O mercado fitness está crescendo muito a cada dia que passa, né? Destacar-se entre a concorrência tem se tornado um desafio para muitos donos de academias na hora de fidelizar os alunos, afinal, são planos atrativos, equipamentos diversos e aulas para todo o tipo de público, sendo necessário se adaptar e melhorar para não ficar de fora.

acompanhando a aluna no treino
Quer melhorar a fidelização de alunos da sua academia? Saiba mais!

Sendo assim, se o seu objetivo é alcançar novos alunos e, acima de tudo, fidelizar aqueles que já fazem parte da sua unidade, nós responderemos os seguintes tópicos neste texto:

Gostou e quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura com a gente para não perder nada!

Por que é importante fidelizar os alunos?

fidelizar alunos
Ao fidelizar alunos, você melhora a retenção de alunos e o lucro da academia

Nós temos uma pergunta para fazer: de 0 a 10, quão importante é a fidelização dos alunos na sua academia? 

Independente de qual seja o segmento do negócio, a fidelização de clientes é uma estratégia que não pode ficar de fora dos planos de qualquer empresário, principalmente dos donos de academia. 

No que diz respeito às academias, por exemplo, é possível encontrar uma unidade fitness em praticamente todos os lugares. Ao se diferenciar da concorrência, os alunos continuarão frequentando o espaço e, consequentemente, maiores serão as chances dele indicar e divulgar para amigos e familiares. E o melhor de tudo: de forma orgânica, ou seja, sem custo algum.

Por outro lado, quando a fidelização não acontece, os alunos tendem a procurar por outra academia que atenda às suas necessidades e expectativas, podendo ser desde por causa de valores dos planos até modalidades ou equipamentos oferecidos.

Por isso, é muito importante construir uma ótima relação com os clientes desde o primeiro contato, pois é isso que fará com que a sua marca se mantenha forte perante ao mercado fitness

Quais são os tipos de fidelização?

treino em grupo
Conheça os diferentes tipos de fidelização para aplicar na sua academia

Existem diferentes maneiras de fidelizar os alunos na sua academia. Ao entender quais são os tipos, é possível alavancar o seu negócio a curto, médio e longo prazo num mercado que vem crescendo muito. 

A seguir, explicaremos melhor sobre os seguintes tipos de fidelização: preço, planos de fidelidade e experiência. Vamos lá?

Preço 

Quando falamos em preço, o que vem à mente? Geralmente, alguns donos de academias pensam em descontos ou valores mais baixos em comparação à concorrência, sendo que, na verdade, a fidelização baseada em preço precisa ser competitiva – ou seja, não precisa ser mais em conta. 

O primeiro passo é entender qual é o público da sua academia. Em seguida, analisar as academias próximas que oferecem serviços parecidos e, a partir disso, oferecer planos mais atrativos.

Às vezes, o segredo não está no valor, mas nos tipos de planos oferecidos, sejam eles bimestrais, semestrais ou anual, sendo possível colocar condições de preços especiais.

Plano de fidelização

A sua academia possui alguma estratégia de planos de fidelidade? Além de tornar os alunos mais próximos, é uma maneira de atrair e reter mais clientes para a sua unidade. 

Por exemplo, XX dias de treino equivalem a tantos pontos. Na soma, eles podem ser trocados por produtos ou serviços gratuitos, como aulas de outras modalidades que não estão disponíveis no plano atual, garrafas personalizadas ou qualquer outro brinde. 

Experiência 

Não podemos deixar de fora a experiência do cliente, né? Afinal, uma das maneiras de fidelizar alunos é tornando a experiência de cada um memorável. 

Isso só é possível por meio de um atendimento de qualidade, seja do time de recepção ou dos profissionais de educação física, das aulas oferecidas e de toda a experiência que os alunos terão ao se matricular na sua academia. 

5 estratégias para fidelizar alunos na academia

treino com o personal
Como está abordagem da sua equipe em relação aos alunos? Saiba mais!

Os tipos de fidelização podem ser usados no dia a dia para reter e atrair novos alunos. No entanto, é possível adotar algumas outras estratégias. Pensando nisso, nós selecionamos algumas dicas que podem ser utilizadas para fidelizar cada vez mais.

1 – Melhore a abordagem dos alunos 

Seja na recepção ou durante as explicações dos exercícios, é muito importante que todos os funcionários estejam alinhados à comunicação da academia. Além disso, é importante planejar uma abordagem personalizada, uma vez que diferentes perfis de geração estarão frequentando a sua unidade. 

Durante a abordagem, lembre-se da importância de demonstrar clareza e objetividade na hora de explicar, com profissionalismo, experiência e conhecimento de fala. E o mais importante: lembre-se de incentivar e acompanhar a evolução dos alunos. 

2 – Ouça o que cada aluno tem a dizer

O feedback é importante em qualquer negócio, principalmente na academia, uma vez que é um setor que está atrelado ao cuidado com a saúde e bem-estar dos alunos. 

Por isso, procure conversar, mesmo que ocasionalmente, com cada aluno para entender o que estão achando das aulas e o que pode ser melhorado, seja no atendimento, na infraestrutura do local ou na compra de novos equipamentos. 

Reclamações? Ninguém gosta, mas elas são bem-vindas! Afinal, é a partir delas que você conseguirá entender quais são as falhas do seu negócio para melhorar. 

3 – Promova eventos interno 

Muitas datas comemorativas são celebradas ao longo do ano, né? Use delas para promover eventos internos para chamar a atenção dos alunos e, consequentemente, garantir a participação deles. Afinal, quem não gosta de uma festa, né?

As festas são excelentes oportunidades para fidelizar os alunos. Sem contar que é uma maneira de proporcionar a troca entre alunos de outros horários, melhorando o convívio entre todos.  

Se preferir, contrate ou convide alguns profissionais da área para trazer dicas e orientar todos os alunos sobre cuidados com a saúde física, por exemplo. O mais importante é promover uma ótima experiência.  

4 – Ofereça aulas coletivas

Outra maneira de trabalhar a atração e retenção de clientes é oferecendo aulas coletivas na academia, a sua oferece? 

No que diz respeito à socialização, as aulas coletivas aproximam os alunos, permitindo que possam desenvolver amizade de treino, outro fator de grande importância quando o assunto é retenção de alunos, uma vez que isso inibe a vontade de trocar de academia.

Além disso, é uma ótima aposta para aquelas pessoas que faltam com bastante frequência por não gostarem de musculação, promovendo mais motivação e diversão. 

5 – Use o marketing sensorial a favor da academia

Qual estratégia de marketing você tem aplicado na sua academia para fidelizar alunos? O marketing sensorial é uma ótima aposta para as unidades fitness, uma vez que isso está relacionado a experiência que cada pessoa terá ao frequentar o seu espaço.  

O marketing sensorial envolve alguns sentidos, como o tato, a visão, a audição e, em alguns casos, até mesmo o olfato. Por exemplo, quem não quer treinar num ambiente em que a música é animada, divertida e agradável? Além de motivar, torna o treino mais leve e descontraído. 

Em relação aos equipamentos, ao incluir aparelhos confortáveis e de qualidade, é uma maneira de fazer com que os alunos se sintam em casa, tornando o treino mais prazeroso. O mesmo vale para o cheiro, né? Ao usar fragrâncias refrescantes, é possível diminuir o cheiro de suor.

Portanto, a fidelização dos alunos está relacionada à experiência de cada um. Ao se atentar a cada um desses pontos, a sua academia conquistará mais clientes, tornando-se referência no mercado fitness.