Quando começa a fechar o tempo, muitas pessoas que praticam exercício ao ar livre acabam deixando de lado o treino. Mas, afinal, será que correr na chuva ou se exercitar com este fenômeno da natureza pode trazer algum problema em relação à saúde?

Homem correndo na chuva
Correr na chuva não causa gripes e resfriados, sabia? Saiba mais!

Pensando nisso, nós vamos responder esta dúvida mais abaixo. Antes de qualquer coisa, confira quais pontos abordaremos sobre este tema:

  • Correr na chuva faz mal?
  • Quais são os benefícios de correr na chuva?
  • 5 dicas para se exercitar com segurança na chuva.

Correr na chuva faz mal?

Mulher correndo na rua
A chuva pode trazer inúmeros benefícios à saúde. Confira!

Exercitar-se ao ar livre é uma alternativa bastante comum na vida de muitas pessoas, principalmente daquelas que não dispensam uma corrida no parque (treino externo) pela manhã ou depois do trabalho. No entanto, quando fecha o tempo e a chuva chega, muitas pessoas optam por correr na esteira da academia. 

É quando surge a dúvida: será que a chuva pode fazer mal à saúde? A resposta é não! 

A chuva pode acontecer em qualquer momento de nossas vidas, como ao sair de casa, do trabalho ou até mesmo na hora de praticar atividade física no parque. No entanto, ela não traz malefícios à saúde, pelo contrário, ela tem como função ajudar a regular a temperatura do corpo, tornando-o mais apto na hora da corrida. 

Como fica a gripe e o resfriado em relação à chuva? Muitas pessoas pensam que este fenômeno meteorológico é responsável por essas infecções, mas a verdade é que não, pois são transmitidos por meio de alguns vírus ao tocar em algo ou pelo ar (lugares fechados e com muitas pessoas), contaminando os olhos, a boca ou o nariz.  

Portanto, nada de abandonar os treinos ao ar livre por causa da chuva, viu? Confira os benefícios abaixo!  

Quais são os benefícios de correr na chuva?

Homens correndo na chuva
Ao correr na chuva, é possível melhorar o desempenho e alguns outros benefícios. Confira!

Se correr na chuva não traz malefícios à saúde, quais são os benefícios dessa prática? Confira alguns deles:

Ajuda a enfrentar as adversidades 

Embora seja ótimo correr com o tempo aberto, treinar na chuva pode ser uma ótima alternativa para quem deseja buscar mais desafios e, consequentemente, superar as adversidades e melhorar a resistência mental. 

Melhora o desempenho da corrida

À medida que você corre, independente da questão climática, a temperatura do seu corpo aumenta. Ou seja, quanto mais quente está a sua estrutura física, é preciso suar mais para manter a temperatura e, consequentemente, torná-la refrescante. 

Segundo um estudo publicado pelo Journal of Sports Sciences, dos atletas que foram borrifados com água gelada durante uma corrida de 5 km, eles tiveram uma melhora no seu tempo de maratona em até nove segundos e um aumento de 9% da ativação dos músculos da perna

Auxilia na queima de mais gordura

Quando a chuva é fria, o corpo trabalha muito mais para se aquecer, fator que impulsiona o aumento da taxa metabólica e, consequentemente, contribui na queima de gorduras durante a corrida ou qualquer outra atividade ao ar livre.

Estimula os reflexos 

O contato com a chuva pode ajudar a melhorar a nossa sensação de reflexo, sabia? Isso porque ao correr em ambientes molhados, será preciso enfrentar diferentes obstáculos, como lugares com poças e até mesmo mais escorregadios. 

Desse modo, é possível melhorar a percepção de tudo à sua volta e se adaptar aos obstáculos, melhorando a visão em relação aos reflexos.

Fortalece a respiração

É possível melhorar a sua respiração por meio de uma corrida na chuva, pois este fenômeno meteorológico ajuda a revitalizar o ar, impactando positivamente na sensação de bem-estar e disposição. Portanto, ao correr em contato com essas gotas de água, é possível melhorar ainda mais a saúde pulmonar.

Além disso, o contato com a chuva pode trazer outros benefícios à saúde, como diminuir a sensação de estresse, turbinar a memória, melhorar os aspectos emocionais, aumentar a concentração, entre outros. 

5 dicas para se exercitar com segurança na chuva

Mesmo a chuva não sendo ruim para a saúde, é importante tomar alguns cuidados na hora de correr ou de praticar uma atividade física, né? Pensando nisso, separamos um checklist para você:

  1. Jamais se exercite na chuva se você estiver se recuperando de algum resfriado;
  2. Evite correr na chuva mediante a tempestades ou relâmpagos;
  3. Corra sempre no sentido dela, jamais contra;
  4. Invista em acessórios específicos para corredores, como tênis, boné e roupas com tecidos que absorvam a umidade; 
  5. Proteja seus aparelhos eletrônicos, como celular e fones de ouvido, com acessórios resistentes à água.

Portanto, correr na chuva não faz mal à saúde, é mito! Por outro lado, é importante manter uma alimentação saudável para garantir o fortalecimento do sistema imunológico e, por último, lembre-se de pedir a orientação de um profissional de educação física antes de correr na chuva, combinado? Bom treino!