autoconhecimento também está relacionado a maneira como cada pessoa controla as suas próprias emoções, ajudando a manter o autocontrole e diminuindo a preocupação excessiva em relação às tarefas do dia a dia, tanto no trabalho quanto em casa. 

Com isso, entendemos que ele é importante, pois ajuda a evitar inúmeros problemas relacionados à saúde e ao bem-estar, como, por exemplo, questões voltadas para a autoestima e instabilidade emocional, como ansiedade, estresse e/ou depressão

No que diz respeito ao ambiente de trabalho, é possível melhorar ainda mais as tomadas de decisões e, consequentemente, alavancar a carreira profissional. Confira alguns outros benefícios: 

  • Aumenta a proatividade em relação às tarefas do dia a dia;
  • Aperfeiçoa a capacidade de tomar decisões;
  • Melhora a autoconfiança e nas relações interpessoais;
  • Melhora as questões de autocuidado;
  • Desenvolve novas habilidades;
  • E muito mais!

8 dicas para alcançar o autoconhecimento 

Mulher sorrindo
Viver novas experiências ajuda a promover a sensação de bem-estar por meio do autoconhecimento. Confira!

É possível desenvolver o autoconhecimento com algumas técnicas que, por mais que pareçam simples, fazem parte do nosso dia a dia e que, muitas vezes, acabam sendo deixadas de lado. Pensando nisso, para te ajudar nesse processo de autodescoberta consigo mesmo, confira oito dicas. 

1 – Não há nada de errado em dizer “não”

Você tem o hábito de dizer não para tudo o que as pessoas pedem, tanto no trabalho quanto em casa? Embora pareça grosseiro em algumas situações, é preciso, em alguns casos, satisfazer as suas vontades e recusar um pedido, mesmo que ocasionalmente. 

Normalmente, por medo de desapontar alguém que gostamos, nós acabamos aceitando e ajudando o próximo. Ser gentil é uma qualidade, mas é importante entender as suas vontades.

Por isso, lembre-se de dar o “sim” apenas quando for de coração. 

2 – Vivencie novas experiências 

Todas as pessoas vivem uma rotina e, provavelmente, estão acomodadas e/ou acostumadas com ela, né? Por isso, nós temos uma pergunta para te fazer: o que você tem feito de diferente para explorar e viver novas coisas/experiências? 

Se a sua resposta foi que não está fazendo nada de diferente, saiba que o  processo de autoconhecimento pede novas aventuras, histórias e hábitos. Por isso, coloque a mão na cabeça e reflita qual foi sempre a sua maior vontade, mas que, por medo, nunca teve coragem de fazer. Pode ser qualquer coisa, desde uma viagem para outro país até uma mudança de visual. 

O mais importante é se descobrir como pessoa e se aventurar, ou seja, viver novas possibilidades que jamais seriam vividas por meio do seu “eu antigo”. Ao fazer algo de diferente, você pode amar ou desgostar, sendo que a experiência é aquela que fica e, consequentemente, crescimento pessoal ao longo da vida.

3 – Tire um tempo para você

O processo de autoconhecimento significa cuidar da sua saúde física, mental e emocional. Por isso, que tal tirar um tempo para fazer seus passatempos favoritos? Lembre-se: pode ser qualquer coisa, desde uma noite de pipoca com um filme preferido ou de sua escolha até ir ao restaurante comer aquela refeição que sonhou sempre. 

Não quer fazer nada e prefere ficar quietinho? Sem problema! Tirar um tempo para si, é também aproveitar os momentos de silêncio para não fazer nada e, consequentemente, se conectar com a sua verdadeira essência.  

4 – Pratique meditação e/ou yoga

Três mulheres meditando
A meditação é uma ótima prática para exercitar o autoconhecimento e promover o bem-estar, tanto físico quanto emocional. Confira!

As duas práticas são excelentes maneiras de promover benefícios à saúde, tanto físicos quanto psicológicos. 

Enquanto o yoga te ajuda a melhorar a consciência corporal, por meio de exercícios físicos, técnicas posturais e treinos de respiração, a meditação vem logo em seguida, eliminando todos os problemas que estão presentes dentro da mente, diminuindo o estresse e a ansiedade, melhorando a concentração e, consequentemente, o cansaço da rotina.

Não tem tempo para fazer as duas modalidades? Escolha uma opção e coloque na sua rotina aos pouco de uma a três vezes por semana para promover o autoconhecimento.

5 – Jamais se compare 

Você já se comparou com alguém em algum momento da sua vida? 

Entender que cada um possui as suas características, vivências e/ou sentimentos é muito importante para a construção do autoconhecimento. Mas, por quê? Ao se comparar com o outro, você deixa de lado a sua individualidade para tentar ser ou parecer com outra pessoa, sem ser quem realmente é. 

Ao se comparar, compare com si próprio. Olhe para frente e veja como você quer se tornar amanhã, daqui a alguns meses e/ou anos. Busque entender quais são as suas características boas e até mesmo as ruins, melhorando sempre aqueles aspectos que podem ser aperfeiçoados. 

6 – Errou? Aprenda com ele e siga em frente

Não existe uma pessoa perfeita, né? Errar é humano e faz parte do autoconhecimento de todos. Por isso, ao identificar que errou, lembre-se de reconhecer e consertá-lo para entender quais são as suas falhas e fraquezas como indivíduo.  

Quer aprender com os erros, mas não sabe como fazer isso? O primeiro passo está em admitir que errou. Depois, tente ressignificar aquela falha, sendo resiliente e motivado. Em terceiro lugar, examine o que levou você a cometer tal atitude e pergunte-se: o que aconteceu, porque aconteceu, o que poderia ter sido feito de diferente, etc. Por último, transforme aquela situação em aprendizado.

7 – Reconheça os próprios sentimentos

Deixar os sentimentos de lado não faz bem para ninguém, muito menos para quem deseja adquirir o autoconhecimento. É essencial entender todos os tipos de emoções, como, por exemplo, alegria, tristeza, medo, nojo, raiva e/ou surpresa, afinal, elas fazem parte de quem você é e como precisa lidar com cada uma delas para enfrentar as adversidades do dia a dia.  

Além disso, jamais compare o que está sentindo com o sentimento de outra pessoa. Afinal, embora as emoções sejam parecidas, a maneira como cada um sente é única. 

Ao projetar as suas emoções em outra pessoa, as coisas podem se tornar cada vez mais confusas, atrapalhando o seu desenvolvimento pessoal em relação às sensações daquele momento, impactando de forma negativa no seu bem-estar. 

8 – Faça psicoterapia 

Para além dos problemas cotidianos, ter o auxílio de um psicólogo pode ser uma ótima maneira de adquirir o autoconhecimento, sabia? 

A terapia tem como objetivo te conduzir a escutar o seu próprio eu, ou seja, é uma maneira de dar atenção para todos os detalhes da vida que, na maioria das vezes, acabam passando batido e não são falados tão abertamente com outras pessoas. 

A partir disso, é possível entender e se livrar, de uma vez por todas, de algumas inseguranças e tabus, ressignificando a sua história por meio do autoconhecimento e da inteligência emocional em todos os aspectos da vida.  

Lembre-se: embora todas essas dicas sejam importantes, jamais deixe de procurar ajuda de um psicólogo. O autoconhecimento precisa ser lapidado diariamente, né? Ter um apoio profissional é extremamente importante em todos os momentos da vida.